Justiça arquiva inquérito contra Gusttavo Lima e revoga medidas cautelares
Decisão ocorreu nesta quinta-feira (9) após três representações do MP solicitando o encerramento da investigação, com base na falta de provas
A juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, determinou o arquivamento do inquérito envolvendo o cantor Gusttavo Lima, a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A decisão ocorreu nesta quinta-feira (9) após três representações do MP solicitando o encerramento da investigação, com base na falta de provas.
A magistrada destacou que, como o Ministério Público, titular da ação penal, optou por não apresentar denúncia, não caberia dar prosseguimento ao caso.
“O Ministério Público de Pernambuco, no exercício de suas atribuições legais, requereu o arquivamento, tendo em vista que não há elementos suficientes que justifiquem o oferecimento de denúncia”, escreveu na decisão.
Medidas cautelares revogadas e bens devolvidos
Com o arquivamento, todas as medidas cautelares impostas aos investigados foram revogadas. A juíza também determinou a devolução de bens apreendidos, incluindo os de Gusttavo Lima e de sócios da casa de apostas Vai de Bet. A Polícia Federal será notificada para remover qualquer restrição de deslocamento relacionada ao caso. Apesar das investigações, o cantor nunca teve o passaporte apreendido nem restrições de viagens.
O inquérito fazia parte da Operação Integration, que apurava possíveis irregularidades envolvendo a compra e venda de uma aeronave e a relação de Gusttavo Lima com a empresa HSF Entretenimento e Promoção de Eventos, do empresário Darwin Henrique da Silva Filho. O MPPE concluiu que não havia indícios suficientes para sustentar as acusações de lavagem de dinheiro ou associação criminosa.
“Me sinto aliviado e com o senso de que existe Justiça neste país”, declarou Gusttavo Lima ao portal Metrópoles.
Fragilidades apontadas pelo MPPE
O MPPE afirmou que as movimentações financeiras das empresas envolvidas eram documentadas e registradas, sem demonstração de ocultação ou dissimulação de valores, elementos necessários para caracterizar o crime de lavagem de dinheiro. “A realização desses negócios, todos documentados e com as respectivas movimentações bancárias registradas, a toda evidência, não demonstram a prática de crimes de lavagem de dinheiro pelo investigado Nivaldo Batista Lima (Gusttavo Lima)”, concluiu o órgão.
Há mais de um mês, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPE já havia apontado fragilidades nas acusações feitas pela Polícia Civil de Pernambuco, afirmando que não havia evidências suficientes para dar seguimento às denúncias.
Reviravolta em setembro e decisão final
Em setembro deste ano, a juíza Andréa Calado da Cruz havia expedido mandados de prisão preventiva contra Gusttavo Lima, Deolane Bezerra e outras 16 pessoas, além de autorizar 24 mandados de busca e apreensão. Entretanto, o próprio Ministério Público solicitou a revogação dessas medidas, manifestando-se contra as prisões e o bloqueio de bens.
Com o arquivamento do caso, o cantor Gusttavo Lima e os demais investigados estão oficialmente livres de quaisquer acusações relacionadas à operação.
Cantor revela desejo de ser presidente
No início do mês, o cantor afirmou que tinha o interesse de se candidatar à presidência do país. Em entrevista ao Metrópoles, o artista contou que resolveu colocar o próprio nome à disposição do eleitorado.
“O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, condição que muita gente não tem”, afirmou Gusttavo.
“Conheço muita gente e, embora eu nunca tenha ocupado nenhum posto político, eu sou um empreendedor. Montei muitas empresas e sei como fazer para a roda girar. A gente tem que desburocratizar para o país funcionar melhor. Os pobres estão sem poder de compra, e o setor do agronegócio não aguenta mais pagar impostos e não ter benfeitorias para investir em seus próprios negócios. Eu acho que posso ajudar, talvez mude de ideia até 2026, mas hoje a minha disposição está muito inclinada para me tornar um candidato à Presidência da República em 2026”, disse o artista.
Mais Lidas
Jorge e Mateus anunciam pausa na carreira após turnê de 20 anos
Coluna Ohh!
BBB 25: prêmio final pode chegar a valor recorde de até R$ 6 milhões
Boninho negocia com SBT novos projetos após saída da Globo
Últimas Notícias
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Inscrições para o Fies 2025 começam em 4 de fevereiro
Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro impulsiona vendas do livro ‘Ainda Estou Aqui’
Após o Globo de Ouro, a média diária de vendas do livro cresceu mais de 9 vezes
Fake news sobre taxação do Pix alcançou 87% dos brasileiros, aponta pesquisa Quaest
Vídeo viral e crise nas redes sociais influenciaram decisão do governo sobre revogar norma da Receita Federal
Reforma tributária isenta itens da cesta básica de tributos; veja a lista completa
Medida promove mudanças no preço de alimentos e bebidas, definindo itens com alíquota zero, alíquota reduzida e produtos que serão sobretaxados
Anitta destaca relação com a Bahia, diz que Carnaval em Salvador ‘abriu’ sua mente e se declara: ‘Axé mudou minha vida’
Cantora também comentou sobre a participação no novo álbum do BaianaSystem e afirmou ser 'muito fã' do grupo: 'Mais que música, é uma filosofia'
Maike e Gabriel vencem a Prova do Anjo e garantem imunização no BBB 25
Dupla escolheu Diego e Daniele Hypolito para o Castigo do Monstro e tem o poder imunizar uma dupla neste domingo (19)
Luiz Caetano promete ‘mobilização social’ em seu governo durante Lavagem de Abrantes
Prefeito destaca ações para saúde, educação e infraestrutura, com promessa de governar ouvindo a população
Alinne Rosa reúne ex-cantoras do Cheiro de Amor em show histórico em Salvador
Ensaio do Bloco O Vale, no Largo de Tieta, contou com Carla Visi, Vina Calmon e Raquel Tombesi em apresentação emocionante
Bolsonaro se diz ‘chateado’ e ‘abalado’ por não ir à posse de Trump nos Estados Unidos
Ex-presidente destaca perseguição política e busca apoio de Trump para reverter decisões do TSE
Ensaio ‘Psi Raiz’: Márcio Victor promete reviver melhor do pagode baiano em Salvador
Evento acontece neste sábado, a partir das 19h, no Convento Santa Clara do Desterro, no bairro de Nazaré
Ônibus deixam de circular no Arenoso após morte de três homens em confronto com a PM
Polícia Civil recebeu denúncia de indivíduos armados na região e ação ocasionou a troca de tiros