Júnior Nascimento é eleito novo líder do União Brasil na AL-BA

Deputado destaca compromisso com a oposição e defesa de pautas para a Bahia


Vixe d-flex me-2
Redação 05/02/2025 15:47 Política
Júnior Nascimento é eleito novo líder do União Brasil na AL-BA - Divulgação

O deputado estadual Júnior Nascimento foi escolhido por unanimidade nesta quarta-feira (5) para liderar a bancada do União Brasil na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em seu primeiro mandato, ele assume a posição no lugar do deputado Robinho, com o objetivo de fortalecer a atuação da oposição e defender os interesses da população baiana.

“Agradeço primeiramente aos pares, a todos os deputados que compõem o União Brasil, que é o maior partido aqui na Assembleia Legislativa. Já no meu primeiro mandato, ter a oportunidade de assumir mais esse desafio me traz grande responsabilidade. Comprometo-me com a bancada e com os baianos a sempre defender as pautas de interesse do povo da Bahia, apontando erros quando entendermos que há falhas por parte do governo, mas também indicando soluções. Pretendo fazer uma liderança de diálogo, buscando sempre o melhor para a Bahia”, declarou Nascimento.

O parlamentar destacou ainda o alinhamento com as diretrizes partidárias e o apoio dos principais líderes do União Brasil na Bahia, como ACM Neto, vice-presidente nacional do partido, o prefeito de Salvador Bruno Reis e o deputado federal Elmar Nascimento.

“Agradeço também a confiança das lideranças maiores do partido: ACM Neto, Bruno Reis, deputado federal Elmar Nascimento, entre outros nomes importantes que representam o União Brasil, hoje o segundo maior partido do Brasil. Saio daqui com o compromisso e ao mesmo tempo feliz por encarar mais esse desafio”, afirmou o novo líder.

Na mesma reunião, a bancada do União Brasil indicou o deputado Alan Sanches para a vice-liderança da oposição. Sanches liderou o bloco entre 2023 e 2024.

Definição da liderança do governo segue indefinida

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), evitou confirmar, também nesta quarta-feira (5), a permanência do deputado Rosemberg Pinto (PT) como líder do governo na AL-BA. A declaração ocorreu antes da mensagem anual do Executivo estadual aos deputados.

“Eu falei a vocês que estava aguardando a complementação da mesa-diretora e assim aconteceu. Acompanhei o processo, mas não sabia como estava sendo articulado, pois não cabe ao governador interferir nisso. No entanto, queria entender como foi a composição e se a proporcionalidade da mesa estava respeitada. (…) Vamos sentar, no máximo até o fim de semana, para definir a liderança do governo”, disse Jerônimo.

A indefinição sobre a continuidade de Rosemberg Pinto gera especulações. Aliados avaliam que uma possível troca poderia fortalecer a relação entre Executivo e Legislativo, enquanto outros defendem a manutenção de Pinto, destacando sua experiência na articulação política.

Liderança da oposição e visão geral

No campo da oposição, Tiago Correia (PSDB) foi oficializado na liderança da bancada, substituindo Alan Sanches, que deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. A nova mesa-diretora, definida na segunda-feira (3), conta com Adolfo Menezes (PSD) reeleito como presidente, Ivana Bastos (PSD) como primeira vice-presidente, Marquinho Viana (PV) na segunda vice-presidência e Hassan (PP) na terceira.

A eleição da mesa-diretora consolidou a hegemonia do grupo governista na AL-BA, reforçando a influência do PSD, que manteve o comando da Casa após perder a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). O recuo do PT em compor a mesa foi visto como um fator para a estabilidade da base aliada.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Bahia lidera turismo internacional em 2025 e supera médias do Nordeste e Brasil -
Cidades 13/03/2025 às 21:40

Bahia lidera turismo internacional em 2025 e supera médias do Nordeste e Brasil

Mês de fevereiro foi especialmente positivo, com os aeroportos baianos registrando um aumento de 64% no número de viajantes internacionais


Senado aprova visita a presos do 8 de Janeiro e investiga condições carcerárias -
Política 13/03/2025 às 21:20

Senado aprova visita a presos do 8 de Janeiro e investiga condições carcerárias

Visitas técnicas devem investigar possíveis violações de direitos humanos contra detidos por participação nos ataques aos Três Poderes em 2023


Lua de Sangue: entenda o fenômeno que acontece nesta madrugada e como acompanhar -
Cidades 13/03/2025 às 21:00

Lua de Sangue: entenda o fenômeno que acontece nesta madrugada e como acompanhar

Observação pode ser feita a olho nu, mas binóculos e telescópios podem oferecer uma visão ampliada


Bolsonaro ironiza possível candidatura de Gusttavo Lima à Presidência em 2026: ‘Não conheço’ -
Política 13/03/2025 às 20:40

Bolsonaro ironiza possível candidatura de Gusttavo Lima à Presidência em 2026: ‘Não conheço’

Artista tem se posicionado como uma opção política para as próximas eleições, embora o ex-presidente tenha mostrado ceticismo em relação à sua preparação para o cargo


Líder do PL na Câmara diz que anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro pode ser votada ainda em março -
Política 13/03/2025 às 20:19

Líder do PL na Câmara diz que anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro pode ser votada ainda em março

PL acredita ter os votos necessários para garantir a aprovação do projeto


Após decisão do STF, sete deputados podem perder mandato; entenda e saiba quem são -
Política 13/03/2025 às 19:58

Após decisão do STF, sete deputados podem perder mandato; entenda e saiba quem são

Voto decisivo do ministro Cristiano Zanin, que se manifestou a favor da retroatividade, foi determinante para maioria da Corte


Moraes libera denúncia contra Bolsonaro para julgamento na Primeira Turma do STF -
Política 13/03/2025 às 19:28

Moraes libera denúncia contra Bolsonaro para julgamento na Primeira Turma do STF

Se denúncia for aceita, Bolsonaro e aliados deixam de ser apenas investigados e passam a responder como réus em ação penal no Supremo


Negociações na Câmara dos Deputados travam e definição das comissões é adiada -
Política 13/03/2025 às 18:54

Negociações na Câmara dos Deputados travam e definição das comissões é adiada

Impasse envolve a Comissão de Relações Exteriores, que o PL quer entregar ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além da CCJ e da CMO


Congresso muda regras para emendas parlamentares e amplia transparência na destinação -
Política 13/03/2025 às 18:28

Congresso muda regras para emendas parlamentares e amplia transparência na destinação

Medida busca adequar o funcionamento da comissão ao plano de trabalho acordado entre os Poderes


BBB 25: confira tudo que Renata já ouviu na ‘Vitrine do Seu Fifi’ -
BBB 25 13/03/2025 às 17:52

BBB 25: confira tudo que Renata já ouviu na ‘Vitrine do Seu Fifi’

Dinâmica inédita do reality permite interação direta entre Renata e o público fora da casa