Coautores de ‘Caranguejo’ defendem Claudia Leitte e confirmam consulta sobre alteração na letra
Luciano Pinto e Alan Moraes afirmaram que houve concordância entre os compositores e destacaram o respeito demonstrado pela cantora durante o processo
Os músicos Luciano Pinto e Alan Moraes, coautores da música “Caranguejo”, defenderam a cantora Claudia Leitte na polêmica envolvendo a modificação da letra da canção. Em carta enviada à coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, nesta sexta-feira (17), os artistas rebateram a declaração de outros dois compositores da faixa, que afirmaram não terem sido consultados sobre a substituição do trecho “saudando a rainha Iemanjá” por “eu canto meu rei Yeshua”.
A composição de “Caranguejo” é assinada por Luciano, Alan, Durval Luz e Nino Balla.
“Houve, sim, uma conversa. A artista Claudia Leitte fez uma consulta verbal com todos os compositores e possíveis reclamantes. Ela perguntou, sim, o que achávamos, se podia alterar uma palavra na letra, mudando Iemanjá por Yeshua, e explicou o significado da palavra Yeshua”, afirmaram.
Eles acrescentaram que houve concordância entre os compositores e destacaram o respeito demonstrado pela cantora durante o processo: “Houve ali uma concordância de todos. Ela sempre foi e continua sendo amável, cuidadosa e respeitosa com todos do grupo, músicos, equipe e compositores também”.
No final do ano passado, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito civil para investigar se a artista cometeu racismo religioso pela alteração da letra.
Durval Luz anuncia processo contra a cantora
Em entrevista ao portal Leo Dias, Durval Luz, outro autor da faixa, afirmou que pretende processar Claudia Leitte por intolerância religiosa. Ele alegou que a cantora não consultou os compositores ou a banda sobre a remoção da referência a Iemanjá, entidade ligada às religiões de matriz africana. Segundo ele, Nino Balla também ingressará no processo.
A versão, no entanto, foi contestada por Luciano Pinto. Ainda em fala à coluna Mônica Bergamo, o músico afirmou ter ficado surpreso com as declarações de seus colegas. Embora não se recorde da data exata, ele disse que a conversa sobre a alteração ocorreu por volta de 2012, antes da gravação do DVD Axemusic, quando a nova versão da música foi incluída.
Anteriormente, em 2004, Claudia gravou “Caranguejo” em sua versão original, quando ainda fazia parte do grupo Babado Novo. A cantora se tornou evangélica há 12 anos, e o termo Rei Yeshua significa Jesus em hebraico.
“Claudia não chegou alterando sem explicar, sem perguntar e sem ter a certeza do ok de todos. Não houve nenhuma ação hostil, ameaçadora ou condicional imposta por ela e, como a relação era de amizade, parceria, não achamos que precisava de um documento assinado ou vídeo gravado sobre esse assunto”, apontaram os músicos na carta.
Alteração não teve impacto na obra e na arrecadação
No texto, Luciano e Alan defenderam que a troca do nome não alterou a estrutura da música e não prejudicou a arrecadação de direitos autorais.
“A troca dos nomes não alterou a estrutura da música, não mudou a forma, ritmo, harmonia e nem melodia. Essa mudança não prejudicou em nada a arrecadação de direitos autorais de vendagens de CD ou DVD e nem da execução publica recolhida pelo Ecad [instituição privada que recolhe e distribui os direitos autorais das músicas aos autores e demais titulares]”.
Os músicos afirmaram também que, na época, não houve questionamentos relacionados a intolerância religiosa: “Todos os compositores da música faziam parte da banda e, com isso, não só aceitaram a mudança como tocávamos a música em shows, em gravações e programas de TV”, complementaram.
Claudia Leitte defende discussão séria sobre racismo
Após o início da polêmica, Claudia Leitte se manifestou afirmando que “racismo é uma pauta para ser discutida com muita seriedade, não de forma tão superficial”.
“Eu prezo muito pelo respeito, pela solidariedade, pela integridade. A gente não pode negociar esses valores de jeito nenhum, nem colocar isso dessa maneira, jogado ao tribunal da internet. É isso”, afirmou a cantora.
Mais Lidas
Natuza Nery é ameaçada por policial civil em supermercado de São Paulo
BBB 25: prêmio final pode chegar a valor recorde de até R$ 6 milhões
Boninho negocia com SBT novos projetos após saída da Globo
Coluna Ohh!
Luiz Bacci deixa Record TV após 15 anos na emissora
BBB 25: prêmio final pode chegar a valor recorde de até R$ 6 milhões
Boninho negocia com SBT novos projetos após saída da Globo
Últimas Notícias
Margareth Menezes anuncia vendas de ingressos para show com Ivete e Daniela
Otto confirma indicação de Adolfo à reeleição na AL-BA e diz que PT vai indicar o candidato a vice
Senador contou que a definição ao apoio ocorreu por unanimidade e não enfrentou qualquer objeção
UFBA oferece mais de 6 mil vagas em 100 cursos de graduação pelo Sisu em 2025
Resultado da chamada será divulgado em 26 de janeiro, com a ocupação da chamada regular ocorrendo entre 27 de janeiro e 4 de fevereiro
Rui Costa nega enfraquecimento de Haddad após polêmica do Pix: ‘Saiu mais forte’
Segundo Rui, o governo federal nunca cogitou a tributação do meio de pagamento
BBB 25: Diego Hypolito relembra quedas em Olimpíadas: ‘Humilhação gigantesca’
Alimentação de Gracyanne Barbosa, que experimentou a rabada pela primeira vez e passou mal, também ganhou destaque
Cheiro de Amor celebra 45 anos com show especial e gravação de audiovisual nesta quinta-feira
Por meio de nota, Márcia Freire, uma das ex-vocalistas mais emblemáticas da banda, informou que sua ausência na gravação ocorrerá por 'motivos pessoais'
Bruno Reis diz que está ‘tudo pronto’ para o Carnaval e assegura fortalecimento do sábado no Campo Grande
Conforme o gestor municipal, o objetivo da medida é descentralizar o fluxo de foliões do circuito Barra-Ondina
Operação Volta às Aulas: Ibametro fiscaliza mais de 98 mil itens escolares na Bahia
Fiscalização garante segurança e qualidade de materiais escolares
Prefeitura de Salvador entrega 150 casas reformadas pel Morar Melhor em Valéria
Iniciado em 2015, o programa já soma 1.078 residências entregues na localidade
Com alvorada e missas, Festa de São Lázaro será celebrada neste domingo em Salvador
Tradicional celebração religiosa acontece na Igreja São Lázaro e São Roque, no bairro da Federação, com missas, procissão e sincretismo religioso
Dúvida sobre nome de Bolsonaro adia definição de candidato para 2026, afirma Zema
No entanto, governador de Minas reconhece que ex-presidente ainda é visto principal nome da direita para 2026