Sandro Régis rebate Euclides Fernandes e diz que deputado ‘virou as coisas’ para a população de Jequié
Deputado do União Brasil questiona postura de Euclides Fernandes em relação à segurança pública em Jequié e critica falta de ação do governo estadual
A cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, enfrenta uma grave crise de segurança pública, com registros recentes de crimes violentos que preocupam a população e autoridades. No último final de semana, foram contabilizados oito assassinatos, reflexo da disputa entre facções criminosas. A situação coloca Jequié em destaque negativo no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, que classificou o município como a terceira cidade mais violenta do Brasil.
O cenário de violência também afeta outras cidades baianas, já que cinco municípios do estado aparecem entre os dez mais violentos do país. O índice inclui mortes intencionais, como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Essa realidade tem gerado debates intensos entre parlamentares baianos.
Divergência entre parlamentares
O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) criticou a postura do também deputado estadual Euclides Fernandes (PT), que minimizou a gravidade da situação de segurança em Jequié e defendeu as ações do governo estadual.
“Muito me admira o deputado Euclides Fernandes, que é filho de Jequié, uma cidade que lhe deu o mandato de deputado, ter virado as costas para a população para defender o governador a todo custo”, disse o deputado.
Régis afirmou que Fernandes estaria mais preocupado em proteger a imagem do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), do que em cobrar medidas eficazes para a proteção da população.
“O deputado Euclides Fernandes está mais empenhado em defender o governador e o PT do caos que a Bahia e Jequié vivem na segurança pública do que em cobrar que o Governo do Estado atue com mais eficácia para garantir tranquilidade às famílias. a população de Jequié”, afirmou Régis.
Em contrapartida, Euclides Fernandes destacou que as críticas de Régis são direcionadas às polícias estaduais e não levam em conta os esforços das forças de segurança. Régis, por sua vez, negou ataques à Polícia Militar ou outras instituições, ressaltando seu respeito à categoria e afirmando que a crítica é direcionada exclusivamente às políticas de governo.
“Em nenhum momento eu critiquei a polícia. O meu respeito à instituição é muito grande, inclusive, recebi esse ano o prêmio de amigo da Polícia Militar. Nós estamos falando de política de governo, que tem um líder que é o governador, mas que até aqui tem falhado em oferecer segurança aos baianos”, completou Régis.
Segurança pública na Bahia
A violência em Jequié destaca um problema generalizado que afeta diversos municípios da Bahia. Dados recentes mostram a inclusão de cidades baianas entre as mais violentas do país, o que reforça a necessidade de políticas públicas mais eficientes e integradas para melhorar a segurança da população.
O governo estadual e as forças de segurança têm implementado ações para combater a criminalidade, mas a situação continua sendo um desafio. O cenário em Jequié tem despertado debates entre parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil, com foco em estratégias para reduzir os índices de violência e melhorar a qualidade de vida nos municípios afetados.
A crise vivida pela cidade coloca a segurança pública no centro do debate político na Bahia, evidenciando a urgência de medidas que possam oferecer respostas rápidas e concretas ao problema.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Rui Costa diz que Lula pode fazer reforma ministerial ainda em janeiro
PT-BA realiza seminário com novos prefeitos e vices na segunda
Últimas Notícias
Credenciais para áreas restritas do Carnaval 2025 já podem ser solicitadas
Bahia amplia oferta de barita com nova parceria entre CBPM e mineradora
Vereador Rodrigo Amaral se reúne com a Embasa por solução para crise hídrica nas ilhas de Salvador
Conforme o edil, o abastecimento de água nas ilhas está interrompido há mais de 20 dias, causando prejuízos à saúde, ao comércio e ao turismo local
Justiça arquiva inquérito contra Gusttavo Lima e revoga medidas cautelares
Decisão ocorreu nesta quinta-feira (9) após três representações do MP solicitando o encerramento da investigação, com base na falta de provas
Rui Costa diz que Lula pode fazer reforma ministerial ainda em janeiro
Saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom) foi explicada como parte de um 'novo momento da gestão'
José Ronaldo apresenta medidas de economia com foco em investimentos em obras e serviços para Feira de Santana
Principal iniciativa anunciada envolve a desativação de sistemas de tecnologia da informação (TI) redundantes
Polícia Penal apreende celulares e armas em operação no Conjunto Penal de Jequié
Ação visa combater a conexão de internos com atividades criminosas na região
Lula convoca reunião e reforça defesa da soberania nacional após anúncio da Meta
Mudanças anunciadas pelo bilionário Mark Zuckerberg, têm gerado preocupações no Brasil sobre a preservação da soberania nacional no ambiente digital
Câmara Municipal de Salvador passa por reestruturação nas lideranças partidárias
Reorganização envolveu a definição de novos vice-líderes e o fortalecimento da participação de diferentes partidos nas comissões e iniciativas legislativas
Alan Sanches aponta desabastecimento de vacinas para crianças no interior da Bahia: “Inaceitável”
Situação foi apontada em um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios
Luiz Caetano relata situação precária em Camaçari e destaca ações emergenciais na saúde, educação e infraestrutura
Prefeito descreveu a situação como 'caótica', destacando a falta de materiais básicos
Casa de Jorge Amado, em Ilhéus, é interditada por problemas estruturais
Prefeitura informou que infiltrações, afundamento do solo e infestação de animais comprometem a segurança do local