Secretária de Educação de Jacobina classifica autismo, TDAH e dislexia como ‘modismos’

Em nota, prefeitura esclarece que secretária não teve intenção de desrespeitar ou minimizar realidade das famílias afetadas por essas condições


Redação
Redação 14/01/2025 23:00 • Cidades
Secretária de Educação de Jacobina classifica autismo, TDAH e dislexia como ‘modismos’ - Reprodução/Rádio Jacobina FM
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Durante uma entrevista à Rádio Jacobina FM, a secretária de Educação de Jacobina, Emanuela Cunha, gerou polêmica ao se referir a condições neurodiversas como “modismos”. A declaração foi dada na última quinta-feira (9), durante entrevista ao programa Jornal do Dia, da Rádio Jacobina FM. Na ocasião, a gestora foi questionada sobre a inclusão de psicopedagogos nas escolas da rede municipal. As informações são do G1 Bahia.

Durante a entrevista, Emanuela afirmou que a sociedade tende a tratar questões como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia como modismos, que surgem e desaparecem com o tempo.

“A gente vive, infelizmente, de modismos. De tempos em tempos se enfatiza uma situação. Já se foi a dislexia, TDAH, o autismo. A gente não precisa fazer esse recorte. A pasta não é educação especial, é inclusiva. A educação especial é um braço dessa pasta”, afirmou a secretária.

A declaração rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerando um forte debate sobre a abordagem da secretária de Educação em relação à inclusão de estudantes com condições neurodiversas. Muitas famílias e profissionais de saúde expressaram seu descontentamento, acusando a gestora de minimizar as dificuldades enfrentadas por crianças com TEA, TDAH e dislexia.

Resposta e esclarecimento da prefeitura de Jacobina

Após a repercussão das palavras de Emanuela Cunha, a prefeitura de Jacobina emitiu uma nota oficial esclarecendo que a secretária não teve a intenção de desrespeitar ou minimizar a realidade das famílias afetadas por essas condições. Na nota, a administração municipal explicou que as palavras da secretária foram “mal interpretadas”, especialmente após a divulgação de trechos da entrevista fora de contexto. A Prefeitura pediu desculpas pelo possível desconforto causado, especialmente às famílias de crianças com TEA, TDAH e dislexia.

A nota ainda destacou que o objetivo da secretária era alertar sobre a necessidade de tratar esses temas com responsabilidade e cuidado, sem fazer segmentações que possam estigmatizar os alunos. A Prefeitura reafirmou o compromisso com uma educação inclusiva, que respeita as particularidades de cada criança.

“Queremos, antes de tudo, nos dirigir diretamente às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições semelhantes. Sabemos o quanto essa realidade exige dedicação, amor e esforço, e jamais minimizaríamos ou desrespeitaríamos os desafios enfrentados por essas famílias”, diz a nota.

Confira nota da prefeitura de Jacobina na íntegra:

“A Prefeitura de Jacobina e a Secretaria de Educação reconhecem que, durante a entrevista concedida pela Secretária de Educação à Rádio Jacobina FM, no dia 9 de janeiro, suas palavras sobre transtornos como TDAH, dislexia e autismo podem ter sido mal interpretadas, especialmente após a divulgação de trechos fora de contexto.

Queremos, antes de tudo, nos dirigir diretamente às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições semelhantes. Sabemos o quanto essa realidade exige dedicação, amor e esforço, e jamais minimizaríamos ou desrespeitaríamos os desafios enfrentados por essas famílias. Se a fala gerou qualquer tipo de dor ou desconforto, pedimos sinceras desculpas.

A intenção da secretária foi alertar sobre a necessidade de uma abordagem responsável, cuidadosa, sem segmentações, banalizações ou classificações precipitadas que possam estigmatizar os alunos. Evitando assim que assuntos tão importantes sejam tratados como “campanhas” ou de forma momentânea.

Reforçamos que o objetivo central de sua mensagem é o fortalecimento da educação inclusiva, que busca oferecer suporte personalizado e respeitoso a todas as crianças, considerando suas singularidades.

Reiteramos nosso compromisso com uma educação que acolha, respeite e celebre as diferenças. Para nós, cada criança é única e merece as condições adequadas para crescer, aprender e prosperar. Estamos à disposição para ouvir as famílias, aprender com elas e continuar a construir um sistema educacional mais inclusivo e transformador”.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia -
Política 03/02/2026 às 14:42

Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia

Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado


Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso -
Internacional 03/02/2026 às 14:11

Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso

Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro


Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula -
Política 03/02/2026 às 13:40

Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula

Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda


Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA -
Política 03/02/2026 às 13:09

Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA

Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia


MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia -
Política 03/02/2026 às 12:38

MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia

Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado


Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr -
Política 03/02/2026 às 12:07

Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr

Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas


AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político -
Política 03/02/2026 às 11:36

AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político

Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026


Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia -
Cidades 03/02/2026 às 11:05

Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia

Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades


Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa -
BBB 26 03/02/2026 às 10:34

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa

Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão


Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina -
Esporte 03/02/2026 às 10:03

Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina

Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março