PT acusa traição de aliados após apoio à urgência do PL da Anistia

Movimentação de deputados federais da base governista gera crise interna e expõe tensão entre Planalto e Congresso


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 16/04/2025 12:38 • Política
PT acusa traição de aliados após apoio à urgência do PL da Anistia - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A apresentação do requerimento de urgência para a tramitação do projeto de Lei que propõe anistia a condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 gerou uma reação intensa dentro do governo federal. A articulação, que contou com 262 assinaturas, foi vista por lideranças petistas como um “rompimento” de parlamentares da base aliada com o Palácio do Planalto.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), foi direto ao apontar a gravidade do gesto. “Não é o governo que está retaliando, é o deputado que está fazendo opção de romper com o governo. Não é razoável o governo aceitar alguém que queira anistiar quem tentou matar o Lula”, afirmou o parlamentar, em entrevista à GloboNews nesta terça-feira (15).

Das 262 assinaturas válidas no requerimento, 146 vieram de partidos que têm ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como União Brasil, Progressistas (PP), Republicanos, PSD e MDB.

Deputados da base pressionados pelas redes sociais

A movimentação causou perplexidade dentro da articulação política do governo. O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, classificou o projeto como “a maior afronta à democracia nacional desde a redemocratização”.

“Comigo não tem acordo, eu sou contra o projeto da anistia em qualquer hipótese”, declarou em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Wagner ainda avaliou que a eventual aprovação da proposta representaria uma ruptura institucional. “Eu tenho preocupação se a Câmara entender que é digno de anistia aquilo que foi feito no 8 de janeiro. Aí eu acho que a classe política pirou. Então, eu não acredito que passe o projeto da anistia”.

Segundo o senador baiano, muitos parlamentares da base assinaram o pedido de urgência sob forte influência das redes sociais. “Não tem nada a ver com a base do governo. Isso tem a ver com isso aqui [mostra o celular], uma gente que é escravo da rede social, que ouviu ‘assine, assine, assine’”, ironizou.

Oposição a Bolsonaro e crise de fidelidade

Para Wagner, o avanço do projeto não beneficiaria o governo nem do ponto de vista eleitoral, tampouco da narrativa. “Estou pouco me lixando se Bolsonaro vai ser ou não vai ser candidato. Não quero que façam com ele o que fizeram com Lula, eu quero que ele tenha pleno direito de defesa, todos eles”, disse, ponderando que o ex-presidente é o nome mais frágil da oposição.

Já Lindbergh Farias apontou que os signatários do pedido “estão se associando a um projeto criminoso de rasgar a Constituição para tentar uma anistia de toda força para o Bolsonaro”. O líder petista minimizou o impacto imediato do requerimento.

“Eles estão dando como fato que conseguir as assinaturas significa que o projeto será pautado. Isso é falso”, afirmou, demonstrando confiança de que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não colocará o tema em votação.

Decisão final está nas mãos de Hugo Motta

Apesar da pressão, a apresentação de um requerimento de urgência não garante que a proposta seja analisada. A decisão de pautar o projeto depende exclusivamente de Hugo Motta, que, segundo a Coluna do Estadão, tem evitado aprovar esse tipo de regime para preservar o papel das comissões.

Durante sua campanha à presidência da Câmara, Motta prometeu não repetir o modelo de seu antecessor, Arthur Lira, que dava prioridade a urgências em detrimento do debate nas comissões. Nos bastidores, o presidente da Câmara busca um acordo entre os Poderes para reavaliar penas e reduzir tensões políticas em torno dos condenados pelos atos golpistas.

Veja quantos deputados de cada partido assinaram pedido de urgência

A seguir, o número de deputados por partido que assinaram o requerimento:

  • PL: 90 de 92 deputados
  • União Brasil: 40 de 59
  • PP (Progressistas): 35 de 48
  • Republicanos: 28 de 45
  • PSD: 23 de 44
  • MDB: 20 de 44
  • Podemos: nove de 15
  • PSDB: cinco de 13
  • Avante: quatro de oito
  • Novo: quatro de quatro
  • Cidadania: três de quatro
  • PRD: três de cinco

Governo tenta reagir à queda de popularidade

Em meio à crise, Jaques Wagner também avaliou os desafios políticos do governo e identificou os preços dos alimentos como fator central da queda de aprovação do presidente Lula. “Dói muito mais no povo a carestia do que as pautas identitárias”, observou.

