IPC-S acelera em Salvador e outras três capitais em dezembro

Índice de Preços ao Consumidor – Semanal de dezembro acelera para 0,17%, com altas em passagens aéreas e carnes


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 26/12/2024 15:33 Negócios
IPC-S acelera em Salvador e outras três capitais em dezembro - José Cruz/Agência Brasil

A Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentou, nesta quinta-feira (26), os dados do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), no qual foi registrada uma aceleração de 0,08% para 0,17% na terceira quadrissemana de dezembro. O aumento do índice foi influenciado principalmente pelos preços de passagens aéreas e alimentação, que tendem a aumentar devido à demanda sazonal de dezembro.

A FGV analisou sete capitais, das quais quatro apresentaram aceleração no IPC-S. O Rio de Janeiro foi a cidade com maior avanço, subindo de 0,02% para 0,25%. Em seguida, aparecem as cidades de Porto Alegre, com o IPC-S passando de 0,31% para 0,51%. Salvador aparece em terceiro lugar na lista, com uma variação de 0,60% para 0,77%. A cidade de São Paulo completa a lista, registrando um aumento de 0,13% para 0,24%.

Esse movimento reflete a pressão sobre o mercado de passagens aéreas, devido à crescente demanda no período de festas de fim de ano, além do impacto da alta nos preços dos alimentos. Os dados da FGV apontam ainda que as carnes, especialmente o contrafilé, o frango e a costela bovina, continuam sendo os principais responsáveis pelo aumento da inflação.

Fatores que impulsionaram IPC-S

O economista André Braz, que atualmente atua como coordenador do IPC-S na FGV, contou que a aceleração no índice foi impulsionada principalmente pelas altas nos preços das passagens aéreas, o que é comum devido à alta demanda do período das festas de fim de ano. Quanto aos alimentos, Braz reforçou o papel da carne na alta da inflação.

“Normalmente, os volumes de chuva mais elevados — como os previstos para 2025 — não contribuem bem para safras robustas de alimentos in natura. Apesar de pesarem pouco no grupo, as altas que apresentam entre janeiro e março são fortes. Isso deve aparecer de alguma forma no IPC-S das próximas leituras”, declarou o economista.

Desaceleração em outras capitais

Enquanto quatro capitais apresentaram aceleração no IPC-S, outras registraram desaceleração ou deflação. A capital do país, Brasília, foi apontada como a cidade que teve a maior queda no índice, passando de -0,94% para -1,01%. Belo Horizonte e Recife também apresentaram desaceleração, com variações de -0,11% para -0,20% e 0,19% para 0,13%, respectivamente.

Segundo os dados da FGV, essas variações de queda podem ser atribuídas a fatores locais, como a queda no preço da eletricidade e nos produtos alimentícios. A tarifa de energia elétrica, por exemplo, contribuiu para a queda no IPC-S, com a variação de -5,73% para -4,30%. Já o preço de hortaliças e legumes caiu significativamente, passando de -2,24% para -3,72%.

Projeções para 2025

As previsões para 2025 apontam que a pressão sobre os preços de alimentos, especialmente das carnes, deve continuar, já que a sazonalidade das colheitas e a demanda por proteínas podem ocasionar alta nos preços, como aconteceu em 2024. André Braz afirma que existe a expectativa de uma desaceleração no preço das carnes a partir de março de 2025, mas que as pressões inflacionárias ainda devem ser intensas nos primeiros meses do ano.

Assim, o IPC-S no início do próximo ano será fortemente influenciado por esses fatores, com destaque para os preços de passagens aéreas e combustíveis, que historicamente apresentam grandes variações no período de verão e festas de fim de ano. No entanto, os custos com alimentos e transportes devem se manter em patamares elevados.

Influências individuais no IPC-S

Entre os produtos que mais provocam a aceleração do IPC-S, destacam-se as passagens aéreas, devido à demanda sazonal. Já nas carnes, foi registrado um aumento nos preços do contrafilé (7,59%) e frango em pedaços (3,86%). Além disso, serviços como plano de saúde e artigos de vestuário também contribuíram para o aumento da inflação.

Por outro lado, a eletricidade residencial teve uma queda nos preços, com a tarifa chegando a uma queda de -5,73% para -4,30%, o que aliviou um pouco a pressão inflacionária em algumas regiões.

Mais Lidas

Negócios

Últimas Notícias

Prefeitura de Salvador abre seleção com 100 vagas para rede municipal de ensino -
Cidades 26/12/2024 às 22:00

Prefeitura de Salvador abre seleção com 100 vagas para rede municipal de ensino

Processo seletivo tem como objetivo a contratação de profissionais para funções temporárias de professor substituto e coordenador pedagógico


Renata Vidal diz que Festival da Virada fortalece imagem de Salvador como um dos principais destinos do Réveillon -
Cidades 26/12/2024 às 21:32

Renata Vidal diz que Festival da Virada fortalece imagem de Salvador como um dos principais destinos do Réveillon

Titular da Secom também destacou os investimentos da prefeitura em tecnologia, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos espectadores


Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador -
Cidades 26/12/2024 às 21:02

Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador

GCM realizará patrulhamento preventivo, protegerá os equipamentos públicos e controlará o acesso do público em conjunto com outras secretarias


Bruno Reis alfineta governo do Estado após patrocínio ao Pôr-do-Som: ‘Finalmente fez alguma coisa no Réveillon’ -
Cidades 26/12/2024 às 20:46

Bruno Reis alfineta governo do Estado após patrocínio ao Pôr-do-Som: ‘Finalmente fez alguma coisa no Réveillon’

Prefeito também enfatizou a preparação para o Festival Virada Salvador, tratado por ele como o 'maior Réveillon do Brasil'


Isaac Edington ressalta importância do Festival Virada Salvador e destaca: ‘Maior evento em espaços públicos do Brasil’ -
Cultura 26/12/2024 às 20:13

Isaac Edington ressalta importância do Festival Virada Salvador e destaca: ‘Maior evento em espaços públicos do Brasil’

Presidente da Saltur enfatizou que a expectativa é repetir o sucesso dos últimos anos do festival


MP-BA denuncia policiais militares por morte de funcionário da Embasa em Salvador -
Cidades 26/12/2024 às 19:30

MP-BA denuncia policiais militares por morte de funcionário da Embasa em Salvador

Conforme o MP-BA, a investigação da Polícia Civil apontou diversas inconsistências na versão apresentada pelos policiais


Hospital Santa Izabel recebe certificação internacional pioneira em teranóstica -
Saúde 26/12/2024 às 19:00

Hospital Santa Izabel recebe certificação internacional pioneira em teranóstica

Certificação internacional destaca a instituição como referência mundial em medicina nuclear


Moraes mantém prisão de generais acusados de participação em plano golpista -
Política 26/12/2024 às 18:43

Moraes mantém prisão de generais acusados de participação em plano golpista

Decisão do STF mantém detenção de generais envolvidos em trama golpista


Ney Latorraca deixou testamento destinando bens a instituições de caridade: ‘Acho que é assim que tem que ser’ -
Cultura 26/12/2024 às 18:30

Ney Latorraca deixou testamento destinando bens a instituições de caridade: ‘Acho que é assim que tem que ser’

Ele tratava um câncer e morreu devido a sepse causada por uma infecção nos pulmões


Sobe para oito número de mortos em desabamento de ponte que liga Maranhão e Tocantins -
Cidades 26/12/2024 às 18:08

Sobe para oito número de mortos em desabamento de ponte que liga Maranhão e Tocantins

Também foram encontrados um caminhão carregado de ácido sulfúrico, uma moto e uma caminhonete