Estados Unidos: Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete da Casa Branca

Diretora de campanha do republicano foi uma das responsáveis pelo sucesso de sua terceira candidatura


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 08/11/2024 09:47 Internacional
Estados Unidos: Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete da Casa Branca - Reprodução/Instagram @realdonaldtrump

O presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (7), o nome de Susie Wiles para ser a chefe de gabinete da Casa Branca. Com isso, a estrategista se torna a primeira mulher a ocupar o cargo, que é um dos principais do governo, responsável por organizar o tempo e a agenda do mandatário e manter contato com outros departamentos do governo e do poder.

Susie Wiles foi diretora da campanha eleitoral de Trump, sendo uma das principais responsáveis pela eleição do republicano com uma grande margem de vantagem sobre a atual vice-presidente dos EUA, Kamala Harris. Antes de ser anunciada ao cargo de influência no governo americano, ela preferiu se manter longe do foco das atenções. Inclusive, não quis falar no microfone enquanto o presidente eleito comemorava a sua vitória, na madrugada da quarta-feira (6), antes mesmo do resultado oficial da apuração.

A nomeação de Trump é a primeira grande decisão à frente da presidência dos Estados Unidos. Este será um passo fundamental para o seu segundo mandato, já que o republicano deve formar rapidamente a sua equipe de governo.

Mesmo que Susie não tenha muita experiência no Governo Federal, ela possui uma relação próxima ao presidente eleito. Inclusive, seu mérito de controlar os impulsos do republicano durante a campanha eleitoral deve ser reconhecido, já que a chefe de gabinete da Casa Branca conseguiu conquistar o seu respeito e apontar as melhores decisões durante o processo.

Em seu primeiro mandato, Trump passou por uma série de adversidades políticas, já que não planejou de forma cuidadosa a sua equipe de transição. Em vez disso, ele contratou uma mistura de assessores de campanha, familiares e líderes republicanos, o que resultou em um primeiro ano de governo repleto de conflitos internos que dominaram a cobertura da nova administração.

De 2017 a 2021, o republicano teve quatro chefes de gabinete, incluindo um em caráter interino por um ano. Esse número representa o recorde de rotatividade do cargo. Neste período, assessores também foram dispensados e uma parte da equipe de Trump esteve envolvida em disputas ideológicas dentro da Casa Branca.

Por isso, a expectativa é de que Susie Wiles seja a melhor alternativa para controlar este cenário da Casa Branca. Isso porque, espera-se que estrategista política conte com uma equipe mais coesa no segundo mandato do republicano.

Em seu discurso após vitória em 2016, Trump disse que contrataria “apenas as melhores pessoas”. Após eleição deste ano, ele atribuiu os conflitos políticos de seu primeiro mandato à falta de experiência em Washington, o que indica uma mudança de cenário para o segundo mandato.

“Susie é dura, inteligente, inovadora e é universalmente admirada e respeitada. Susie continuará trabalhando incansavelmente para fazer a América grande novamente. É uma honra merecida ter Susie como a primeira mulher chefe de gabinete da história dos Estados Unidos. Não tenho dúvidas de que ela deixará nosso país orgulhoso”, comunicou o presidente dos EUA.

Quem é Susie Wiles?

Susie Wiles é uma estrategista republicana de longa data baseada. Ela dirigiu a campanha de Trump na Flórida em 2016, quando sua vitória no Estado o ajudou a conquistar a Casa Branca. Em 2024, ele também venceu na região.

Além disso, a chefe política também esteve presente na campanha vitoriosa do governador Ron DeSantis em 2018. Antes disso, Susie administrou a campanha de Rick Scott para governador da Flórida, em 2010, e foi gerente da campanha presidencial do ex-governador de Utah, Jon Huntsman, em 2012. Wiles também trabalhou nos gabinetes dos ex-prefeitos de Jacksonville, John Delaney e John Peyton.

Ela foi encarregada de ter as conversas mais difíceis com Trump, considerada por ter alta influência nas decisões do republicano durante a campanha eleitoral. A chefe de gabinete da Casa Branca se relacionava bem com a família do ex-presidente e desenvolveu relações com Robert F. Kennedy Jr e Elon Musk, um dos principais financiadores da campanha presidencial do republicano.

Desde então, Susie Wiles evitou amplamente os holofotes, até mesmo durante o discurso de vitória do presidente eleito. Porém, com a sua nomeação a chefe de gabinete, a estrategista política veterana passa de uma função de bastidores para uma posição de alto nível de conselheira de Donald Trump, uma das funções mais influentes do governo dos Estados Unidos.

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Prefeito e presidente da Câmara lamentam falecimento de filho da vereadora Marta Rodrigues -
Política 13/11/2024 às 21:36

Prefeito e presidente da Câmara lamentam falecimento de filho da vereadora Marta Rodrigues

Marcelo, de 41 anos, estava internado e faleceu nesta quarta. Velório ocorrerá na quinta (14), a partir das 9h, na Capela C do Cemitério Jardim da Saudade


Policiais civis e técnicos da Bahia rejeitam proposta de reajuste do Governo do Estado -
Cidades 13/11/2024 às 21:20

Policiais civis e técnicos da Bahia rejeitam proposta de reajuste do Governo do Estado

Após a votação, os policiais realizaram uma manifestação no bairro Costa Azul, com carro de som, faixas e apitos, o que causou congestionamento no trânsito da área


Praça dos Três Poderes é isolada após explosões próximas ao STF; uma pessoa morreu -
Política 13/11/2024 às 21:00

Praça dos Três Poderes é isolada após explosões próximas ao STF; uma pessoa morreu

Em nota, o STF informou que foram ouvidos 'dois fortes estrondos ao final da sessão, e os ministros foram retirados do prédio em segurança'


Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv -
Cidades 13/11/2024 às 20:40

Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv

Envio do documento está previsto para esta semana


Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025 -
Cultura 13/11/2024 às 20:20

Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025

Mudança foi motivada pela reestruturação realizada pela prefeitura de Salvador após o aumento de público no circuito Dodô (Barra-Ondina)


Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil -
Cidades 13/11/2024 às 19:40

Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil

Luiza Moura avançou para a terceira etapa do 'The Best Speaker Brasil', ficando entre os 100 melhores candidatos dos 19 mil inscritos


Prefeitura de Salvador entrega academia e áreas para comerciantes informais em Narandiba -
Cidades 13/11/2024 às 19:02

Prefeitura de Salvador entrega academia e áreas para comerciantes informais em Narandiba

A nova academia, com 200 metros quadrados, é a 14ª unidade implantada pela Sempre na cidade


Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves -
Cidades 13/11/2024 às 18:54

Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves

A ação, que começou por volta das 16h35, causou um congestionamento significativo na região e foi encerrada por volta das 17h


Estudantes da UFBA vencem competição de aeronáutica e buscam apoio para disputar etapa mundial nos EUA -
Cidades 13/11/2024 às 18:30

Estudantes da UFBA vencem competição de aeronáutica e buscam apoio para disputar etapa mundial nos EUA

Equipe Axé Fly conquistou, no dia 3 de novembro, o tricampeonato nacional na competição SAE Brasil AeroDesign


Com mais de 27 milhões de seguidores, jornal The Guardian abandona o X/Twitter: ‘Plataforma perturbadora’ -
Cidades 13/11/2024 às 18:03

Com mais de 27 milhões de seguidores, jornal The Guardian abandona o X/Twitter: ‘Plataforma perturbadora’

Desde a chegada de Musk, a política de "liberdade de expressão" permitiu o aumento de discursos de ódio e desinformação na plataforma