Prefeito afirma que chegada de super navio vai reduzir custo e tempo de operação no Porto de Salvador
Terminal recebeu MSC Orion, que inaugura rota regular de embarcações de grande dimensão na Costa Leste da América do Sul para Extremo Oriente
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou, nesta quarta-feira (24), que a chegada do MSC Orion no Terminal de Contêineres (Tecon) vai reduzir custo e tempo de operação para exportação de produtos no porto de Salvador. Com 366 metros de comprimento e profundidade de 16 metros, o super navio, apresentado a autoridades e imprensa nesta manhã, tem capacidade para transportar 15 mil contêineres de 20 pés (TEUs), sem restrições de horário e podendo atracar ou desatracar inclusive durante à noite.
É o primeiro navio desta classe a navegar na Baía de Todos-os-Santos, inaugurando a primeira rota regular de navios dessa dimensão na Costa Leste da América do Sul, o que vai fortalecer as relações do Norte e Nordeste do país com a China e todo Extremo Oriente. Desde 2017, fruto de ação conjunta e colaborativa da autoridade portuária, autoridade marítima, praticagem e Wilson Sons, o Porto de Salvador está homologado para receber navios deste porte pela Marinha do Brasil.
“O nosso porto, que é um dos mais modernos do Brasil, tem agora a capacidade de escoar produtos com a conexão direta, permitindo que a gente esteja mais próximo do Oriente, com um super navio de 366 metros, que tem capacidade de levar 15 mil contêineres. Isso vai reduzir não só o custo da operação para exportação das nossas mercadorias, produtos, insumos, como também o tempo. Vai reduzir em 23 dias o tempo para que esses insumos possam chegar no Oriente. Não tinha essa conexão direta, tinha que ser feito o transbordo, e agora nós vamos passar a remeter diretamente para a região da extremidade da China”, comemorou Reis ao Portal M!.
Segundo o prefeito, Salvador está preparando, de forma estratégica, para exportar a produção de algodão baiano. A Bahia é o segundo maior produtor do insumo no Brasil, no entanto, conforme Bruno Reis, apenas 4% do produto do Oeste baiano é escoado pelo porto de Salvador, o restante é pelo porto de Santos.
“Nós estamos mais próximos do que o porto de Santos, uma localização geográfica melhor, o que nós precisamos é de retroáreas e de logística somente para inflar o algodão, que é um pré-requisito para ele ser exportado. A nossa ideia, a partir da implantação do polo logístico de Valéria, de Pirajá, Barros Reis, é oferecer retroáreas para que a gente possa ter condições de viabilizar essa operação logística e com isso se tornar o principal porto para exportação de algodão do Brasil”.
Ainda em entrevista ao Portal M!, o prefeito ressaltou que a primeira etapa do Polo Logístico em Pirajá, implantado pelo Grupo Brenan, já foi inaugurada. Além disso, a Prefeitura de Salvador levará Central de Logística para o Polo em Valéria, que se tornará também um espaço para oferecer as necessárias retroáreas.
“Tem a antiga Usiba [(antiga Usina Siderúrgica da Bahia], que foi adquirida por empresários locais soteropolitanos, que tem espaço destinado para essas retroáreas. Então, já temos mapeado na cidade áreas e um conjunto de estímulos e incentivos fiscais que foram aprovados, no ano passado, pela Câmara [Municipal de Salvador], para permitir o estímulo a esse novo vetor de crescimento econômico da cidade, um novo nicho para gerar emprego e renda que é a área de logística”, destacou Bruno Reis.
Porto de Salvador misto
O gestor também comentou a importância do Porto de Salvador ser misto, que contribui para o fortalecimento da economia da capital baiana. Segundo ele, “um porto que consegue conciliar o complexo turístico, a importância turística da cidade e o porto de cargas”.
“Aqui nós temos um porto misto, um porto turístico e um porto de cargas. O porto turístico nesse ano recebeu 377 cruzeiros, a maior quantidade de cruzeiros de toda a história. Também o maior cruzeiro que a cidade recebeu foi durante o verão. Agora temos aqui o porto de cargas que foi duplicado, com a operação da Tecon, com o Wilson Sons, com a chegada do super navio”.
Leia também:
‘Chegada do navio MSC Orion fortalece o turismo da capital’, afirma Mila Paes
Canteiro de São Roque do Paraguaçu é destaque na indústria naval brasileira
Maior porta-contêiner da América do Sul aporta no Tecon Salvador
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Maior evento pet do Nordeste acontece em Salvador em maio
Negócios
Dieese aponta que 70% dos reajustes de outubro superaram a inflação
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Setur-BA promove evento em São Paulo para atrair turistas para verão
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe