Especialistas conscientizam população com chegada do Dia Mundial do Ceratocone
Rede de saúde universitária atende cerca de 30 pacientes por mês; confira detalhes da doença
Com a chegada do Dia Mundial do Ceratocone, que é lembrado neste domingo (10), o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que é referência estadual em casos complexos da doença, conscientiza a população sobre a importância do acompanhamento regular. O ceratocone é uma condição oftalmológica progressiva caracterizada pelo afinamento e deformação da córnea, afetando cerca de 150 mil brasileiros no ano, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).
De acordo com o Hupes, cerca de 30 pacientes com a doença são atendidos mensalmente. Entre os sintomas inicias do ceratocone, estão visão embaçada, borrada e distorcida, e o aumento do grau dos óculos e das lentes de contato. A doença afeta, principalmente, crianças e jovens, podendo progredir por um período de 10 a 20 anos.
Os sintomas da condição oftalmológica são causadas por alterações na transparência e estrutura da córnea, o que compromete a qualidade da visão e pode levar à perda progressiva da capacidade visual. Outros detalhes da doença é que o portador apresenta uma maior sensibilidade à luz (fotofobia), comprometimento da visão noturna, imagens fantasmas e surgimento de visão dupla (diplopia).
Dores de cabeças intensas e constantes por conta do esforço para enxergar também podem ser sentidos por quem tem ceratocone. Além disso, nos casos mais graves, a doença chega a provocar o recuo da pálpebra inferior, em função do crescimento do cone, e a perda aguda da visão, pelo extravasamento do líquido que preenche o globo ocular (hidropsia).
Tratamento da doença
Por enquanto, as causas do ceratocone ainda são desconhecidas e é uma doença que não tem cura. Porém, o tratamento pode ser feito de maneira leve a moderada, com o uso de óculos ou lentes de contato. O objetivo é dar estabilidade para a córnea, não necessitando de tratamento adicional. Em casos mais graves, o oftalmologista pode sugerir o transplante de córnea para preservar o paciente.
Com a chegada do Dia Mundial do Ceratocone, a oftalmologista Patrícia Marback conscientizou sobre a importância do tratamento e destacou o atendimento especializado do Hospital Universitário Professor Edgard Santos.
“Nosso serviço consolidou-se através do transplante, e continuamos aprimorando técnicas, como o crosslinking adaptado para pacientes com córnea fina, o que amplia as possibilidades de tratamento. O ato de ouvir, olhar nos olhos e acolher o paciente é inerente à nossa prática, principalmente para doenças que impactam tanto a vida dos pacientes”, explicou a médica.
Prevenção
Ainda não há como prever se a condição ocular irá progredir. Porém, a partir do histórico familiar, os especialistas podem orientar quanto à possibilidade de a doença piorar, mesmo sem a presença dos sintomas característicos.
Importante lembrar o histórico familiar de ceratocone, coçar os olhos vigorosamente e com muita frequência e ter algumas condições de saúde podem ser fatores de risco para piorar a doença. Mesmo com causas desconhecidas, estima-se que o diagnóstico pode acontecer a partir de uma série de combinações.
Além do ato de esfregar os olhos com frequência, um possível fator é a queda da produção de colágeno. Outro caso pode estar presente em pacientes com alterações oculares congênitas, como catarata e esclerótica azul.
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
Viagens longas no fim do ano aumentam risco de trombose; saiba como prevenir
Ação oferece 300 mamografias gratuitas em Salvador e Lauro de Freitas
Casos de dengue crescem mais de 400% na Bahia em 2024
Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta segunda-feira
Ultraprocessados e álcool custam bilhões ao SUS, revela estudo da Fiocruz
Últimas Notícias
Biden concede perdão presidencial ao filho e gera controvérsia nos EUA
Com gols de Alerrandro, Vitória vence Fortaleza e garante permanência na série A
Diante de sua torcida, rubro-negro ganhou de 2 a 0 do Leão do Pici
Casa do Benin recebe nova edição de ‘Cantigas de Candomblé em Ópera’ na próxima sexta
Apresentação é gratuita e conta com apoio da Prefeitura de Salvador
Gás de cozinha sofre novo aumento na Bahia a partir desta segunda-feira
De acordo com Sinrevgas, preço do botijão ficará R$ 4 a mais e pode custar até R$ 154
Jerônimo cumpre agenda em Camaçari e Simões Filho nesta segunda-feira
Governador vai acompanhar visita técnica na BYD e formatura de 328 novos soldados do Corpo de Bombeiros
Secretaria de Agricultura transfere gabinete para Fenagro
Iniciativa visa aproximar Seagri dos expositores, produtores rurais e público da feira
Festejos em homenagem à Santa Bárbara incluem missa, tríduo e procissão
Celebrações começaram neste domingo e seguem nesta segunda e terça-feira; confira programação
Ataque israelense atinge acampamento e deixa seis pessoas mortas em Gaza
Episódio ocorreu na área de Muwasi, que abriga milhares de pessoas deslocadas pelos conflitos; Israel não reconhece ataque
Vendas da Black Friday crescem neste ano e superam período pré-pandemia
Levantamento registra aumento de 17,1% no comércio físico e 8,9% das vendas online
Bélgica lidera avanço histórico ao reconhecer trabalho sexual com direitos trabalhistas plenos
Decisão é uma extensão da descriminalização do setor aprovada no país em 2022
CPM 22 cancela show no ‘Rock na Ilha’ após instrumentos serem levados em assalto
Membros da banda estavam no veículo, mas assessoria informou que estão todos bem