Summit de Negócios encerra primeira edição com recorde de público no último dia
Com shows de Carlinhos Brown e Jau, mais de 3 mil pessoas passaram pelo evento nos dois dias de programação

O segundo e último dia do Summit de Negócios Made in Bahia, realizado nesta última quinta-feira (31), no Armazém Convention, no Parque Shopping, em Lauro de Freitas, foi responsável por bater o recorde de público em primeira edição do evento. Segundo a organização, mais de três mil pessoas marcaram presença ao longo dos dois dias de programação.
O evento contou com expositores, além de rodas de conversa e 11 painéis, com mais de 20 especialistas de diversos setores, para discutir os impactos da economia na Bahia. Para contemplar a edição de estreia, além do show de Jau, o cantor Carlinhos Brown foi responsável pelo encerramento do evento.
O encontro recebeu o selo “Carbono Neutro”, documento que comprova o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade local. “Um testemunho do espírito empreendedor baiano e da capacidade de nossa região em liderar conversas importantes sobre inovação e crescimento econômico”, comemorou Carlos Falcão, presidente do Business Bahia.
Segundo ele, o evento se consolidou como um marco significativo para o cenário econômico do Estado, demonstrando seu potencial inovador e empreendedor da Bahia. “A primeira edição do Summit de Negócios Made in Bahia superou todas as nossas expectativas. A forte adesão de empresários, investidores e lideranças governamentais evidencia a sede por conexões e oportunidades que existem em nossa região. Registramos uma participação recorde, com mais de 3 mil participantes, representando diversos setores da economia baiana”, declarou.
Segundo a diretora da Zum Brazil, Paula Lacorte, o Summit de Negócios Made in Bahia foi criado para fortalecer o cenário econômico baiano e trazer a ampla adesão da classe empresarial e do setor público e privado. “Esse evento é uma semente que foi plantada e que vai nos permitir colher muitos frutos no que se refere ao fortalecimento do ambiente de negócios do nosso estado. Essa primeira edição superou todas as nossas expectativas e, sem dúvidas, será um evento que passará a fazer parte do calendário anual do empresariado baiano”, afirmou.
Painéis
O primeiro painel contou com Paulo Cavalcanti, da ACB, e André Brito, da Suzano, tendo a jornalista Monique Melo como mediadora da palestra para debater assuntos como a Cidadania e Sustentabilidade Empresarial. Em sua participação, André, que é head de Relações Corporativas da Suzano, destacou que a preservação ambiental é um “trabalho conjunto”.
“Com [sic] a chegada da COP 30 em Belém, em 2025, o Brasil tem a grande chance de ser o protagonista desse tema que é tão relevante que é a sustentabilidade. Temos diversidade, florestas e leis que garantem a preservação das nossas terras e podemos gerar energia renovável, por exemplo. Cabe a cada um de nós, enquanto cidadãos, empresários e sociedade, executar pequenas ações que vão contribuir no combate a tudo que tem gerado catástrofes e desastres naturais”, disse.
Na sequência, o papo foi sobre tecnologia com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação a, André Joazeiro; o CEO do Grupo Rede+ e presidente do Instituto Inova+, Rodrigo Paolilo; e Denis Onishi, diretor da BYD, que recentemente instalou uma sede em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O principal tópico abordado por eles foi a questão do desenvolvimento para as contribuições sustentáveis no Estado.
Enquanto isso, Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador; Waldeck Ornelas, consultor associado do Instituto Desenvolve a Bahia; e Marcelo Moreira, diretor-presidente da Codevasf, estiveram no painel “Infraestrutura: os caminhos e os modais como diferenciais competitivos para o desenvolvimento da Bahia”.
Carlos Falcão também subiu ao palco para participar do tópico “Novos Investimentos e Financiamentos na Economia da Bahia”, ao lado de Wagner Rocha, diretor financeiro e de crédito do BNB, e Paulo Costa, presidente da Desenbahia.
Da mesma forma, durante o painel “Energia, Óleo e Gás – o potente e determinante mercado de energia e o diferencial competitivo na economia baiana”, os participantes apresentaram dados sobre o panorama do setor de energia na Bahia, além de inovações tecnológicas e sustentabilidade. Luiz Gavazza, presidente da Bahiagás; Thiago Andrade, da Petrobahia; e Rita Knop, diretora-comercial da Neoenergia, estiveram presentes.
Por fim, no último painel do segundo dia de programação, a chefe de gabinete da Setur, Giulliana Brito; o presidente da Saltur, Isaac Edington; e Roberto Duran, empresário e especialista em Turismo, destacaram a força da Bahia como destino turístico nacional e internacional.
Mais Lidas
Negócios
Alta no preço do cacau impacta indústria de chocolates e Páscoa em 2025
Últimas Notícias

Supremo cobra parecer da PGR sobre prisão de Jair Bolsonaro após ato no Rio

Andrezza Santos, Marisa Monte, Aila Menezes, Gerônimo, Alexandre Leão, Osba e mais; confira agenda do Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

BBB 25: Deborah Secco surpreende brothers, comanda dinâmicas e Renata vira alvo no ‘Queridômetro’
Participação da atriz ocorreu em celebração aos 60 anos da TV Globo

Presidente da Coelba rebate críticas e reforça investimentos bilionários na Bahia: ‘Temos prestado contas’
Thiago Guth afirmou que empresa mantém diálogo constante com as autoridades baianas

Carlos Falcão diz que gargalos estruturais e burocráticos são desafios para o desenvolvimento econômico da Bahia
Empresário ponderou que desafios logísticos ainda precisam ser resolvidos para garantir potencial industrial baiano

Luiz Caetano diz que ACM Neto está ‘muito nervoso’ e afirma que vitória em Camaçari foi ‘sinalização’ para 2026
Segundo petista, quem mais critica ex-prefeito de Salvador são ex-aliados

Caiado descarta federação entre União e PP e diz estar preparado para debate à presidência ‘em todas as áreas’
Governador de Goiás se manifestou contrário à união entre as siglas e garantiu que atuará contra sua concretização

Lula faz balanço de 2 anos de governo com anúncios e tenta reagir à perda de apoio popular
Em meio à queda na popularidade, presidente aposta na ampliação de programas sociais e econômicos para recuperar confiança da população

ANTT investiga paralisação da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Suspensão da obra pode afetar 350 trabalhadores e comprometer logística de minério e grãos

Rodrigo Pereira entra na disputa pela presidência do PT-BA e critica gestão de Éden Valadares
Militante defende maior autonomia do partido e fortalecimento da base popular

Lula reage a Trump e promete retaliação: Brasil não vai aceitar tarifa de 10% sem resposta
Presidente reforça soberania e anuncia medidas contra sobretaxas dos EUA