Lula recepciona primeiro grupo de brasileiros repatriados do Líbano: ‘Não deixaremos ninguém para trás’
Operação foi organizada após o início da ofensiva israelense ao Líbano, no final de setembro
O presidente Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, recepcionaram um grupo de 228 pessoas repatriadas do Líbano na Base Aérea de Guarulhos (SP), neste domingo (6). Entre os repatriados, estavam dez crianças e duas cidadãs uruguaias. A operação de repatriação foi organizada após o início dos ataques de Israel ao Líbano no final de setembro.
Ao dar as boas-vindas ao grupo, Lula destacou a importância da acolhida. “Muitos já são brasileiros que estavam lá, mas aqueles que vieram para cá porque têm parente aqui, sintam-se brasileiros e brasileiras, porque nós somos um país de um coração muito generoso, e nós sabemos a importância que o povo árabe tem pela cultura estabelecida no mundo inteiro”, afirmou o presidente.
Lula também se comprometeu a continuar com a operação de repatriação. “Enquanto tiver um companheiro, seja brasileiro ou parente de brasileiro, lá no Líbano, e quiser vir para o Brasil, a gente vai buscar ele, porque nós não deixaremos ninguém para trás”, declarou. “Que vocês encontrem aqui no Brasil a felicidade que tiraram de vocês no Líbano”, completou o presidente.
Janja, por sua vez, manifestou solidariedade às famílias que permanecem na zona de conflito. “Eu queria deixar aqui o meu carinho especial para todas as mulheres e as crianças que hoje chegam ao Brasil e dizer que o nosso coração também está com as mulheres e as crianças que ficaram lá”, disse a primeira-dama.
Ela também fez um apelo pela paz: “E dizer uma mensagem para os homens do mundo: por favor, parem de matar nossas mulheres e crianças. Parem com essa guerra. O mundo precisa de paz, nós não precisamos de bombas e de mais mortes”.
Os repatriados foram recebidos por uma equipe de 35 profissionais de diversas pastas do governo federal, como Justiça, Saúde, Direitos Humanos e Relações Exteriores. A operação contou ainda com apoio da Polícia Federal, Anvisa e Receita Federal, além de 15 integrantes da Força Nacional do SUS para assistência médica e vacinação.
Segundo o governo, medidas de acolhimento, incluindo assistência social e integração ao Cadastro Único, serão oferecidas às famílias que retornaram ao Brasil. A repatriação faz parte da Operação Raízes do Cedro, iniciada pelo governo brasileiro, que prevê o resgate de cerca de 3 mil brasileiros interessados em retornar ao país devido à escalada dos ataques de Israel ao Líbano.
O Ministério das Relações Exteriores informou que priorizará brasileiros não residentes no Líbano e, em seguida, os residentes, além de categorias como crianças, idosos e pessoas com deficiência ou enfermas.
O conflito no Líbano se intensificou após uma operação do grupo Hamas contra Israel no dia 7 de outubro. Desde então, forças israelenses têm realizado ataques tanto em Gaza quanto no sul do Líbano, onde atuam contra o grupo Hezbolah, aliado do Hamas. A ofensiva israelense resultou na morte de milhares de civis, segundo o governo libanês, aumentando a necessidade de repatriação de brasileiros.
Durante o discurso, Lula criticou as ações de Israel no Líbano. “Vocês sabem que nós tivemos uma posição muito dura contra o massacre do Hamas a Tel Aviv. Mas nós temos uma posição muito dura contra o comportamento do governo de Israel, matando inocentes, matando mulheres, matando crianças, sem nenhum respeito pela vida humana”, disse o presidente. Ele também acusou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de buscar se vingar dos palestinos e agora dos libaneses.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil já condenou as operações de Israel no Líbano e pediu o fim imediato das incursões terrestres e ataques aéreos contra zonas civis. Em comunicado, o Itamaraty reiterou a defesa da soberania do Líbano e apelou por um cessar-fogo permanente.
Leia também:
Avião com brasileiros repatriados decola do Líbano
Israel bombardeia Beirute e sul do Líbano em resposta a mísseis do Hezbollah
Aparelhos eletrônicos explodem no Líbano e governo aponto ataque de Israel contra Hezbollah
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos