Rui Costa diz que Lula pode fazer reforma ministerial ainda em janeiro
Saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom) foi explicada como parte de um ‘novo momento da gestão’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em um período de “reflexão” sobre mudanças no governo, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (9), Costa afirmou que “o presidente está avaliando, não decidiu sobre mudanças no governo, está numa fase de reflexão“.
A saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom) foi explicada como parte de um “novo momento da gestão”. “É como se tivesse terminado o primeiro tempo, estamos entrando no segundo tempo, dado inclusive às mudanças rápidas na forma de acessar comunicação pela população”, disse Costa.
O publicitário baiano Sidônio Palmeira assumirá o cargo e tomará posse na próxima terça-feira (14), mas já iniciou os trabalhos e se reuniu com Lula.
Prazo para reforma ministerial
Rui Costa indicou que Lula pode realizar mudanças nos ministérios até o dia 21 deste mês, antes de uma reunião ministerial marcada para essa data. “O presidente está focando em aperfeiçoar a gestão. E, portanto, há um indicativo do presidente que as mudanças que ocorrerem ele quer fazer eventuais mudanças ainda neste mês”, declarou Costa.
Antes das declarações de Costa, a expectativa era que a reforma ministerial fosse adiada para depois das eleições para a presidência da Câmara e do Senado, previstas para fevereiro. O ministro afirmou que Lula orientou sua equipe a não interferir no processo eleitoral das Casas do Legislativo.
Crise de emendas parlamentares
Rui Costa também abordou o tema das emendas parlamentares. Segundo ele, se todos os Poderes cumprirem os acordos relacionados às emendas, a crise será “superada rapidamente”. A declaração reforça a necessidade de diálogo entre o governo e os futuros presidentes da Câmara e do Senado.
Mudanças pontuais
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve realizar uma ampla reforma ministerial, mas sim ajustes pontuais na equipe de governo. “Não acredito que o presidente Lula vá fazer uma reforma ministerial, acho que ele fará mudanças pontuais, como fez na área da comunicação do governo”, declarou Alckmin em entrevista à Rádio Eldorado nesta quinta-feira (9).
Mudança na Secom marca início das alterações
Nesta semana, o ministro Paulo Pimenta (PT) deixou o comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom) para dar lugar ao publicitário baiano Sidônio Palmeira. Segundo Pimenta, Lula busca um perfil diferente para a área de comunicação do governo, o que motivou a substituição.
Lula defende soberania após anúncio da Meta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (9) que convocará uma reunião para avaliar as novas diretrizes de moderação de conteúdo das redes sociais controladas pela Meta, como Facebook, Instagram e WhatsApp. As mudanças, anunciadas pelo bilionário Mark Zuckerberg, têm gerado preocupações no Brasil sobre a preservação da soberania nacional no ambiente digital.
Lula, durante visita ao Palácio do Planalto, destacou que a intenção do governo é garantir a soberania dos países. “O que nós queremos, na verdade, é que cada país tenha sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, não pode dois cidadãos, não pode três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação”, disse o presidente, referindo-se ao impacto da nova política de moderação.
Lula comentou sobre a grave preocupação com as implicações dessas alterações. “Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade de um cara que comete um crime na imprensa escrita”, afirmou. O presidente destacou que atitudes no ambiente digital devem ser tratadas com a mesma seriedade que aquelas no mundo físico.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Luiz Caetano anuncia secretariado para gestão em Camaçari; confira os nomes
Política
Jair Bolsonaro descarta apoiar candidatura presidencial dos filhos em 2026
Manuel Rocha diz que ‘agro é protagonista da economia’ brasileira
Últimas Notícias
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Inscrições para o Fies 2025 começam em 4 de fevereiro
Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro impulsiona vendas do livro ‘Ainda Estou Aqui’
Após o Globo de Ouro, a média diária de vendas do livro cresceu mais de 9 vezes
Fake news sobre taxação do Pix alcançou 87% dos brasileiros, aponta pesquisa Quaest
Vídeo viral e crise nas redes sociais influenciaram decisão do governo sobre revogar norma da Receita Federal
Reforma tributária isenta itens da cesta básica de tributos; veja a lista completa
Medida promove mudanças no preço de alimentos e bebidas, definindo itens com alíquota zero, alíquota reduzida e produtos que serão sobretaxados
Anitta destaca relação com a Bahia, diz que Carnaval em Salvador ‘abriu’ sua mente e se declara: ‘Axé mudou minha vida’
Cantora também comentou sobre a participação no novo álbum do BaianaSystem e afirmou ser 'muito fã' do grupo: 'Mais que música, é uma filosofia'
Maike e Gabriel vencem a Prova do Anjo e garantem imunização no BBB 25
Dupla escolheu Diego e Daniele Hypolito para o Castigo do Monstro e tem o poder imunizar uma dupla neste domingo (19)
Luiz Caetano promete ‘mobilização social’ em seu governo durante Lavagem de Abrantes
Prefeito destaca ações para saúde, educação e infraestrutura, com promessa de governar ouvindo a população
Alinne Rosa reúne ex-cantoras do Cheiro de Amor em show histórico em Salvador
Ensaio do Bloco O Vale, no Largo de Tieta, contou com Carla Visi, Vina Calmon e Raquel Tombesi em apresentação emocionante
Bolsonaro se diz ‘chateado’ e ‘abalado’ por não ir à posse de Trump nos Estados Unidos
Ex-presidente destaca perseguição política e busca apoio de Trump para reverter decisões do TSE
Ensaio ‘Psi Raiz’: Márcio Victor promete reviver melhor do pagode baiano em Salvador
Evento acontece neste sábado, a partir das 19h, no Convento Santa Clara do Desterro, no bairro de Nazaré
Ônibus deixam de circular no Arenoso após morte de três homens em confronto com a PM
Polícia Civil recebeu denúncia de indivíduos armados na região e ação ocasionou a troca de tiros