Davidson ressalta importância do Festival de Maragogipinho: ‘Geração de emprego e renda e valorização cultural’
Evento teve início na quinta-feira (14) e segue até o domingo (17), com uma programação que celebra mestras e mestres ceramistas, artesãs e artesãos do Recôncavo
O II Festival da Cerâmica Maragogipinho segue nesta sexta-feira (15) com uma programação que celebra mestras e mestres ceramistas, artesãs e artesãos do Recôncavo baiano. O evento, que teve início na quinta-feira (14) ocorre até o domingo (17).
Durante estes dias haverá manifestações culturais, apresentações de grupos regionais, Feira Artesanato da Bahia, visitas guiadas às mais de 140 olarias locais, Feira Afro Bahia, cinema, gastronomia, roda de conversa e shows musicais de nomes como Sandra Sá, Luiz Caldas, Jau, Sambaiana, Aloísio Menezes, Dão Black, além de artistas da região.
Durante visita ao Festival, o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, destacou que esta segunda edição é um reconhecimento à importância da região, reconhecida pela UNESCO, desde 2004, como maior centro cerâmico da América Latina.
“É o maior centro de produção de cerâmica da América Latina e efetivamente não tinha sido dado essa dimensão. Nós começamos aqui com uma feira, depois vimos que era muito pequena e fizemos o primeiro festival, que foi um sucesso. Esse segundo já é cravando no calendário do artesanato nacional e também no calendário do turismo”, afirmou o secretário.
O secretário também destacou a importância de valorizar as especificidades locais em um mundo cada vez mais globalizado, pois, segundo ele, “essas especificidades locais, territoriais, é que dão valorização e que fazem a atração do turismo”. Para Magalhães, eventos como o Festival são fundamentais para impulsionar o turismo e a economia de Maragogipinho.
Na avaliação de Davidson, outro ponto importante que resulta do evento é a geração de emprego e renda, além da atuação do governo na preservação e promoção do saber fazer artesanal. “Aqui é uma ação que tem tudo a ver com a geração de emprego e renda, com a valorização cultural e uma preocupação adicional, que é não perder o saber fazer”, destacou.
“Se nós não valorizamos essa ação, se não damos dimensão nova a ela, se não incorporamos os novos elementos, como a venda e-commerce, como os eventos internacionais, você não estimula a juventude a dar continuidade a isso e o saber fazer pode ser interrompido”, complementou.
Nesta quinta-feira (14), o Festival teve início às 15h com apresentação da Fanfarra Bampita, seguida pela Roda de Conversa “A importância da Patrimonialização para Maragogipinho”, às 17h30. Em seguida, artesãs e artesãos se reúnem na Praça Matriz para uma sessão especial de cinema, com exibição do minidocumentário “Em Torno do Barro”, produzido pela UFRB, sobre os mestres ceramistas, e também exibição do videoclipe de animação “Anjo de Barro”, de Ionã Scarante e Eudaldo Monção Jr.
Às 19h, Dão Black abre a programação musical do Festival com um show especial em que ele canta os sucessos de Roberto Carlos. Além dele, haverá ainda apresentações de Sambaiana, e da Banda Oliveira, que convida Luiz Caldas.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Cultura
BaZá RoZê reúne artistas e sabores em versão pocket
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Lucas Gerbazi lança single e promove show ‘Choque Baiano’ em Salvador
Últimas Notícias
SSP, CBF e Arena Fonte Nova finalizam esquema de segurança para Brasil x Uruguai
Representantes da Federação Baiana de Futebol, CCR Metrô Bahia e Guarda Municipal também participaram das definições
Autor de atentado ao STF se deixou levar pelo ódio, diz irmão
Polícia Federal apura como Francisco financiava sua permanência em Brasília e se ele agiu sozinho ou contou com apoio para realizar o ataque
Novembrinho Azul alerta para cuidados essenciais com crianças e adolescentes
Objetivo é diagnosticar precocemente condições que podem afetar a saúde dos meninos
Aeronave com destino ao Qatar faz pouso forçado em Salvador após problema técnico
Avião partiu de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Doha
‘Estamos confiantes de que a taça será nossa’, crava diretor do Juazeirense sobre Campeonato Baiano 2025
Conselho Técnico do Campeonato Baiano Série A 2025 se reuniu na manhã desta quinta
Salvador sedia 49° Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa
Competição reúne 272 representantes de dezenas de estados no Fiesta Bahia Hotel
Após longas filas para embarcar, passageiros enfrentam calor extremo no ferry-boat e cobram melhorias
Sem ventilação, usuários que se veem obrigados a encontrar manobras para suportar o calor
Presidente da Febraban destaca pioneirismo bancário e alerta sobre insustentabilidade fiscal do Brasil
Ele reafirmou que o Brasil tem um grande potencial, mas não tem conseguido alcançá-lo.
Bahia é o segundo estado com maior número de beneficiários do Bolsa Família
No recorte regional, o Nordeste é a região com o maior número de beneficiários
Sede do PT é vandalizada e furtada durante sétima invasão em um ano
Partido pretende priorizar a recuperação do prédio e reorganizar suas atividades