Dúvida sobre nome de Bolsonaro adia definição de candidato para 2026, afirma Zema
No entanto, governador de Minas reconhece que ex-presidente ainda é visto principal nome da direita para 2026

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), admitiu a possibilidade de ser candidato à Presidência da República em 2026, mas destacou que a situação de inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) tem atrasado a decisão sobre o nome da direita para a disputa eleitoral. A declaração foi feita durante entrevista ao jornal O Globo, publicada no domingo (19).
Inelegibilidade de Bolsonaro ainda é incógnita para direita
Zema reconheceu que Bolsonaro ainda é visto como a principal figura da direita para 2026, caso consiga reverter sua inelegibilidade. “Tenho feito reuniões regulares com governadores de direita. O grupo está de acordo que, caso Bolsonaro tenha condição de disputar, ele é o candidato mais viável. Caso não tenha, tentaremos encontrar outro nome. Eu posso, sim, ser considerado viável e vir a ser escolhido”, afirmou.
No entanto, o governador mineiro admitiu que a situação indefinida do ex-presidente impacta a construção de uma candidatura alternativa no campo da direita. “Essa indefinição sobre ele ser ou não candidato, com toda certeza, acaba postergando essa decisão e o trabalho que já poderia estar acontecendo”, destacou.
Postura de Zema em relação às investigações
Zema preferiu não se posicionar diretamente sobre o indiciamento de Bolsonaro pela Polícia Federal, mas reafirmou seu apoio às investigações. “Eu sou favorável a toda investigação. Se há suspeita, que seja investigado. Quem não deve, não teme. Sou favorável à democracia, nunca apoiaria nenhum golpe e, se alguém fez algo errado, que se explique”, disse.
Apesar de divergências políticas pontuais, Zema reconheceu a importância do diálogo com Bolsonaro. Ele mencionou que, durante as eleições de 2022, tentou alinhar o apoio do ex-presidente em Minas Gerais, mas não teve sucesso. “Conversei com Bolsonaro para caminharmos juntos aqui em Minas, mas, infelizmente, não deu certo. Ele lançou o senador Carlos Viana, e isso poderia ter me custado a eleição em primeiro turno”, relembrou.
Outros nomes da direita para 2026
Além de sua própria eventual candidatura, Zema apontou outros governadores como potenciais governadores da direita para as eleições presidenciais de 2026. Entre eles, destacou Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás; e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná.
“Tarcísio teria, na minha opinião, toda a condição, mas tem dito que quer ser candidato à reeleição. Me dou muito bem com Caiado e Ratinho. Da mesma maneira que eu, estão concluindo seu segundo mandato, são bem avaliados e representam bem a direita. São ótimos nomes”, avaliou Zema.
Questionado sobre a possibilidade de ser vice em uma eventual chapa com algum desses nomes, o governador mineiro rejeitou a ideia, afirmando que não quer ser uma figura simbólica no processo. “Não quero ser rainha da Inglaterra”, enfatizou.
Perspectivas para Minas Gerais
Zema também comentou o cenário político para as eleições estaduais de Minas Gerais. Ele citou Rodrigo Pacheco (PSD), Alexandre Kalil (PSD) e Alexandre Silveira (PSD) como os principais nomes da esquerda na disputa pelo governo estadual.
O governador reafirmou seu apoio ao atual vice-governador, Professor Mateus (Novo), mas deixou aberta a possibilidade de reconsiderar essa posição para garantir o apoio do bolsonarismo em sua eventual candidatura à Presidência. “Se for necessário rever isso para obter apoio em uma escala nacional, essa possibilidade não está descartada”, explicou.
Cenário político indefinido
As declarações de Zema reforçam o clima de incerteza no campo da direita para as eleições presidenciais de 2026. A situação de Bolsonaro, somada à falta de articulação em torno de um nome de consenso, mantém o grupo em compasso de espera. Zema, no entanto, se apresenta como uma figura influente nesse processo, enquanto avalia seu espaço político em nível nacional e em Minas Gerais.
Mais Lidas
Política
Presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes é sequestrado no Rio Vermelho
Últimas Notícias

Uso excessivo de telas: Especialista revela impactos e como isso pode destruir seu sono e sua saúde
Neuropediatra Fernanda Dubourg explica como luz artificial dos dispositivos eletrônicos impacta na qualidade do sono

Faturamento da indústria cresce 3,3% em janeiro, aponta CNI
Demanda por bens industrializados impulsiona resultados, mas cenário futuro preocupa

Exposição ‘Zumvi – A Bahia em Festa e Resistência’ encerra neste sábado na Casa do Benin
Mostra fotográfica e lançamento de livro celebram cultura negra em Salvador

Terror no campo: denúncias revelam assassinato de indígena e invasões de fazendas na Bahia
Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na AL-BA, denuncia cenário alarmante de violência no Extremo-sul do Estado

Lula questiona preço do ovo e diz querer descobrir quem ‘passou a mão’ no valor
Segundo o petista, governo está empenhado em entender o que está por trás desse aumento

Prefeitura inicia obras de revitalização do Centro de Camaçari
Intervenções incluem novo piso, paisagismo e melhoria na infraestrutura para comerciantes

Médicos realizam parto surpresa em unidade de emergência de Salvador; mãe não sabia que estava grávida
Caso ocorreu no PA do Pau Miúdo, na quinta-feira (13). Mulher chegou à unidade com dores na região pélvica, e equipe médica identificou contrações e aumento do volume abdominal

Revelação sobre Gracyanne deixa Diego Hypolito devastado no BBB25: ‘Me sentindo um idiota’
Após dinâmica da 'Vitrine do Seu Fifi', Renata revelou que familiares do ex-ginasta pediram que Diego e Daniele se afastassem da influenciadora

Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026
Senador enfatizou que manutenção da aliança está 'praticamente' certa

Após polêmica com frei Gilson, deputado propõe criminalização de ataques contra religiosos
Projeto surge em resposta a críticas direcionadas ao sacerdote católico que tem ganhado visibilidade nas redes sociais