Secretária de Educação de Jacobina classifica autismo, TDAH e dislexia como ‘modismos’
Em nota, prefeitura esclarece que secretária não teve intenção de desrespeitar ou minimizar realidade das famílias afetadas por essas condições

Durante uma entrevista à Rádio Jacobina FM, a secretária de Educação de Jacobina, Emanuela Cunha, gerou polêmica ao se referir a condições neurodiversas como “modismos”. A declaração foi dada na última quinta-feira (9), durante entrevista ao programa Jornal do Dia, da Rádio Jacobina FM. Na ocasião, a gestora foi questionada sobre a inclusão de psicopedagogos nas escolas da rede municipal. As informações são do G1 Bahia.
Durante a entrevista, Emanuela afirmou que a sociedade tende a tratar questões como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia como modismos, que surgem e desaparecem com o tempo.
“A gente vive, infelizmente, de modismos. De tempos em tempos se enfatiza uma situação. Já se foi a dislexia, TDAH, o autismo. A gente não precisa fazer esse recorte. A pasta não é educação especial, é inclusiva. A educação especial é um braço dessa pasta”, afirmou a secretária.
A declaração rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerando um forte debate sobre a abordagem da secretária de Educação em relação à inclusão de estudantes com condições neurodiversas. Muitas famílias e profissionais de saúde expressaram seu descontentamento, acusando a gestora de minimizar as dificuldades enfrentadas por crianças com TEA, TDAH e dislexia.
Resposta e esclarecimento da prefeitura de Jacobina
Após a repercussão das palavras de Emanuela Cunha, a prefeitura de Jacobina emitiu uma nota oficial esclarecendo que a secretária não teve a intenção de desrespeitar ou minimizar a realidade das famílias afetadas por essas condições. Na nota, a administração municipal explicou que as palavras da secretária foram “mal interpretadas”, especialmente após a divulgação de trechos da entrevista fora de contexto. A Prefeitura pediu desculpas pelo possível desconforto causado, especialmente às famílias de crianças com TEA, TDAH e dislexia.
A nota ainda destacou que o objetivo da secretária era alertar sobre a necessidade de tratar esses temas com responsabilidade e cuidado, sem fazer segmentações que possam estigmatizar os alunos. A Prefeitura reafirmou o compromisso com uma educação inclusiva, que respeita as particularidades de cada criança.
“Queremos, antes de tudo, nos dirigir diretamente às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições semelhantes. Sabemos o quanto essa realidade exige dedicação, amor e esforço, e jamais minimizaríamos ou desrespeitaríamos os desafios enfrentados por essas famílias”, diz a nota.
Confira nota da prefeitura de Jacobina na íntegra:
“A Prefeitura de Jacobina e a Secretaria de Educação reconhecem que, durante a entrevista concedida pela Secretária de Educação à Rádio Jacobina FM, no dia 9 de janeiro, suas palavras sobre transtornos como TDAH, dislexia e autismo podem ter sido mal interpretadas, especialmente após a divulgação de trechos fora de contexto.
Queremos, antes de tudo, nos dirigir diretamente às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições semelhantes. Sabemos o quanto essa realidade exige dedicação, amor e esforço, e jamais minimizaríamos ou desrespeitaríamos os desafios enfrentados por essas famílias. Se a fala gerou qualquer tipo de dor ou desconforto, pedimos sinceras desculpas.
A intenção da secretária foi alertar sobre a necessidade de uma abordagem responsável, cuidadosa, sem segmentações, banalizações ou classificações precipitadas que possam estigmatizar os alunos. Evitando assim que assuntos tão importantes sejam tratados como “campanhas” ou de forma momentânea.
Reforçamos que o objetivo central de sua mensagem é o fortalecimento da educação inclusiva, que busca oferecer suporte personalizado e respeitoso a todas as crianças, considerando suas singularidades.
Reiteramos nosso compromisso com uma educação que acolha, respeite e celebre as diferenças. Para nós, cada criança é única e merece as condições adequadas para crescer, aprender e prosperar. Estamos à disposição para ouvir as famílias, aprender com elas e continuar a construir um sistema educacional mais inclusivo e transformador”.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025
Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias

Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão
Partida ocorre às 18h30 deste domingo (20), em confronto válido pela 5º rodada do Brasileirão

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa
Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’
Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice

Nem todo mundo comemora: descubra o que a Páscoa significa (ou não) para outras religiões
Data cristã mais importante do calendário também é marcada por simbolismos pagãos e tradições judaicas milenares

Resumo BBB 25 de sábado (19/4): Finalistas definem melhores e piores momentos e avaliam trajetórias no reality
Participantes foram surpreendidos com presença de figuras conhecidas da televisão brasileira

Gleisi alerta para risco no projeto do imposto de renda e faz apelo por pressão popular
Governo teme manobras no IR e aposta em apoio da população para manter taxação dos ricos

Verdadeira origem do ovo de Páscoa: de símbolo de fertilidade a tradição cristã
Símbolo de fertilidade e renascimento atravessou milênios e culturas, chegando ao chocolate moderno