Sobre segurança pública, o senador baiano declarou que a PEC da Segurança Pública tem chances reais de avançar. “O povo não nos julga pelo problema, nos julga pela nossa postura frente ao problema”, afirmou.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Flávio José e Jorge e Mateus arrastam multidão no terceiro dia do São João de Santo Antônio de Jesus, que reuniu mais de 100 mil pessoas -
Cultura 22/06/2025 às 16:20

Flávio José e Jorge e Mateus arrastam multidão no terceiro dia do São João de Santo Antônio de Jesus, que reuniu mais de 100 mil pessoas

Momento mais aguardado ficou por conta da dupla Jorge e Mateus, que fez o público cantar em coro seus maiores sucessos


China condena ataques dos EUA ao Irã e alerta para risco de guerra nuclear no Oriente Médio -
Internacional 22/06/2025 às 15:30

China condena ataques dos EUA ao Irã e alerta para risco de guerra nuclear no Oriente Médio

Bombardeios a instalações nucleares iranianas provocam reação internacional; China, UE e Omã pedem cessar-fogo e diálogo imediato


Clubes brasileiros brilham no Mundial de Clubes 2025: veja as chances de classificação após a 2ª rodada -
Esporte 22/06/2025 às 14:40

Clubes brasileiros brilham no Mundial de Clubes 2025: veja as chances de classificação após a 2ª rodada

Times do Brasil seguem invictos e lideram seus grupos; Flamengo já está nas oitavas, enquanto Fluminense surpreende e assume a liderança do grupo mais equilibrado da competição


Deputada de oposição a Trump pede impeachment do presidente após ataque ao Irã -
Internacional 22/06/2025 às 13:50

Deputada de oposição a Trump pede impeachment do presidente após ataque ao Irã

Decisão unilateral do presidente norte-americano provoca reação no Legislativo e alerta da ONU sobre risco de escalada internacional


Camaforró 2025 promove inclusão com intérpretes de Libras e espaço acessível para pessoas com deficiência -
Cultura 22/06/2025 às 13:00

Camaforró 2025 promove inclusão com intérpretes de Libras e espaço acessível para pessoas com deficiência

Festa junina de Camaçari adota medidas inéditas de acessibilidade e fortalece diversidade com destaque para o Caramanchão


Lula vai participar pela 4ª vez seguida do 2 de Julho; aposta é de conter desgaste político e reforçar apoio no Nordeste -
Política 22/06/2025 às 12:10

Lula vai participar pela 4ª vez seguida do 2 de Julho; aposta é de conter desgaste político e reforçar apoio no Nordeste

Presidente deve marcar presença no desfile cívico de Salvador e retomar discurso sobre nova leitura da independência do Brasil


Estados Unidos bombardeiam instalações nucleares do Irã e elevam tensão global -
Internacional 22/06/2025 às 11:20

Estados Unidos bombardeiam instalações nucleares do Irã e elevam tensão global

Ataques atingem principais centros de enriquecimento de urânio iranianos; Israel endurece restrições e Congresso dos EUA avalia resposta institucional


Camaforró 2025 atrai mais de 80 mil pessoas e celebra o forró com shows até o amanhecer -
Cultura 22/06/2025 às 10:30

Camaforró 2025 atrai mais de 80 mil pessoas e celebra o forró com shows até o amanhecer

Segunda noite do evento em Camaçari reúne grandes nomes do forró e conta com forte esquema de segurança e clima de tranquilidade


Tony Salles e Filomena Bagaceira são destaques no São João da Bahia; noite de sábado teve mistura de pagodão e forró -
Cultura 22/06/2025 às 09:40

Tony Salles e Filomena Bagaceira são destaques no São João da Bahia; noite de sábado teve mistura de pagodão e forró

Apresentações no Parque de Exposições atraem multidão e celebram os ritmos do axé, pagode e forró na noite de sábado


Com chapéu icônico e hits apaixonados, Natanzinho Lima agita São João 2025 em Salvador -
Cultura 22/06/2025 às 08:57

Com chapéu icônico e hits apaixonados, Natanzinho Lima agita São João 2025 em Salvador

Apresentação no subúrbio de Paripe marca estreia do cantor cearense nas festas juninas da capital baiana