Primeira motofaixa de Salvador entra em operação nesta segunda-feira na Avenida Bonocô
Espaço exclusivo para motos busca reduzir sinistros, reorganizar tráfego e aumentar segurança na via mais movimentada da capital baiana

A primeira motofaixa de Salvador entra em operação, nesta segunda-feira (10), na Avenida Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô), em ambos os sentidos da via. A capital baiana é a terceira do Brasil autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a implantar esse tipo de estrutura viária.
O novo espaço exclusivo para motociclistas foi implantado entre as faixas 1 e 2, a partir do canteiro central, nos dois sentidos da avenida. A motofaixa foi demarcada com linhas tracejadas nas cores azul e branco, permitindo a circulação ordenada dos motociclistas sem impactar o fluxo dos demais veículos. A Bonocô continuará com quatro faixas por sentido, mesmo com a adição da nova estrutura.
Limite de velocidade na Av. Bonocô será de 60 km/h
Com a implantação da motofaixa, a velocidade máxima permitida na Av. Bonocô passa a ser de 60 km/h. Segundo a determinação da Senatran, a fiscalização eletrônica e presencial será ajustada ao novo limite, porém haverá um período educativo de 30 dias, durante o qual as infrações não serão autuadas, permitindo que os condutores se adaptem à mudança.
Mesmo com a faixa exclusiva, os motociclistas devem respeitar o novo limite de velocidade, contribuindo para a segurança viária e a convivência harmoniosa com os demais modais.
Projeto-piloto poderá ser expandido para outras vias de Salvador
De acordo com Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador, a motofaixa faz parte de um projeto-piloto desenvolvido com base em análises e planejamento técnico da Transalvador.
“Essa iniciativa inovadora é resultado de muito trabalho, pesquisas e estudos técnicos da Transalvador. Vamos analisar o comportamento do tráfego e mandar relatórios periódicos para a Senatran. Após a consolidação dos dados, nosso intuito é expandir essa iniciativa para outras avenidas”, explicou.
Ações educativas e de fiscalização acompanham a nova motofaixa
A implantação da motofaixa integra um conjunto de ações da Prefeitura de Salvador, coordenadas pela Transalvador, voltadas à conscientização e segurança dos motociclistas. Nos últimos anos, a gestão intensificou atividades educativas, com distribuição de materiais informativos e rodas de conversa com condutores.
Além disso, houve reforço na fiscalização, tanto presencial quanto por meio do videomonitoramento, com foco em coibir infrações cometidas por motociclistas, como o trânsito irregular e manobras proibidas. A autarquia também investiu em redesenho viário, implantando estruturas físicas que dificultam conversões irregulares, conhecidas como “roubadinhas”.
Dados de sinistros reforçam a importância da faixa exclusiva
Nos dois primeiros meses de 2025, a Transalvador registrou 464 sinistros envolvendo motocicletas, resultando em 11 mortes. No mesmo período de 2024, foram 467 ocorrências com 18 vítimas fatais. Ao longo de todo o ano de 2024, foram registrados 3.063 sinistros com motos, com 84 óbitos.
Esses dados representam 59% do total de mortes no trânsito em 2024 na capital baiana, que chegou a 142 vítimas fatais no período. Os números evidenciam a necessidade de ações direcionadas ao transporte sobre duas rodas, com foco na redução de ocorrências graves.
Aumento da frota de motos em Salvador exige adaptações na mobilidade
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), o ano de 2024 registrou o maior número de motos emplacadas em Salvador: 16.851 unidades. Nos últimos cinco anos, a frota passou de 160.661 (em 2020) para 216.338 veículos, um crescimento de quase 35%.
Os dados não contabilizam motocicletas emplacadas em outros municípios que circulam regularmente na capital. A tendência de aumento no uso de motos como meio de transporte reforça a necessidade de intervenções como a motofaixa da Bonocô, que visa melhorar a fluidez e garantir maior segurança viária.
Mais Lidas
Cidades
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano, aponta pesquisa
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025