Bruno Reis destaca prioridades e promete focar nos mais vulneráveis ao assumir segundo mandato como prefeito de Salvador
Além do prefeito, também foram empossados a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) e os 43 vereadores que integram o Legislativo municipal

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) foi empossado, na tarde desta quarta-feira (1º), para seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Salvador. Durante a solenidade de posse, realizada no plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Bruno destacou os compromissos firmados para o novo mandato, e afirmou que a gestão municipal “continuará apoiando as pessoas onde mais importa”.
Na ocasião, além do prefeito Bruno Reis, também foram empossados a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) e os 43 vereadores que integram o Legislativo municipal.
Compromissos para o novo mandato
Em seu discurso, Bruno Reis reafirmou o compromisso com o desenvolvimento de Salvador e destacou a continuidade de projetos voltados para a população.
“Nós precisamos aumentar os suportes necessários para que cada um possa construir seu próprio futuro, desenvolver seus talentos, ter uma vida digna que permita realizar seus sonhos. A partir dos passos que já demos, podemos enfrentar com mais força os gargalos que dificultam as famílias de prosperarem”, afirmou.
O prefeito também apontou os desafios enfrentados pela capital e destacou a importância da gestão municipal em superar as dificuldades. “Que fique claro mais uma vez: não nos deixaremos levar por adversidades. Seguiremos escolhendo o destino de Salvador e o seu lugar no Brasil e no mundo. Como faremos essa escolha? Reconhecendo o que as pessoas sentem hoje”, disse.
“As famílias mais pobres sentem cada vez mais a dor do custo de vida. Os mais jovens estão preocupados com seu futuro e o futuro do planeta. Os mais velhos, com sua saúde e bem-estar. As empresas se sentem pressionadas pelas incertezas econômicas. E todos nós sofremos pela falta de paz”, declarou.
Prioridades do segundo mandato
Na ocasião, o gestor também Bruno Reis apresentou quais serão as prioridades do seu trabalho para os próximos quatro anos. Segundo ele, o objetivo será atacar carências históricas na qualidade de vida do soteropolitano, como a geração de emprego, a alta complexidade em saúde e a segurança pública.
“Que gargalos são esses, todos sabemos: os problemas do transporte público e da mobilidade; os cuidados com a saúde; a necessidade de mais vagas em creche para as mães poderem trabalhar; um ambiente de negócios mais desburocratizado e veloz, com mais gente capacitada para trabalhar e gerar novos empregos; os desafios das mudanças do clima; e, acima de tudo, para nós baianos, a violência e a insegurança”, citou.
Bruno destaca mobilidade e educação
Na mobilidade, Bruno lembrou que o BRT foi entregue, e enfatizou que o objetivo é fortalecer os diversos modais, como um todo. “Já começamos a reestruturar o sistema, como prometi na campanha. Estamos implantando novas linhas (de ônibus convencionais), vamos seguir renovando a frota, atingir 100% dos ônibus com ar-condicionado e melhorar a integração ônibus-metrô-BRT e o novo BRS”, disse.
“Está em fase de testes uma nova tecnologia, que monitora o sistema de transporte como um todo, em tempo real, analisando o deslocamento das pessoas pelo sinal do celular. Com esse acesso aos dados, antes inimaginável, vamos poder garantir transporte chegando em intervalo menor de tempo, principalmente nos horários de pico e nas regiões de maior fluxo”, completou o prefeito.
Já na educação, Bruno afirmou que Salvador conseguiu combater as sequelas deixadas pela pandemia e avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aumentando as notas de aprendizagem. “Quero ser reconhecido como o ‘Prefeito da Educação’. Para isso, seguirei investido pesado na qualidade do ensino municipal e na sua oferta para todas as idades. Da creche das crianças ao fundamental na adolescência. Da preparação de jovens e adultos para a universidade, à capacitação de pessoas para o emprego”, discursou.
Segurança pública e saúde
O prefeito destacou, ainda, o Plano Municipal de Segurança, que está em reta final de elaboração: “Esse plano vai tornar a Prefeitura mais operacional em vigilância ostensiva e mais forte no auxílio às polícias em investigação e em inteligência. A falta de segurança afeta todos os bairros e as pessoas de todas as idades. Ela é apontada pela opinião pública como o principal problema de Salvador”.
“Normalmente, segurança pública não é vista como agenda municipal. Todo mundo sabe que a competência para combater facções é estadual, que o comando das polícias Civil, Militar e Técnica é do governador. Então, muitos dizem que não devemos nos envolver. Mas eu me alinho ao meu amigo ACM Neto, que costuma dizer: ‘onde existe vontade política, é possível encontrar soluções para os problemas’”, complementou.
Já no campo da saúde, Reis assegurou que a gestão seguirá “acelerando, ampliando e qualificando a atenção básica da saúde”. O prefeito tem como propostas inaugurar unidades públicas para exames de imagem, uma ótica municipal e ampliar o número de cirurgias eletivas, além de inaugurar novos equipamentos de grande porte: “Depois da entrega do primeiro Hospital Municipal de Salvador (HMS), em 2018, e do primeiro Hospital Municipal do Homem (HMH), em 2024, vamos inaugurar neste ano de 2025 o primeiro Hospital Maternidade e da Criança (HMC)”.
Foco em resultados e melhorias para a população
Bruno Reis destacou que a administração municipal seguirá priorizando iniciativas que atendam às necessidades da população. Ele mencionou que os desafios incluem o custo de vida elevado para as famílias mais pobres, preocupações dos jovens com o futuro, a saúde e bem-estar dos mais velhos e as incertezas econômicas enfrentadas pelas empresas.
“A cada cidadão de Salvador, deixo minha palavra: vou trabalhar ainda mais por você, pela sua família e pelo futuro da nossa cidade. Salvador será ainda melhor, mais justa, mais forte. Com as bençãos de Deus, me sinto hoje muito mais preparado, maduro e experiente para cumprir nosso compromisso de campanha. Vamos fazer um segundo mandato muito melhor do que o primeiro”, garantiu.
Agradecimento pela votação
Reeleito com 78,67% dos votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bruno Reis obteve 1.045.690 votos válidos nas eleições municipais de 2024. Ao falar sobre a expressiva votação, o prefeito agradeceu aos soteropolitanos pela confiança. “Esse apoio tão expressivo enche meu coração de gratidão por esta cidade, que a cada dia eu amo mais. Sinto mais forte o compromisso de retribuir essa confiança, com empenho e dedicação”, disse.
Avanços alcançados no primeiro mandato
O prefeito também destacou os resultados obtidos nos últimos quatro anos, mesmo diante da pandemia de Covid-19. Na ocasião, ele mencionou investimentos em saúde, educação, mobilidade e infraestrutura, além de melhorias em bairros e comunidades.
“Salvador tem hoje uma rede inédita de hospitais municipais e unidades de saúde. Escolas e creches de alto padrão para recompor o déficit do aprendizado. Novas alternativas de mobilidade. Áreas de risco mais protegidas. Bairros e comunidades inteiras transformadas – com moradia digna, urbanização e equipamentos públicos”, pontuou.
Propostas para o futuro de Salvador
Apesar dos avanços, Bruno ressaltou que a cidade ainda apresenta grandes desafios e defendeu a necessidade de continuar promovendo reformas e projetos que impulsionem a inclusão social, a reparação racial e o crescimento econômico sustentável.
“Nós sabemos que tudo o que fizemos nesses quatro anos, tudo o que estamos fazendo desde 2013, ainda é pouco perto do que há por fazer. Não só porque temos um enorme passivo social histórico a vencer. Mas também pelos desafios estaduais, nacionais e globais que afetam nossa cidade”, destacou. “Temos a obrigação de nos superarmos. Seguir nos aperfeiçoando em gastar menos com a máquina pública, para entregar mais à população. Investir mais em reformas que acelerem a inclusão social, a reparação racial e o crescimento econômico sustentável”, acrescentou Bruno Reis.
Por fim, o prefeito pediu união e colaboração de todos para enfrentar os desafios e construir uma Salvador mais segura, saudável e próspera.
“Vamos continuar buscando padrões máximos. Temos a responsabilidade moral, histórica e política de transformar Salvador. De fazer da nossa cidade o melhor lugar para nascer, crescer e o melhor lugar para envelhecer. Conto com vocês, com a união de todos. Temos o sonho de uma cidade mais segura, saudável e próspera a construir. É o que a população quer. É o que cada soteropolitano merece”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Haddad aponta estabilidade do Brasil diante de incertezas internacionais
Bolsonaro será submetido à cirurgia no intestino após chegar a Brasília
Lula sanciona Lei da Reciprocidade como resposta ao ‘tarifaço’ de Trump
Últimas Notícias

