Governador antecipa salários de dezembro e decreta ponto facultativo no fim de ano
Pagamento de servidores e 13º salário deve movimentar R$ 4,2 bilhões na economia da Bahia; serviços essenciais serão mantidos

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, na manhã desta quarta-feira (18), a antecipação dos salários de dezembro para servidores estaduais, aposentados e pensionistas. O pagamento será realizado integralmente na próxima segunda-feira (23), com o objetivo de beneficiar os trabalhadores antes das festividades de fim de ano e impulsionar a economia local.
Em paralelo, o governador também decretou ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), contemplando o funcionalismo público, mas ressalvando a continuidade dos serviços essenciais.
Injeção de recursos na economia baiana
De acordo com Jerônimo Rodrigues, a antecipação dos salários de dezembro e o pagamento do 13º salário, programado para esta sexta-feira (20), vão injetar cerca de R$ 4,2 bilhões na economia baiana.
- Pagamento escalonado: Servidores que recebem pelo Banco do Brasil terão os valores disponíveis para saque no sábado (21). Aqueles que optaram por portabilidade para outros bancos terão o pagamento na segunda-feira (23);
- 13º salário: A segunda parcela do benefício será depositada nesta sexta-feira (20).
“E vim aqui trazer mais uma sessão de boas notícias! Hoje (18), publico no Diário Oficial o decreto de ponto facultativo para os servidores públicos no Natal e Ano Novo, para que todos possam aproveitar merecidamente os momentos de celebração. E tem mais! Na sexta-feira (20), será realizado o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Já no sábado (21), faremos a antecipação do salário para quem é correntista do Banco do Brasil. Para os demais bancos, o pagamento será feito após dois dias”, disse Jerônimo em vídeo divulgado na sua conta oficial do Instagram.
Ponto facultativo e serviços essenciais
O decreto de ponto facultativo publicado no DOE define os dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro como datas livres para o funcionalismo público estadual. No entanto, as horas não trabalhadas deverão ser compensadas dentro da jornada semanal.
Serviços essenciais, como saúde e segurança pública, seguirão funcionando normalmente nesses dias, garantindo o atendimento à população.
Aumento da movimentação nos terminais de transporte
Com as festas de fim de ano, a expectativa é de aumento significativo no fluxo de passageiros nos principais terminais de transporte do Estado.
Rodoviária de Salvador
- Mais de 353 mil pessoas devem passar pela rodoviária entre o Natal e o Réveillon, representando um crescimento de 16,38% em relação ao mesmo período de 2023;
- Um esquema especial foi iniciado para atender à alta demanda, com 480 horários extras de ônibus. A previsão é de 192.900 embarques e 160.107 desembarques.
Sistema ferry-boat
- O ferry-boat também terá operação especial a partir de quinta-feira (19) até o dia 6 de janeiro.
- As saídas ocorrerão de hora em hora, com reforço nos dias 30 e 31 de dezembro, conforme a demanda.
- Sete embarcações estarão em operação, incluindo Anna Nery, Ivete Sangalo e Zumbi dos Palmares, com estimativa de aumento de 5% no fluxo em comparação ao ano passado.
Impacto social e econômico
As medidas anunciadas pelo governador buscam não apenas garantir o bem-estar dos servidores estaduais, mas também estimular o comércio e o turismo em um dos períodos mais movimentados do ano. A antecipação do salário, aliada ao pagamento do 13º, deve contribuir para o aquecimento do consumo, fortalecendo a economia da Bahia em meio às festividades.
Enquanto isso, uma melhor logística nos terminais de transporte foi implantada para atender à demanda crescente de passageiros, mantendo a fluidez e a segurança durante o Natal e o Réveillon. Neste período, no entanto, é comum as filas quilométricas nos terminais de ferry-boat de São Joaquim e Bom Despacho, então os passageiros devem sair mais cedo, levar comida e água, e ter muita paciência para conseguir fazer a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica.
Raiane Veríssimo
Raiane Veríssimo, jornalista mineira, com 22 anos de experiência. Especialista em comunicação e mídias sociais, com atuação em jornal, site, rádio, TV e campanhas políticas estaduais e nacionais.
Mais Lidas
Política
Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna no PT
Últimas Notícias

Reconhecimento facial da SSP localiza 700° foragido em 2025 na Bahia

Teto de escola desaba em Itaparica e deixa 17 feridos, entre eles 13 crianças

Kleber Rosa cobra Jerônimo por uso de câmeras em PMs e critica política de segurança na Bahia: ‘Tragédia anunciada’
Para Rosa, morte de Ana Luíza evidencia urgência de uma reformulação no modelo de enfrentamento da violência

Roberto Carlos recebe título de cidadão soteropolitano na Câmara e diz que vai ampliar atuação em Salvador
Deputado estadual recebeu honraria das mãos do filho, vereador Randerson Leal (Podemos)

Jantar do Bem celebra 60 anos do Martagão Gesteira com Banda Mel, chefs premiados e arte de Vik Muniz
Evento beneficente acontece em 22 de maio, com show acústico da Banda Mel e renda revertida para o Hospital Martagão Gesteira

Gleisi chama de ‘absurdo’ apoio de aliados do governo à anistia dos presos pelo 8 de Janeiro
Ministra reforçou que não se trata de retaliação por parte do governo, mas de uma tentativa de esclarecer gravidade política e institucional da proposta

BBB 25: paredão desta terça entre Guilherme, Joselma e Renata decide quem entra no top 5
17ª paredão foi formado no último domingo (13), após a eliminação do baiano Vinícius

Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna no PT
Petista recebeu 41 votos dos 52 deputados estaduais presentes. Também foram registrados dois votos nulos e nove votos em branco

Jaques Wagner descarta acordo e diz ser contra anistia do 8 de Janeiro ‘em qualquer hipótese’
Proposta teve requerimento de urgência protocolado na Câmara dos Deputados

Pedro Tavares elogia ações rápidas de Valderico e Débora em Ilhéus e Lauro: ‘exemplo de nova política’
Deputado do União Brasil destaca mudança de postura, obras em andamento e ações para reorganizar cidades baianas

Se houver, ao vencedor, as batatas. Claro, as que sobrarem
Neste artigo, Gerson Brasil analisa os impactos da guerra tarifária global no consumo, nas desigualdades sociais e na resistência ao modelo assistencialista

Prefeitura anuncia hospital 100% público com mais de 100 leitos em Feira de Santana
Unidade terá leitos de UTI, cirurgia eletiva e ambulatório