Verão começa com 19 praias impróprias para banho em Salvador
Confira lista, que inclui Farol da Barra e São Tomé de Paripe

O verão começou com uma notícia preocupante para quem costa de tomar sol e dar um mergulho na orla de Salvador. A capital baiana tem 19 praias impróprias para banho, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
O órgão divulgou o Boletim de Balneabilidade, que analisa a qualidade das águas para recreação e, na lista de alerta, constam praias como Farol da Barra, São Tomé de Paripe e Stella Maris.
Risco de contaminação nas praias impróprias para banho
O Inema emite o alerta porque, no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.
Além disso, alerta o órgão, é desaconselhável, ainda que seja em dias de sol, o banho de mar próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Critérios que definem as praias impróprias para banho
Os critérios para avaliação da contaminação incluem a análise da Escherichia coli como indicador microbiológico. Trata-se de uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo, somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade da bactéria for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.
Outros fatores que prejudicam a balneabilidade das praias
Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos; e surtos de doenças de veiculação hídrica.
Confira a lista das praias impróprias para banho
Salvador
- São Tomé de Paripe – Em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia.
- Periperi – Na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea.
- Penha – Em frente à barraca do Valença.
- Bogari – Em frente ao Colégio da PM (antigo Colégio João Florêncio Gomes).
- Bonfim – Ao lado da quadra de esportes, em frente à rampa de acesso à praia.
- Pedra Furada – Atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira que dá acesso à praia.
- Roma – Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge.
- Santa Maria – Em frente ao Mar Azul hotel, limítrofe ao Hospital Espanhol, em frente à escada de acesso à praia.
- Farol da Barra – Em frente às escadas de acesso à praia, na Rua Dias d’Ávila.
- Ondina – Próximo à escada de acesso à praia, em frente à Rua Ademar de Barros, ao posto BR e o Hotel Bahia Sol.
- Ondina – Próximo ao Morro da Sereia, em frente ao Ed. Maria José.
- Armação – Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa.
- Boca do Rio – Em frente ao posto Salva Vidas.
- Corsário – Em frente ao posto Salva Vidas.
- Patamares – Em frente ao posto Salva Vidas Patamares. Próximo ao Coliseu do Forró e Caranguejo de Sergipe.
- Lagoa de Pituaçu – SSA LP 100 Em frente à entrada do estacionamento do parque.
- Lagoa de Abaete – SSA LA 100 Em frente à placa de fundação do parque.
- Farol de Itapuã – Em frente à Rua da Música (Rua K).
- Stella Mares – Em frente ao Hotel Grande Stella Maris.
Litoral Norte
- Buraquinho – A cerca de 200 m da foz do Rio Joanes.
- Rio Sauípe – Vila Porto de Sauípe, próximo à foz do Rio Sauípe.
- Rio Pojuca – Na Gamboa
- Rio Pojuca – Na Barra
- Rio Imbassaí – Próximo à foz do Rio Imbassaí
- Rio Capivara Grande – Sob a ponte do Emissário
Redação
Mais Lidas
Cidades
Sábado de Aleluia reúne fiéis em vigília solene na Catedral Basílica
Sete curiosidades sobre a Páscoa que você provavelmente não sabia
Últimas Notícias

Vai perder o título? Mais de 5 milhões de eleitores têm até 19 de maio para regularizar situação
Orientação vale para aqueles que não votaram, não justificaram ausência e não pagaram multa nas últimas três eleições consecutivas

Resumo BBB 25 de sexta-feira (18/4): Vitória Strada, João Pedro e Renata disputam paredão decisivo para chegar à final
Eliminação acontece no domingo (20) e definirá quem disputará grande final com Guilherme

Sábado de Aleluia: o significado surpreendente que vai além da malhação de Judas
Padre Edson Medeiros analisa a importância espiritual do Sábado Santo e propõe novo olhar sobre a queima de Judas

Tribuna da Bahia encabeça movimento com Santuários do Bonfim e Santa Dulce para implantação do ‘Caminho da Fé’
Iniciativa busca estabelecer rota entre dois dos maiores pontos de devoção da capital baiana

Sábado de Aleluia reúne fiéis em vigília solene na Catedral Basílica
Semana Santa: celebrações no Centro Histórico mobilizam devotos em cerimônias marcadas por simbolismo e devoção

Estaleiro Enseada preenche 90% das vagas com trabalhadores locais e impulsiona economia no Recôncavo
Dos 74 postos atualmente ativos na unidade, 67 são ocupados por moradores de Maragogipe e localidades próximas

Trabalho escravo na Bahia: 91 pessoas são resgatadas em cenário chocante em pedreiras de Jacobina
Auditores do Ministério do Trabalho encontraram vítimas em condições degradantes em Jacobina; ação mobilizou MPT, DPU e PF

Espionagem ilegal e obstrução: chefes da Abin são interrogados em investigação explosiva da PF
Depoimentos revelam tensão interna e suspeita de ataque hacker ao Paraguai

Salvador intensifica limpeza de sistemas de drenagem para prevenir alagamentos no período chuvoso
Equipes atuam diariamente, no turno da noite, utilizando caminhões com jato de água pressurizada, veículos de suporte e carros de apoio

Oposição cobra investigação sobre asilo de Lula à ex-primeira-dama do Peru condenada por corrupção
Caso gerou reação imediata no Congresso Nacional e resultou em pedidos de explicações ao Itamaraty