Caixa destina mais R$ 15 bilhões à faixa 4 do Minha Casa Minha Vida

Haddad aponta estabilidade do Brasil diante de incertezas internacionais

STF mantém penas de condenados pela tragédia da Boate Kiss e encerra disputa judicial
Ministros rejeitam recursos e confirmam decisão que restabeleceu sentenças após anulação feita pelo STJ

Chuvas intensas causam alagamentos e deixam famílias desalojadas no interior da Bahia
Municípios do sul, sudoeste e norte do estado registraram danos estruturais, enquanto Salvador segue em alerta para novos temporais

César Borges elogia gestão de Jerônimo Rodrigues: ‘difícil encontrar uma pessoa tão cortês como o senhor’
Ex-governador se declara admirado com postura do atual chefe do Executivo em evento que também marcou anúncio de obras e apoio à Expo Jequié 2025

BBB 25: Parciais apontam paredão acirrado entre Renata e Vinicius
Renata e Vinícius lideram as rejeições segundo enquetes

Bolsonaro será submetido à cirurgia no intestino após chegar a Brasília
Ex-presidente será transferido para Brasília em UTI aérea por recomendação médica; quadro clínico é estável

Veja onde assistir Paixão de Cristo em Salvador e RMS: espetáculos gratuitos e ações solidárias
Eventos devem atrair centenas de pessoas nos dias que antecedem Semana Santa

Robinson Almeida denuncia novo apagão em Capim Grosso e cobra Coelba: ‘Recorrência é inadmissível’
Segundo relatos, blecaute provocou prejuízos significativos a moradores e comerciantes locais

Presidente de Comissão projeta votação novo IR e critica sistema tributário: ‘injusto, regressivo e burro’
Previsão foi feita durante um evento realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos

Via Sacra no Centro Histórico de Salvador recria Paixão de Cristo com 14 estações
Celebração reunirá fiéis e representantes de irmandades, neste sábado (12), a partir das 16 horas, com percurso por igrejas históricas

Bolsonaro tem noite estável em hospital de Natal e será transferido para Brasília por precaução
Ex-presidente passou mal na noite de sexta-feira, durante uma agenda política em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte