STF mantém penas de condenados pela tragédia da Boate Kiss e encerra disputa judicial

Ministros rejeitam recursos e confirmam decisão que restabeleceu sentenças após anulação feita pelo STJ


Daniel Freitas
Daniel Freitas 12/04/2025 19:40 • Cidades
STF mantém penas de condenados pela tragédia da Boate Kiss e encerra disputa judicial - Tomaz Silva/Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter as condenações de quatro réus pelo incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que causou a morte de 242 pessoas e deixou outras 636 feridas em janeiro de 2013. A sessão virtual de julgamento foi encerrada na sexta-feira (11) com os cinco ministros votando contra os recursos apresentados pelas defesas.

Com isso, seguem válidas as sentenças aplicadas pelo Tribunal do Júri em 2021 aos ex-sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr (22 anos e seis meses de prisão) e Mauro Londero Hoffmann (19 anos e seis meses), além do vocalista Marcelo de Jesus dos Santos e do produtor musical Luciano Bonilha Leão, ambos da banda Gurizada Fandangueira, condenados a 18 anos de prisão cada.

Julgamento confirma entendimento anterior do STF

O relator do caso, ministro Dias Toffoli, votou pela rejeição dos embargos de declaração apresentados pelas defesas dos condenados. Segundo o magistrado, os recursos não atendem aos requisitos legais e não apontam omissões, contradições ou obscuridades na decisão anterior do STF, que havia restabelecido as condenações anuladas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Toffoli afirmou que o julgamento embargado está devidamente fundamentado, tendo o órgão julgador decidido o feito nos limites necessários à controvérsia.

Os demais ministros da Segunda Turma — Gilmar Mendes, Edson Fachin, Nunes Marques e André Mendonça — acompanharam o voto do relator. A análise do caso ocorreu em ambiente virtual, com início no dia 4 de abril e conclusão nesta sexta-feira (11).

Anulação do júri popular havia sido determinada pelo STJ

Em setembro de 2023, o STJ havia mantido a anulação do júri popular realizado em dezembro de 2021, que condenou os quatro acusados. A decisão do tribunal baseou-se em alegações de irregularidades processuais, como problemas na formulação dos quesitos apresentados aos jurados, mudança na acusação durante a réplica, reunião privada entre o juiz e o conselho de sentença, além de falhas na escolha dos jurados.

O caso foi encaminhado ao STF em março de 2024, após recurso do Ministério Público Federal (MPF), que questionava a anulação das sentenças pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Em setembro do mesmo ano, Toffoli decidiu restabelecer as penas e autorizou a prisão imediata dos réus, suspendendo a previsão de um novo júri, que estava agendado para fevereiro de 2025.

Tragédia impulsionou mudanças na legislação sobre segurança em eventos

A tragédia na Boate Kiss ocorreu na madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando um artefato pirotécnico utilizado pelo vocalista da banda causou o incêndio ao atingir a espuma usada como isolante acústico no teto. O material altamente inflamável liberou uma fumaça tóxica que rapidamente se espalhou pelo ambiente fechado, provocando desmaios e dificultando a evacuação.

A boate, que estava superlotada na ocasião, não contava com saídas de emergência adequadas nem com sistemas de combate ao fogo em funcionamento. A maioria das vítimas era composta por jovens entre 17 e 30 anos, muitos deles estudantes universitários.

O episódio gerou grande comoção nacional e levou à criação da Lei 13.425/2017, conhecida como Lei Kiss, que estabeleceu normas mais rígidas de segurança para estabelecimentos com grande circulação de pessoas, incluindo regras sobre a fiscalização, prevenção de incêndios e funcionamento de casas noturnas.

Situação dos réus após a decisão

Até a decisão do STF, os quatro condenados permaneciam em liberdade. Com a confirmação da sentença e a rejeição dos últimos recursos cabíveis no âmbito da Corte, a expectativa é que o cumprimento das penas seja executado conforme a decisão proferida originalmente pelo Tribunal do Júri, salvo eventual reavaliação em outras instâncias judiciais.

Daniel Freitas

Daniel Freitas

Formado em jornalismo pela Universidade Salvador (Unifacs), é apaixonado por esportes, com experiência em assessoria de imprensa. Chegou à equipe do Portal Muita Informação em 2024 com uma vontade imensa de aprender e agregar.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global -
Política 25/04/2025 às 23:00

Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global

Deputado cobra protagonismo diplomático e sugere uso estratégico do banco do bloco em meio a tensões comerciais com EUA


Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia -
Cultura 25/04/2025 às 22:30

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia

Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios


Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares -
Saúde 25/04/2025 às 22:00

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares

Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional


Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000 -
Esporte 25/04/2025 às 21:40

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000

Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro


Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano -
Internacional 25/04/2025 às 21:20

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano

Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes


Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista -
Política 25/04/2025 às 21:10

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista

Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas


Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio -
Cidades 25/04/2025 às 20:29

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio

Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025


ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’ -
Política 25/04/2025 às 20:02

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’

Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras


Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma -
Internacional 25/04/2025 às 19:43

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma

Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos


‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão -
Política 25/04/2025 às 19:21

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão

Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado