Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’
De acordo com cantor, embora deva existir espaço para todos os estilos, é necessário respeitar artistas que carregam identidade junina

O cantor Adelmário Coelho analisou, nesta sexta-feira (11), a inclusão de outros ritmos nas festas de São João. Durante entrevista ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM), comandado pelos jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, o artista com mais de 30 anos de carreira dedicados ao forró tradicional, defendeu que haja espaço para todos os estilos, mas defendeu a importância do respeito aos artistas que carregam a identidade junina.
“O espaço é possível para todo mundo, desde que sejam respeitados os atores principais. Eu não tenho nada contra. Por exemplo: eu vou fazer um show 13 de junho, em Caruaru. E logo depois é Léo Santana. Nesse momento que é tradicionalmente forró, mas naquele dia ali, percentualmente, só tem ele. O resto tudo é forró. Cabe!”, observou.
Fortalecimento do São João como destino turístico: ‘Falta o setor público pisar no acelerador’
Ao falar sobre os festejos, Adelmário defendeu que o São João tem potencial de se consolidar como um produto turístico nacional, e lamentou a falta incentivo dos governos.
“Eu vi governos atrás, o próprio governador Jacques Wagner. Eu inclusive participei ativamente na secretaria com o secretário interino Domingos Leonelli de uma frente nesse sentido. Até fomos divulgar o São João da Bahia fora de Salvador e também no terreno turístico nacional. São Paulo, Rio, Minas, essas cidades que vêm mais pra cá. Fizemos isso. Deu uma desacelerada muito grande”, pontuou.
Na avaliação do artista, iniciativas como essa possuem a “capacidade de trazer o turista” e de fazê-los conhecerem “essa grande festa”. Ainda segundo ele, o compromisso do poder público é essencial.
“Você chega aqui, a fogueira está acesa em mais de 400 cidades só na Bahia. Aí você expande isso, claro, vai em escala menor até pelas potências dos estados. Mas aqui é uma fogueira acesa, brilhosa, cara. Falta, e aí é missão do setor público, pisar nesse acelerador. Mas eu achei que deu uma recuada grandiosa nesse campo”, avaliou.
Fim das festas privadas no São João
Outro ponto abordado pelo cantor foi o fim das festas privadas no São João. Ao ser questionado sobre o tema, Adelmário lamentou o enfraquecimento do setor e explicou que o cenário ocorre em função da oferta de grandes atrações em praças públicas.
“Lamentavelmente, elas não tiveram mais espaço. E você responde com o investimento que o setor público faz hoje nas atrações em praça. Se eu tenho uma atração de graça, como é que eu vou pagar para assistir ela? É lógico que o público entende dessa forma. Não porque é tudo liberado, mas eu vou ter esse artista daqui a pouquinho ali em cima do palco, de forma gratuita”, justificou.
‘Saudades Bê’ é aposta de Adelmário Coelho para o São João
Durante a entrevista, Adelmário também destacou o lançamento de sua nova música de trabalho: Saudades Bê, que chegou às plataformas digitais nacionalmente nesta sexta. Segundo ele, se trata de uma música que “dialoga com todas as gerações”.
Outro ponto abordado pelo artista foi a importância das redes sociais e plataformas de streaming na divulgação dos artistas independentes. “Hoje a gente já tem também essa ajuda das mídias, das redes sociais, das plataformas. E não deixa de ser uma grande ajuda, principalmente pros cantores independentes que não têm gravadora. Isso aí não existe mais. Todo mundo faz seu trabalho em sua casa mesmo e sai vendendo aí”, afirmou.
Homenagem a Antônio Barros e valorização dos compositores
Na ocasião, o artista também prestou homenagem a Antônio Barros, um dos maiores compositores da música nordestina, que faleceu recentemente aos 96 anos. “Vamos aqui render uma homenagem a um dos maiores do Brasil, Antônio Barros, que nos deixou a semana passada, com 96 anos. ‘Morena, diga onde é que tu tava, onde é que tu tava?’ Mais de 700 músicas gravadas”, contou o artista.
Ele também lembrou da canção ‘Procurando Tu’, interpretada pelo Trio Nordestino. “O Lindu, Cobrinha e Coronel, três baianos assim, intocáveis, né? Jogaram até com o Roberto Carlos em 1970, 1972. Venderam mais de um milhão de cópias. Diga aí se é coisa pequena!”, homenageou o artista.
Ao falar sobre os compositores, Adelmário enfatizou que sua nova música Saudades Bê, também valoriza os artistas locais.
“Essa música que estou lançando agora é de um compositor baiano, Allan Requião. É um menino aqui da Bahia, criativo. Já gravei algumas canções dele. Como já gravei aqui da Bahia também Samir Trindade, que é estourado no segmento do axé. Um cara competentíssimo. O Antônio Cordel me deu a música do ano passado, que também foi, além de um grande cantor, um compositor extraordinário. Mas vou fazer a saudação em nome do nosso maior, nosso mestre saudoso, Antônio Barros”.
Triângulo do Forró e agenda de shows
Por fim, Adelmário anunciou a realização do projeto “Triângulo do Forró”, em parceria com os forrozeiros Flávio José e Dorgival Dantas. O trio se apresentará em Lauro de Freitas no dia 9 de maio, no Armazém Convention.
“Ano passado foi no Armazém, ali em Vilas, Lauro de Freitas. Quem não conhece, um local muito bacana. Mais de seis mil pessoas estiveram conosco lá. Ingressos esgotados e vai ser uma festa muito bacana. Dia 30 de abril vamos estar em Aracaju, dia 9 aqui em Salvador e dia 10 em Feira de Santana”, revelou. Em Feira, o show será realizado no Ária Hall.
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia