Salvador Boat Show: cerca de 8 mil pessoas devem participar de 1° evento flutuante do Nordeste
Com mais de 30 embarcações em exposição, iniciativa pioneira acontece até domingo, na Bahia Marina, na capital baiana

Cerca de 8 mil pessoas devem participar do Salvador Boat Show, primeiro evento náutico totalmente flutuante do Nordeste, que acontece até domingo (10), na Bahia Marina, um local que proporciona uma das vistas mais deslumbrantes de Salvador. O evento foi oficialmente aberto, na noite desta quinta-feira (7), e contou com a participação do prefeito Bruno Reis (União Brasil), da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, além de outros gestores e representantes do setor náutico.
Na cerimônia, o prefeito ressaltou o trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), que assumiu a responsabilidade de revitalizar o Comitê Náutico da capital baiana. Segundo ele, desde as primeiras reuniões, a necessidade de atrair grandes eventos náuticos para Salvador ficou evidente.
“Esse esforço vem sendo feito. No ano passado, realizamos pela primeira vez em nossa cidade o Salão Náutico Grand Pavois, que saiu de La Rochelle e veio aqui para Salvador. Agora, chegou a Salvador o Boat Show. Aqui, temos diversos estaleiros que estão expondo as suas embarcações. Espero que aqui possa ocorrer diversos negócios e que este salão possa ser um verdadeiro sucesso”, afirmou.
Reis também aproveitou para anunciar o comprometimento da Prefeitura em garantir as próximas quatro edições do evento, enfatizando o impacto econômico que iniciativas como essa trazem para a cidade, principalmente na criação de empregos e geração de renda. “A economia do mar é um dos nossos vetores de crescimento econômico, e estamos priorizando e vamos investir ainda mais em recursos, pois sabemos da importância desse segmento para gerar emprego e renda em nossa cidade. A fabricação de embarcações gera muitos empregos”, destacou o prefeito.
“Em conversas [sic] com nossos amigos que atuam nessa área, eles disseram que toda a cadeia é envolvida, desde costureiras e profissionais que trabalham com fibra até diversas outras funções que ainda não são substituídas por máquinas. Diferente das montadoras de veículos, que têm muita automação, esse setor ainda demanda mão de obra especializada, que paga bons salários. Sabemos o quanto isso é importante”, acrescentou.
A secretária Mila Paes também ressaltou o potencial de Salvador no setor náutico e a relevância do evento para a capital baiana. “É a primeira cidade do Nordeste que recebe um Boat Show, então é uma alegria muito grande para nós saber que foi a partir de um movimento do município e da nossa gestão que isso pôde acontecer. É mais uma entrega do trabalho de uma gestão que acredita muito nesse setor. Que possamos comemorar muitos anos de transformação do setor náutico a partir desse trabalho que estamos fazendo”.

