Bruno Reis destaca prioridades e promete focar nos mais vulneráveis ao assumir segundo mandato como prefeito de Salvador

Além do prefeito, também foram empossados a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) e os 43 vereadores que integram o Legislativo municipal


Bruno Brito
Bruno Brito 01/01/2025 16:57 • Política
Bruno Reis destaca prioridades e promete focar nos mais vulneráveis ao assumir segundo mandato como prefeito de Salvador - Valter Pontes/Secom PMS
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) foi empossado, na tarde desta quarta-feira (1º), para seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Salvador. Durante a solenidade de posse, realizada no plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Bruno destacou os compromissos firmados para o novo mandato, e afirmou que a gestão municipal “continuará apoiando as pessoas onde mais importa”.

Na ocasião, além do prefeito Bruno Reis, também foram empossados a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) e os 43 vereadores que integram o Legislativo municipal.

Compromissos para o novo mandato

Em seu discurso, Bruno Reis reafirmou o compromisso com o desenvolvimento de Salvador e destacou a continuidade de projetos voltados para a população.

“Nós precisamos aumentar os suportes necessários para que cada um possa construir seu próprio futuro, desenvolver seus talentos, ter uma vida digna que permita realizar seus sonhos. A partir dos passos que já demos, podemos enfrentar com mais força os gargalos que dificultam as famílias de prosperarem”, afirmou.

O prefeito também apontou os desafios enfrentados pela capital e destacou a importância da gestão municipal em superar as dificuldades. “Que fique claro mais uma vez: não nos deixaremos levar por adversidades. Seguiremos escolhendo o destino de Salvador e o seu lugar no Brasil e no mundo. Como faremos essa escolha? Reconhecendo o que as pessoas sentem hoje”, disse.

“As famílias mais pobres sentem cada vez mais a dor do custo de vida. Os mais jovens estão preocupados com seu futuro e o futuro do planeta. Os mais velhos, com sua saúde e bem-estar. As empresas se sentem pressionadas pelas incertezas econômicas. E todos nós sofremos pela falta de paz”, declarou.

Prioridades do segundo mandato

Na ocasião, o gestor também Bruno Reis apresentou quais serão as prioridades do seu trabalho para os próximos quatro anos. Segundo ele, o objetivo será atacar carências históricas na qualidade de vida do soteropolitano, como a geração de emprego, a alta complexidade em saúde e a segurança pública.

“Que gargalos são esses, todos sabemos: os problemas do transporte público e da mobilidade; os cuidados com a saúde; a necessidade de mais vagas em creche para as mães poderem trabalhar; um ambiente de negócios mais desburocratizado e veloz, com mais gente capacitada para trabalhar e gerar novos empregos; os desafios das mudanças do clima; e, acima de tudo, para nós baianos, a violência e a insegurança”, citou.

Bruno destaca mobilidade e educação

Na mobilidade, Bruno lembrou que o BRT foi entregue, e enfatizou que o objetivo é fortalecer os diversos modais, como um todo. “Já começamos a reestruturar o sistema, como prometi na campanha. Estamos implantando novas linhas (de ônibus convencionais), vamos seguir renovando a frota, atingir 100% dos ônibus com ar-condicionado e melhorar a integração ônibus-metrô-BRT e o novo BRS”, disse.

“Está em fase de testes uma nova tecnologia, que monitora o sistema de transporte como um todo, em tempo real, analisando o deslocamento das pessoas pelo sinal do celular. Com esse acesso aos dados, antes inimaginável, vamos poder garantir transporte chegando em intervalo menor de tempo, principalmente nos horários de pico e nas regiões de maior fluxo”, completou o prefeito.

Já na educação, Bruno afirmou que Salvador conseguiu combater as sequelas deixadas pela pandemia e avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aumentando as notas de aprendizagem. “Quero ser reconhecido como o ‘Prefeito da Educação’. Para isso, seguirei investido pesado na qualidade do ensino municipal e na sua oferta para todas as idades. Da creche das crianças ao fundamental na adolescência. Da preparação de jovens e adultos para a universidade, à capacitação de pessoas para o emprego”, discursou.

