Salvador aposta em motofaixa para reduzir acidentes e prefeitura já planeja expansão
Capital baiana se torna terceira do Brasil a adotar medida, seguindo exemplos de Recife e São Paulo

A primeira motofaixa de Salvador entrou em operação na segunda-feira (10) na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). Ainda em fase de testes, a iniciativa já gera expectativas para o prefeito Bruno Reis (União Brasil), que vê na medida uma estratégia para reduzir acidentes com motocicletas e não descarta expandir o projeto para outras vias da cidade.
Prefeito defende medida e cita redução de acidentes
Durante a apresentação de novos secretários municipais, Bruno Reis destacou que a motofaixa pode salvar vidas e evitar colisões fatais.
“Hoje, a maioria dos acidentes com vítimas fatais envolve motos. Precisávamos adotar uma medida para trazer mais segurança a quem trafega sobre duas rodas”, afirmou.
O prefeito ressaltou ainda que cidades como São Paulo e Recife já registraram queda nos índices de acidentes após a adoção da motofaixa. “Os números mostram que houve redução de acidentes onde esse modelo foi implementado. Estamos em fase de teste, mas a ideia é expandir para outras áreas da cidade, após a aprovação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”, ressaltou.
Como funciona a motofaixa?
A motofaixa da Bonocô foi implantada entre as faixas 1 e 2 (próximas ao canteiro central), em ambos os sentidos da via. A sinalização foi feita com linhas tracejadas azuis e brancas, aumentando a visibilidade e segurança para motociclistas, sem comprometer a fluidez do tráfego.
Mesmo com a novidade, a avenida mantém quatro faixas de circulação para os demais veículos. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para reduzir acidentes, organizando o fluxo de motocicletas em uma das avenidas mais movimentadas da cidade.
Redução de velocidade e período educativo
Para viabilizar a implantação da motofaixa, a velocidade máxima na Bonocô foi reduzida para 60 km/h, conforme exigência da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Nos primeiros 30 dias, a fiscalização será educativa, permitindo que os condutores se adaptem à nova dinâmica. No entanto, mesmo com a faixa exclusiva, motociclistas devem respeitar as regras de trânsito e o limite de velocidade.
Salvador segue exemplo de outras capitais
Com a implantação da motofaixa, Salvador se torna a terceira capital do Brasil a adotar a medida, seguindo os exemplos de Recife (PE) e São Paulo (SP). Na capital paulista, a experiência com motofaixas já mostrou impacto positivo. Segundo um levantamento da prefeitura de São Paulo, até outubro de 2024, os acidentes caíram 22% nos trechos sinalizados, em comparação com o ano anterior.
A expectativa agora é que a motofaixa da Bonocô sirva de modelo para futuras expansões, promovendo mais segurança e organização no trânsito da capital baiana.
Aumento da frota e números de acidentes preocupam
O crescimento da frota de motocicletas em Salvador reforça a necessidade de medidas que aumentem a segurança viária. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), 2024 foi o ano com maior número de motos emplacadas na cidade, totalizando 16.851 novas unidades.
A frota de motocicletas cresceu quase 35% nos últimos cinco anos, passando de 160.661 motos em 2020 para 216.338 em 2025 – sem contar veículos de municípios vizinhos que circulam na capital.
Esse aumento reflete no número de acidentes. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador):
- Foram registrados 3.063 acidentes com motos em 2024, resultando em 84 mortes – o equivalente a 59% dos óbitos no trânsito da cidade.
- Nos dois primeiros meses de 2025, já foram 464 acidentes com motos e 11 mortes, contra 467 ocorrências e 18 óbitos no mesmo período do ano passado.
Diante desses números, a Prefeitura aposta na motofaixa como uma alternativa eficaz para reduzir acidentes e garantir um trânsito mais seguro para motociclistas e demais condutores.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Tiroteio em perseguição policial na Avenida Paralela deixa dois feridos
Justiça Federal ordena suspensão de parque aquático em Porto Seguro
Últimas Notícias

Polêmica em Santo Amaro: PT processa Câmara por retirada de terreno da UFRB

Caiado exalta adversários e mira Planalto: ‘melhor safra de governadores’
Em evento sobre educação, governador de Goiás exalta colegas e reforça intenção de concorrer à Presidência em 2026

Renata retorna ao BBB 25 após vitrine do Seu Fifi e agita jogo com confrontos e revelações
Bailarina volta com informações do público e inicia embates com Aline, Delma e demais participantes

Alcolumbre vai pedir cassação de Gayer após polêmica sobre ‘trisal’ com Gleisi e Lindbergh
Presidente do Senado analisa acionar Conselho de Ética contra deputado federal do PL-GO por declaração polêmica nas redes sociais

Papa Francisco completa um mês de internação e celebra 12 anos de pontificado no hospital
Pontífice de 88 anos segue em terapia respiratória, recebe homenagens no hospital e acompanha compromissos religiosos à distância

Governo Lula em queda: desaprovação chega a 41% e confiança despenca; veja detalhes
Segundo pesquisa Ipsos-Ipec, avaliação negativa cresce 7 pontos desde dezembro e é a maior já registrada na série histórica

Tiroteio em perseguição policial na Avenida Paralela deixa dois feridos
Ação começou no bairro Trobogy, enquanto PMs buscavam criminosos; um suspeito foi atingido e outro está foragido

Escândalo eleitoral: fraude na cota de gênero leva à anulação de votos em Ilhéus
Vereadores Odailson Pequeno (Pode) e Neto da Saúde (PMB) podem perder seus mandatos; ainda cabe recurso

Resumo BBB 25 de quinta-feira (14/3): Guilherme vence prova do líder, após disputa com sogra
Pernambucano já decidiu seus dois principais alvos: Gracyanne Barbosa e João Gabriel

Imposto zerado para importação de alimentos começa a valer nesta sexta-feira
Medida aprovada pela Camex isenta produtos como carne, café, milho e açúcar do imposto de importação

Flora Gil revela expectativa para estreia da turnê ‘Tempo Rei’ de Gilberto Gil e ressalta: ‘Não é o último show’
Empresária ressaltou que tudo está sendo preparado com muito 'cuidado' e evento pode contar com Preta Gil