Lucas Souza, ex de Jojo Todynho, visita Salvador e recebe alerta sobre gestos de facções
Durante sua estadia, Lucas recebeu um alerta de um seguidor em suas redes sociais para evitar gestos com as mãos, devido a associações com facções criminosas

O influenciador Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho, visitou pontos turísticos de Salvador, como o Pelourinho e o Porto da Barra. Durante sua estadia, Lucas recebeu um alerta de um seguidor em suas redes sociais para evitar certos gestos com as mãos, devido a possíveis associações com facções criminosas na Bahia.
“Eu abri uma caixinha e mandaram isso. Eu tirando foto fazendo assim ✌️. Gente, que besteira isso, cara. Isso aqui é paz e amor. Meu Deus do céu, não pode fazer nem sinal mais”, afirmou o influenciador.
Lucas também compartilhou seu encantamento com a cultura local: “É um estado muito cheio de cultura, uma cultura própria deles, então é enriquecedor. Acho isso muito legal”.
A rapper Duquesa retira videoclipe após polêmica com gestos
A rapper baiana Duquesa enfrentou uma situação semelhante após lançar o videoclipe de “Fuso”. Um gesto representando o número 3 foi interpretado como símbolo de uma facção criminosa local, o Bonde do Maluco (BDM). Após alertas de fãs, ela decidiu retirar o vídeo do ar.
“Meu trabalho não pode ser resumido a uma falha”, afirmou Duquesa, reforçando que nunca teve envolvimento ou fez apologia ao crime.
A artista ainda deixou um alerta aos seus fãs: “Não repostaremos vídeos que contenham sinais indevidos com as mãos”.
Impacto dos gestos na segurança pública da Bahia
Na Bahia, gestos feitos com as mãos, especialmente em fotos ou vídeos, têm sido frequentemente associados a facções criminosas, gerando mal-entendidos e até tragédias. Em Camaçari, os irmãos Gustavo Natividade e Daniel Natividade dos Santos, percussionistas do bloco afro Malê Debalê, foram mortos após uma foto com gestos ser mal interpretada.
Outro caso ocorreu com Maria Heloísa Santana de Jesus, morta após aparecer em um vídeo com alguém fazendo um gesto associado a uma facção rival.
Governo intensifica ações contra facções criminosas
Diante do aumento desses incidentes, o Governo da Bahia intensificou operações para desarticular facções criminosas. Prisões de líderes e apreensões de armamentos têm contribuído para a redução da violência no estado. A Secretaria de Segurança Pública reforça que a conscientização da população, especialmente dos jovens, é essencial para evitar a reprodução inadvertida desses gestos.
Educação e conscientização como ferramentas de prevenção
Famílias, escolas e organizações têm papel fundamental na orientação dos jovens sobre os perigos desses gestos. Além disso, influenciadores e artistas precisam estar cientes do impacto cultural de suas publicações em redes sociais.
Redes sociais e a propagação de símbolos culturais
Plataformas como TikTok e Instagram têm grande alcance, mas nem sempre consideram as nuances culturais regionais. Criadores de conteúdo devem ser cautelosos com símbolos e gestos exibidos, evitando interpretações equivocadas.
Mais Lidas
Coluna Ohh!
Últimas Notícias

Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ

Fraude bilionária no INSS: governo age para recuperar R$ 6,3 bilhões desviados de aposentados
Operação Sem Desconto revela esquema nacional, provoca demissão do presidente do INSS e suspensão de convênios com entidades
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica
Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador

EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité
Lançamento acontece nesta sexta-feira (25) em todas plataformas digitais