Governo pretende transferir gestão de 51 aeroportos regionais à iniciativa privada; entenda
Programa AmpliAR foi lançado, oficialmente, nesta terça-feira, pelo Ministério de Portos e Aeroportos

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançou oficialmente, nesta terça-feira (26), o programa AmpliAR, que prevê a concessão de 51 aeroportos regionais à iniciativa privada. A previsão é que as concessionárias que já operam grandes aeroportos no Brasil assumam também a gestão desses terminais menores. O objetivo é modernizar e integrar a infraestrutura aeroportuária regional à malha nacional.
Os aeroportos serão distribuídos em 11 lotes, permitindo que as empresas escolham os ativos de maior interesse estratégico para suas operações. Segundo projeções do Ministério, os contratos devem atrair investimentos de R$ 3,5 bilhões a R$ 5,3 bilhões ao longo das concessões. O modelo prevê um processo competitivo simplificado, com contrapartidas como o aumento no prazo de exploração dos contratos existentes para viabilizar os reequilíbrios econômicos.
A maior parte dos aeroportos incluídos no AmpliAR está localizada na região Norte, que sofre com déficits históricos de infraestrutura e depende fortemente do transporte aéreo para integração e abastecimento. Ao todo, são 15 terminais no Amazonas, 11 no Pará, quatro em Rondônia, dois no Acre, um no Amapá e um no Tocantins. Durante a pandemia de Covid-19, a importância da aviação regional ficou evidente, especialmente no Amazonas, onde apenas três cidades são conectadas por rodovias.
O Tribunal de Contas da União (TCU) já deu aval para o programa, inicialmente limitado a 51 terminais, mas com possibilidade de expansão para até 81 aeroportos, dependendo da receptividade do mercado. A expectativa é de que os primeiros leilões sejam realizados em 2025.
Além dos terminais incluídos no AmpliAR, outros 40 aeroportos regionais permanecerão sob responsabilidade da Infraero, com obras financiadas por recursos públicos. O histórico de precariedade nesses terminais, como pistas e instalações inadequadas, limita atualmente as operações a aeronaves de menor porte, o que reduz a atratividade para grandes companhias aéreas.
Mercado internacional
Especialistas destacam que aeroportos regionais nas regiões Norte e Nordeste têm potencial estratégico para o mercado internacional de aviação, dada a posição geográfica privilegiada do Brasil. Eles poderiam se tornar pontos de conexão para destinos estrangeiros, aumentando a competitividade e ampliando as rotas regionais e internacionais, como por exemplo, a Bahia.
Se bem-sucedido, o AmpliAR será o primeiro programa federal a estruturar e implementar concessões significativas de aeroportos regionais, superando promessas não cumpridas por gestões anteriores desde 2012.
Mais Lidas
Negócios
Alta no preço do cacau impacta indústria de chocolates e Páscoa em 2025
Bahia Farm Show 2025 vai ser ‘histórica’, garante secretário de Agricultura
Teto de juros do crédito consignado do INSS sobe para 1,85% ao mês
Moura Dubeux fatura alto, amplia presença e prepara novos investimentos
Últimas Notícias

Golpe militar: MPF pede retirada de homenagens a colaboradores do regime

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos
Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia
Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026
Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT
Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel
Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica
Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira
Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário
Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então