Segurança pública e saúde

O prefeito destacou, ainda, o Plano Municipal de Segurança, que está em reta final de elaboração: “Esse plano vai tornar a Prefeitura mais operacional em vigilância ostensiva e mais forte no auxílio às polícias em investigação e em inteligência. A falta de segurança afeta todos os bairros e as pessoas de todas as idades. Ela é apontada pela opinião pública como o principal problema de Salvador”.

“Normalmente, segurança pública não é vista como agenda municipal. Todo mundo sabe que a competência para combater facções é estadual, que o comando das polícias Civil, Militar e Técnica é do governador. Então, muitos dizem que não devemos nos envolver. Mas eu me alinho ao meu amigo ACM Neto, que costuma dizer: ‘onde existe vontade política, é possível encontrar soluções para os problemas’”, complementou.

Já no campo da saúde, Reis assegurou que a gestão seguirá “acelerando, ampliando e qualificando a atenção básica da saúde”. O prefeito tem como propostas inaugurar unidades públicas para exames de imagem, uma ótica municipal e ampliar o número de cirurgias eletivas, além de inaugurar novos equipamentos de grande porte: “Depois da entrega do primeiro Hospital Municipal de Salvador (HMS), em 2018, e do primeiro Hospital Municipal do Homem (HMH), em 2024, vamos inaugurar neste ano de 2025 o primeiro Hospital Maternidade e da Criança (HMC)”.

Foco em resultados e melhorias para a população

Bruno Reis destacou que a administração municipal seguirá priorizando iniciativas que atendam às necessidades da população. Ele mencionou que os desafios incluem o custo de vida elevado para as famílias mais pobres, preocupações dos jovens com o futuro, a saúde e bem-estar dos mais velhos e as incertezas econômicas enfrentadas pelas empresas.

“A cada cidadão de Salvador, deixo minha palavra: vou trabalhar ainda mais por você, pela sua família e pelo futuro da nossa cidade. Salvador será ainda melhor, mais justa, mais forte. Com as bençãos de Deus, me sinto hoje muito mais preparado, maduro e experiente para cumprir nosso compromisso de campanha. Vamos fazer um segundo mandato muito melhor do que o primeiro”, garantiu.

Agradecimento pela votação

Reeleito com 78,67% dos votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bruno Reis obteve 1.045.690 votos válidos nas eleições municipais de 2024. Ao falar sobre a expressiva votação, o prefeito agradeceu aos soteropolitanos pela confiança. “Esse apoio tão expressivo enche meu coração de gratidão por esta cidade, que a cada dia eu amo mais. Sinto mais forte o compromisso de retribuir essa confiança, com empenho e dedicação”, disse.

Avanços alcançados no primeiro mandato

O prefeito também destacou os resultados obtidos nos últimos quatro anos, mesmo diante da pandemia de Covid-19. Na ocasião, ele mencionou investimentos em saúde, educação, mobilidade e infraestrutura, além de melhorias em bairros e comunidades.

“Salvador tem hoje uma rede inédita de hospitais municipais e unidades de saúde. Escolas e creches de alto padrão para recompor o déficit do aprendizado. Novas alternativas de mobilidade. Áreas de risco mais protegidas. Bairros e comunidades inteiras transformadas – com moradia digna, urbanização e equipamentos públicos”, pontuou.

Propostas para o futuro de Salvador

Apesar dos avanços, Bruno ressaltou que a cidade ainda apresenta grandes desafios e defendeu a necessidade de continuar promovendo reformas e projetos que impulsionem a inclusão social, a reparação racial e o crescimento econômico sustentável.

