Estudantes de escolas estaduais da Bahia podem emitir nova carteira de identidade durante as férias
Iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto de Identificação Pedro Mello, o SAC e a Secretaria da Educação

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou, na manhã desta segunda-feira (20), no Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, por meio do Projeto Férias na Escola. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), o SAC e a Secretaria da Educação, e busca atender estudantes da rede estadual.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a distribuição de 120 senhas por dia, totalizando 600 ao longo da semana. “Este projeto nos possibilita ampliar o serviço e garantir à comunidade escolar acesso a diversos benefícios”, destacou o diretor-adjunto do Pedro Mello, Jorge Ressurreição.
Colégios contemplados no projeto
Além do São Daniel Comboni, outras escolas receberão a ação, incluindo o Colégio Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; David Mendes Pereira, em São Marcos; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas.
“Esta é uma ação intersetorial que tem como principal objetivo facilitar o acesso à cidadania”, afirmou a diretora de Operações do SAC, Nilza Rios.
O Projeto Férias na Escola está em sua segunda edição e visa oferecer atividades variadas durante o período de recesso. Oficinas de arte, cultura e esporte são realizadas para promover aprendizado em um ambiente seguro.
“Queremos aproveitar as férias para proporcionar aos estudantes mais oportunidades de aprendizagem com a realização de oficinas de arte, cultura e esporte, em um ambiente seguro, com alimentação escolar garantida e de qualidade”, explicou a chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Luciana Menezes.
Educação estadual é ampliada
A matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2025 foi iniciada na segunda-feira (13) e acontece até esta terça-feira (21). De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEC), as novidades incluem a expansão da Educação Integral e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Totalmente digital, o processo é realizado exclusivamente pelo portal.
Crescimento em ofertas
A Educação Integral estará disponível em 311 unidades escolares em 2025, distribuídas em 267 municípios, ampliando as oportunidades para milhares de jovens baianos. A novidade contempla 89 novas cidades, totalizando mais de 40 mil vagas para estudantes em tempo integral.
“Estamos garantindo educação de qualidade, com mais tempo dedicado à formação integral dos estudantes. Esse modelo oferece oportunidades mais completas de aprendizagem e convivência”, explicou Ricardo Costa de Moraes, superintendente de Planejamento Operacional da SEC.
Governo convoca professores aprovados em concurso
O Governo do Estado convocou mais 213 professores da Educação Básica, aprovados no processo seletivo simplificado regido pelo Edital SEC/Sudepe nº 18/2022. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (17). Segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEC), a iniciativa faz parte do esforço para atender as demandas emergenciais das unidades escolares, preenchendo vagas temporárias por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O edital previa, inicialmente, um total de 1.119 vagas, tendo em vista o reforço da equipe pedagógica.
Os candidatos convocados devem encaminhar a documentação necessária a partir da próxima quarta-feira (22) até o dia 4 de fevereiro. Os documentos digitalizados devem ser enviados para o e-mail, onde será realizada uma análise preliminar pela Coordenação de Provimento e Movimentação.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026
Anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, por meio das redes sociais

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia
Tricolor atua com time alternativo na Fonte Nova, esbarra na defesa do América de Cali e vê camisa 10 ser expulso no fim

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo
Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa
Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço
Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira
Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo
Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região
Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista
Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário
Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça