Bruno diz que já entregou 6.170 unidades habitacionais em Salvador
Prefeito de Salvador planeja expansão de moradias populares com apoio de recursos próprios e internacionais
O prefeito Bruno Reis (União Brasil), afirmou, na manhã desta segunda-feira (26), que Salvador alcançou a marca de 6.170 unidades habitacionais entregues nos últimos anos. O candidato à reeleição destacou novas iniciativas na área habitacional, reforçando o compromisso da sua gestão com a moradia popular.
“Temos previsão de outros empreendimentos com recursos próprios, a exemplo da comunidade do Pé Preto, no Nordeste de Amaralina, a Cidade de Papel, no Bairro da Paz, e também empreendimentos financiados por organismos internacionais, em Vila Mar”, afirmou Bruno Reis durante sabatina na rádio Sociedade.
Com foco em parcerias e diferentes fontes de recursos, Bruno Reis destacou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); o Minha Casa, Minha Vida (MCMV); o antigo Casa Verde e Amarela; e operações de crédito, além do uso de verbas municipais. “Salvador é diferente de outras prefeituras e até mesmo do governo do Estado. Sem querer fazer críticas, você não vê um programa habitacional com dinheiro do Estado, que vive exclusivamente do Minha Casa, Minha Vida. Aqui, não. Aqui nós construímos Barro Branco, Baixa Fria, Mané Dendê”, citou.
Obras em andamento
Para os próximos 4 anos, segundo o prefeito, já estão em andamento outras ações que incluem a construção de moradias na bacia do rio Mané Dendê, projetos habitacionais no Calabetão e Nova Constituinte, além de programas de urbanização em comunidades como Pé Preto, Vila Mar e Cidade de Papel. No Subúrbio, por exemplo, já foram entregues 260 unidades habitacionais e estão previstas mais 710, totalizando 970 moradias.
O projeto para Vila Mar, no bairro de Nova Brasília, também está em desenvolvimento e tem previsão de conclusão até dezembro. Esta iniciativa conta com o apoio da Global Cities Finance Facility, da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ) e da Rede C40. As obras estão previstas para começar no início do próximo ano, com uma fase inicial de diálogo com os moradores para apresentar o projeto e atender às necessidades específicas das famílias.
Bruno Reis reafirmou o compromisso da Prefeitura em continuar investindo recursos próprios e habilitando a cidade em projetos do Minha Casa, Minha Vida, visando reduzir o déficit habitacional. O prefeito também revelou que já foi assinado um contrato com o MCMV para a construção de mais 2 mil unidades habitacionais em Salvador, com início previsto para setembro.
Centro Histórico
Além das ações voltadas para as periferias, o plano de governo do candidato à reeleição inclui um programa de habitação para o Centro Histórico, para atender não só a demanda por moradia, como também recuperar imóveis abandonados ou em condições precárias e restaurar o patrimônio arquitetônico da região. As primeiras intervenções ocorrerão nas áreas do Pilar e Corpo Santo, gerando cerca de 650 novas moradias, beneficiando tanto as famílias locais quanto trabalhadores, artistas e funcionários públicos.
Leia também:
Bruno Reis destaca investimentos em bairros pobres e promete segundo mandato melhor
Kleber Rosa promete ‘governar com o povo e para o povo’
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso
Lula comenta plano de golpe e tentativa de envenenamento revelados pela PF e ironiza: ‘Não deu certo, nós estamos aqui’
Além do petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também eram alvos do planos
Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 são indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe
Investigação revelou que os suspeitos se organizaram em grupos com tarefas específicas
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Evento reúne lideranças, filiados e simpatizantes na Sociedade Protetora dos Desvalidos