O espetáculo ‘Ancestralidade em Movimento’, do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, entra em cartaz na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), entre os dias 20 a 23 de agosto. A obra conta com direção da professora e coreógrafa Edileuza Santos, tendo como ponto de partida a pesquisa “Corpo Tambor: Um Novo Olhar da Dança de Expressão Negra”.
Assim, a apresentação mostra a dança como uma referência às culturas de matrizes estéticas negro-africanas da Bahia. Desse modo, há a condução do espetáculo a partir da religião do Candomblé.
De acordo com Edileuza, a peça faz parte de um processo criativo colaborativo, conectando os atores com um “corpo ancestral” e as suas poéticas que integram a identidade própria. Brenda Falcão, Cauã Borges, Isla Haiala, Joseh Jara, Maiane Mendes, Monalisa Azevedo e Uiliane Monteiro serão os intérpretes do Grupo de Dança Contemporânea.
Além disso, a obra passa por trilha sonora com produção de Gilberto Santiago, em composição dos percussionistas Lucas de Gal, Caroline Mota, Angelo Santiago e o convidado Léo Jesus. Importante destacar que, atualmente, a Escola de Dança da UFBA, que surgiu em 1965, conta com direção dos professores Antrifo Sanches e Gilsamara Moura.
Os ingressos estão custando R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). As entradas estão disponíveis na plataforma Sympla e na bilheteria do Teatro Castro Alves.
Leia também:
Festival Estudantil de Artes Cênicas abre inscrições
Museu Geológico realiza Terça Musical em parceria com artistas da Orquestra Sinfônica da Bahia
Festival Sou Juvs terá shows gratuitos de BaianaSystem, Ilê Aiyê e Rachel Reis