“Nós sabemos que tudo o que fizemos nesses quatro anos, tudo o que estamos fazendo desde 2013, ainda é pouco perto do que há por fazer. Não só porque temos um enorme passivo social histórico a vencer. Mas também pelos desafios estaduais, nacionais e globais que afetam nossa cidade”, destacou. “Temos a obrigação de nos superarmos. Seguir nos aperfeiçoando em gastar menos com a máquina pública, para entregar mais à população. Investir mais em reformas que acelerem a inclusão social, a reparação racial e o crescimento econômico sustentável”, acrescentou Bruno Reis.

Por fim, o prefeito pediu união e colaboração de todos para enfrentar os desafios e construir uma Salvador mais segura, saudável e próspera.

“Vamos continuar buscando padrões máximos. Temos a responsabilidade moral, histórica e política de transformar Salvador. De fazer da nossa cidade o melhor lugar para nascer, crescer e o melhor lugar para envelhecer. Conto com vocês, com a união de todos. Temos o sonho de uma cidade mais segura, saudável e próspera a construir. É o que a população quer. É o que cada soteropolitano merece”, concluiu.

Bruno Brito

Bruno Brito

Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UFRB, com passagem pelo Jornal A Tarde e experiência em assessoria de imprensa. Apaixonado por esportes, política e boas histórias.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Carnaval de Salvador 2026 abre inscrições para concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans -
Carnaval 2026 30/01/2026 às 14:42

Carnaval de Salvador 2026 abre inscrições para concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans

Competições tradicionais celebram diversidade, arte e representatividade LGBT+ no Centro Histórico


Ebserh abre concurso para médicos com 152 vagas e inscrições acontecem até sábado -
Saúde 30/01/2026 às 14:11

Ebserh abre concurso para médicos com 152 vagas e inscrições acontecem até sábado

Seleção nacional contempla 96 especialidades, amplia política de cotas e oferece salários de até R$ 19,1 mil


Escola digital seleciona dez pessoas para atuar no Carnaval de Salvador com bolsa de R$ 1,8 mil -
Carnaval 2026 30/01/2026 às 13:40

Escola digital seleciona dez pessoas para atuar no Carnaval de Salvador com bolsa de R$ 1,8 mil

Inscrições seguem abertas até segunda-feira e seleção inclui formação e vivência prática no Trio da Cultura no circuito Dodô


Esposa de Alberto Cowboy minimiza rumores com Ana Paula no BBB 26 e garante: ‘Coisas pequenas não me chateiam’ -
BBB 26 30/01/2026 às 13:09

Esposa de Alberto Cowboy minimiza rumores com Ana Paula no BBB 26 e garante: ‘Coisas pequenas não me chateiam’

Em publicação nas redes sociais, Priscilla Monroy afirmou não demonstrar preocupação com a relação entre os dois confinados


Mudanças na prova da CNH avançam no país e Bahia ajusta exame prático após resolução do Contran -
Cidades 30/01/2026 às 12:38

Mudanças na prova da CNH avançam no país e Bahia ajusta exame prático após resolução do Contran

Detran-BA altera formato da avaliação, aguarda liberação de carros automáticos e segue diretrizes nacionais para habilitação


Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012 -
Cidades 30/01/2026 às 12:07

Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012

Dados do IBGE apontam recordes de ocupação, avanço do emprego formal e crescimento da renda média dos trabalhadores


Jerônimo Rodrigues lança Carnaval do interior em Juazeiro com foco em segurança e cultura -
Carnaval 2026 30/01/2026 às 11:36

Jerônimo Rodrigues lança Carnaval do interior em Juazeiro com foco em segurança e cultura

Governador anuncia investimento de R$ 17 milhões no programa Ouro Negro e reforço de 13 mil profissionais de segurança em 111 cidades


Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses -
Política 30/01/2026 às 11:05

Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses

Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal


Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana -
Política 30/01/2026 às 10:34

Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana

Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais


Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos -
Política 30/01/2026 às 10:03

Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos

Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB


Vixe