Realizado pelo Grupo Náutica e com apoio da Prefeitura, o Salvador Boat Show projeta Salvador no cenário mundial do setor náutico, reunindo uma gama diversificada de produtos, desde embarcações de luxo até lanchas e motos aquáticas, além de acessórios e equipamentos especializados. Segundo a diretora-geral do evento, Thalita Vicentini, a escolha da capital baiana foi motivada pelo potencial da Baía de Todos-os-Santos para o turismo náutico.
“Entendemos que tem uma navegação privilegiada, faz muito mais sentido para receber o projeto. Todas as vezes que a gente leva um Boat Show para uma região, o grande objetivo é despertar e voltar o olhar das pessoas para esse setor. O setor náutico gera muita empregabilidade, boas oportunidades de negócios e o próprio turismo náutico tem um potencial muito grande. E nós vemos aqui na região um potencial enorme ainda de desenvolvimento tanto para os amantes do segmento como para trazer mais adeptos”, destacou Vicentini.
Em sua edição boutique, o Salvador Boat Show apresenta mais de 30 embarcações, incluindo iates de luxo avaliados em até R$10 milhões, além de acessórios e produtos de grandes marcas, como motores Yamaha e revestimentos de alta tecnologia da Kelson’s. Fora das águas, o evento oferece ainda a exibição de quadriciclos, Veículos utilitários Multitarefas (UTVs) e motos, além de uma experiência gastronômica na Bahia Marina, que combina cardápios variados com uma vista única da Baía de Todos-os-Santos.
Para o presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), Eduardo Colunna, Salvador e a Bahia possuem características ideais para a navegação. “Quando você olha essa baía, segunda maior navegável, e com o clima bom o ano todo, nota que realmente o potencial precisa ser mais explorado. Faltava um pouco da cultura náutica, que no Brasil vem acontecendo e está sendo bastante crescente. Aqui precisa entrar nessa onda junto. Temos 1.300 quilômetros de costa, água protegida, tempo bom o ano todo, muito propício para a navegação, então eu acho que tem que entrar nessa rota. Um evento como esse é um marco, porque as pessoas vêm, têm contato com o barco, fazem teste e têm essa experiência. É assim que se cria a cultura náutica”, explicou.
Ele também mencionou que a aquisição de embarcações fomenta diversas atividades econômicas e gera empregos. “O barco tem uma mão de obra intensiva e depois do barco fabricado, há a manutenção, as marinas, o marinheiro. Tudo que envolve o turismo náutico é muito maior que o barco e é muito difícil que as pessoas que passam a ter barco para navegar deixem de navegar, então é um setor que gera emprego e movimenta a economia. É preciso, portanto, fomentar esse acesso”, completou.
A Prefeitura de Salvador tem investido em iniciativas como o SAC Náutico e as trilhas náuticas do programa Treinar para Empregar para fortalecer a economia do mar. De acordo com a gestão municipal, em operação há um ano, o SAC Náutico já realizou mais de 800 atendimentos e recepcionou 77 embarcações estrangeiras de 33 países. Além disso, em 2023, Salvador foi palco do primeiro Salão Náutico Salvador com Grand Pavois, que atraiu 5.300 visitantes e gerou R$70 milhões em negócios.
Mais Lidas
Negócios
Alta no preço do cacau impacta indústria de chocolates e Páscoa em 2025
Últimas Notícias

Justiça confirma impeachment de presidente após acusação de golpe na Coreia do Sul
Tribunal Constitucional confirma afastamento definitivo de Yoon Suk-yeol; novas eleições devem ocorrer em 2 meses

Governo publica decreto que muda regras do ‘Minha Casa Minha Vida’ e amplia alcance
Ato formaliza repasse de recursos oriundos do pré-sal para programa habitacional

Filmes, séries e docs premiados fazem do baiano Sérgio Machado um dos maiores nomes do audiovisual brasileiro
Cineasta baiano foi o entrevistado do programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM), nesta sexta-feira (4)

Bahia e Internacional empatam em duelo equilibrado na estreia da Libertadores 2025
Equipes brasileiras iniciam fase de grupos com igualdade na Arena Fonte Nova e somam primeiro ponto no Grupo F

Resumo BBB 25 de quinta-feira (3/04): Vitória Strada vence Prova do Líder e coloca gêmeos e Renata na mira do paredão
Atriz conquista liderança em prova de habilidade e indica nomes para sua mira; Nova formação do Paredão acontece no sábado
Alckmin atribui queda de popularidade de Lula à inflação e alta do dólar
Vice-presidente destaca impacto do clima e da economia nos índices de aprovação do governo

TRF-2 converte prisão de Roberto Jefferson em domiciliar; decisão final cabe ao STF
Defesa aguarda decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre conversão da prisão

Lewandowski deve se reunir com deputados para buscar apoio para PEC da Segurança Pública na Câmara
Proposta prevê maior participação da União na segurança, mas deputados criticam possível interferência nos estados

Funcionário da Abin relata temor de prisão e interrupção de ataque hacker ao governo do Paraguai
Agente afirmou que ofensiva contra Paraguai começou na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas prosseguiu durante governo Lula

Novidades no Pix: veja o que muda com parcelamento, devolução por golpe e crédito com garantia
Novas modalidades estarão disponíveis para consumidores e lojistas a partir de setembro