Lídice destaca atuação suprapartidária da bancada baiana e faz avaliação de Hugo Motta na Câmara
Para parlamentar, representantes baianos têm atuado de maneira conjunta em questões fundamentais para desenvolvimento do Estado e Nordeste

A presidente do PSB-BA, deputada federal Lídice da Mata, elogiou, nesta segunda-feira (31), a força e a união da bancada baiana no Congresso Nacional em entrevista ao programa De Olho na Bahia – comandado pelos jornalistas Osvaldo Lyra, editor-chefe do Portal M!, e Matheus Morais –, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM). Coordenadora do grupo, a parlamentar ressaltou que, apesar das diferenças partidárias, os representantes do Estado têm se mantido alinhados em prol dos interesses da Bahia. Além disso, ela avaliou a atuação do novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e as primeiras mudanças sob sua gestão.
União da bancada baiana
Durante a entrevista, a dirigente partidária fez questão de enfatizar que a bancada baiana se destaca por sua coesão, independentemente das colorações partidárias. Segundo Lídice, eles têm atuado de maneira conjunta em questões fundamentais para o desenvolvimento da região.
“A bancada é muito unida. Apesar de termos diferentes colorações partidárias, nos unimos em defesa da Bahia, dos interesses do nosso Estado. Votamos juntos para garantir o benefício fiscal para a instalação da BYD na Bahia, por exemplo. Sempre que os interesses do Nordeste e da Bahia estão em jogo, estamos alinhados. Essa é uma das bancadas mais qualificadas do Congresso”, afirmou.
Lídice ainda ressaltou a presença de parlamentares baianos em cargos de relevância na Câmara dos Deputados. “Temos quatro deputados que são presidentes de comissões importantes. Paulo Azi preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a maior da Casa. Daniel Almeida é presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Léo Prates comanda a Comissão do Trabalho, e Bacelar está à frente da Comissão de Fiscalização e Controle. Isso mostra a relevância da Bahia dentro do Congresso”, pontuou.
Mudanças na Câmara na gestão de Hugo Motta
Outro tema abordado na entrevista foi a mudança de gestão na Câmara dos Deputados, com a saída de Arthur Lira e a chegada de Hugo Motta. Lídice da Mata avaliou que ainda é cedo para uma análise definitiva, mas destacou algumas alterações no funcionamento da Casa.
“Ainda estamos no início da nova gestão, mas já percebemos algumas mudanças na organização dos trabalhos. Ele fez compromissos que já foram implantados, como a volta do grande expediente, que antes era de 20 minutos e passou a ser de 15, ajustado aos novos tempos e às tecnologias. Também houve a definição de um horário mais fixo para o início da ordem do dia, que agora é às 16h. Antes, esse horário era muito incerto”, explicou.
Para a parlamentar, as mudanças buscam melhorar a eficiência do Legislativo e valorizar o plenário da Câmara. Por outro lado, segundo ela, há desafios na nova gestão e é preciso observar como Hugo Motta vai lidar com questões polêmicas e articulações entre os partidos.
“Voltar a ter o grande expediente é uma forma de dar mais espaço para os debates no plenário, que é um dos principais espaços democráticos do Congresso. Além disso, a previsibilidade na ordem do dia permite que os deputados possam se organizar melhor”, afirmou.
Prioridades para Bahia
Como coordenadora da bancada baiana, Lídice da Mata falou a importância da atuação conjunta dos deputados federais para garantir avanços em diversas áreas. Entre as principais pautas defendidas, estão a geração de empregos, os investimentos em infraestrutura e o fortalecimento da economia local.
“Nosso trabalho é intermediar as necessidades da Bahia com o governo federal, buscando recursos e investimentos que possam melhorar a vida da população. O apoio à BYD é um exemplo disso. Queremos continuar trabalhando para atrair mais investimentos para o Estado e fortalecer a economia regional”, frisou.
A parlamentar também reforçou a necessidade de garantir o pagamento de emendas parlamentares para projetos que beneficiam a população baiana. “A luta pelo pagamento de emendas é constante. Trabalhamos para que os recursos destinados a áreas como saúde, educação e infraestrutura cheguem de fato ao Estado e sejam aplicados da melhor maneira possível”, destacou.
Lídice da Mata finalizou a entrevista reafirmando seu compromisso com a Bahia. Ela destacou a importância de um trabalho coletivo entre os parlamentares baianos para continuar avançando em pautas essenciais para o Estado.
“Nosso foco é continuar trabalhando unidos para garantir que a Bahia receba os investimentos necessários e que possamos avançar em diversas frentes. O apoio à geração de empregos, ao desenvolvimento da indústria e à melhoria da qualidade de vida da nossa população é o que nos move”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Supremo cobra parecer da PGR sobre prisão de Jair Bolsonaro após ato no Rio
Últimas Notícias

Anvisa proíbe lâmpadas de bronzeamento artificial e reforça riscos graves à saúde
Medida visa impedir fabricação e manutenção das câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos

Partiu Estágio: Bahia abre 5,5 mil vagas com bolsa de R$ 607; veja como se inscrever
Programa destina 1.627 vagas para Salvador e 3.877 para municípios do interior e da Região Metropolitana

Jerônimo envia projeto à AL-BA que prevê pagamento por serviços ambientais e recebe ‘Selo Amigo Catador’
Proposta estabelece diretrizes para valorização de iniciativas ligadas à sustentabilidade e à proteção ambiental no Estado

Governo anuncia antecipação do 13º do INSS; confira calendário e valores
Antecipação do pagamento foi solicitada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi

Felipe Neto diz ser candidato à Presidência da República: ‘esse não é um gesto de vaidade’
Influenciador declarou que pretende disputar cargo por possuir um 'enorme anseio de ser um guardião da verdade'

Prefeitura de Salvador entrega praça requalificada em Cajazeiras V com novos quiosques e área de lazer
Reforma inclui quiosques, academias, áreas infantis e iluminação em LED, trazendo mais segurança e lazer à comunidade

Sidônio diz que ministros também são responsáveis por queda de popularidade do governo Lula
Ministro destacou que nova campanha publicitária busca melhorar percepção do governo e que função é garantir que população tenha acesso às informações

Supremo cobra parecer da PGR sobre prisão de Jair Bolsonaro após ato no Rio
Despacho foi enviado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet

Andrezza Santos, Marisa Monte, Aila Menezes, Gerônimo, Alexandre Leão, Osba e mais; confira agenda do Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

BBB 25: Deborah Secco surpreende brothers, comanda dinâmicas e Renata vira alvo no ‘Queridômetro’
Participação da atriz ocorreu em celebração aos 60 anos da TV Globo