Prefeitura alcança 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Plataforma
Essa é a quarta vez que a iniciativa atende a localidade, totalizando 1.193 moradias beneficiadas

O prefeito Bruno Reis e o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, entregaram, nesta sexta-feira (7), 100 casas reformadas no bairro de Plataforma, no Subúrbio de Salvador. A ação faz parte de mais uma fase do programa Morar Melhor, que promove melhorias para a comunidade. Essa é a quarta vez que a iniciativa atende a localidade, totalizando 1.193 moradias beneficiadas.
“Aqui na região já fizemos entregas em diversas áreas, na educação, na saúde, em infraestrutura. Mas nada disso faz tanto sentido se as famílias não tiverem um lar digno para viver. E o Morar Melhor tem essa missão e esse poder de alcance: o de mudar a realidade daqueles que vivem em vulnerabilidade social, provendo inclusão e mais qualidade de vida“, afirmou Bruno Reis.
A aposentada Maria Nilza Santos Ferreira, de 65 anos, moradora da Rua Santo Antônio de Plataforma há mais de 40 anos, foi uma das contempladas. A residência passou por troca de telhado, reboco, pintura, novas portas e janelas, além de piso e cerâmica no banheiro. Ela relatou que enfrentava dificuldades com infiltrações antes das reformas.
“Quando chovia, eu não sabia se estava dentro de casa ou se estava na rua, de tanto que molhava. Cheguei a ter prejuízos, perdi móveis, porque a água escorria pelo canto da parede e alagava tudo. Até minha saúde ficava prejudicada. Agora essa situação ficou no passado“, disse.
Ela contou que não acreditou quando soube que seria uma das beneficiadas pelo programa. “Sabia que o programa já aconteceu outras vezes aqui no bairro e ficava na esperança de eu ser a próxima. É a realização de um sonho. Eu moro há 42 anos nessa casa e nunca consegui sequer ajeitar meu banheiro. Estou muito feliz e sinto orgulho de viver aqui“, afirmou.
Funcionamento do programa
O Morar Melhor é coordenado pela Seinfra e permite que os moradores escolham as principais melhorias necessárias em suas casas. O secretário Luiz Carlos destacou a importância do programa na cidade.
“O Morar Melhor traz consequência em diversos aspectos. Na autoestima, na reativação dos laços familiares e de amizades – porque, às vezes, as pessoas deixam de receber visitas em função da casa estar deteriorada. Também tem o fator da saúde, porque um ambiente insalubre gera diversos problemas“, explicou.
Ele citou o caso de Maria Nilza, que recentemente conseguiu receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Ela acreditava que nunca poderia fazer uma reforma dessa. E, de fato, se analisarmos a vida financeira, ela não teria nenhuma condição. Mas aí veio o Morar Melhor e possibilitou esse sonho“, acrescentou.
Criado em 2015, o programa já beneficiou mais de 55 mil residências em Salvador. Os bairros atendidos são selecionados com base em critérios técnicos, como precariedade das moradias, dados do IBGE e visitas de campo.
São priorizadas áreas com maior número de domicílios sem revestimento adequado, famílias de baixa renda e maior incidência de mulheres chefes de família. Imóveis em situação de risco, de aluguel ou com renda acima de três salários mínimos não são contemplados.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Sábado de Aleluia reúne fiéis em vigília solene na Catedral Basílica
Últimas Notícias

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica

Marinha intensifica fiscalização, apreende seis embarcações e retira 11 de tráfego no Baixo Sul
Ao todo, ações de fiscalização da Capitania dos Portos resultaram em 181 embarcações abordadas e 38 notificações emitidas

BBB 25: grande final promete emoção com shows de ex-participantes e prêmio de R$ 2,7 milhões
Celebração também terá presença de familiares dos finalistas

Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Segundo boletim médico divulgado neste sábado (19), quadro clínico segue sob vigilância intensiva e sem previsão de alta

Pressão no Congresso: seis partidos cobram regras urgentes para redes sociais com foco na proteção de crianças
Governo quer retomar projeto de lei que responsabiliza plataformas

Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h: Inmet emite alerta para quase todo Brasil neste feriadão
Previsão é de chuvas de até 50 mm por dia

Jerônimo Rodrigues destaca Feira de Caxixis como símbolo da cultura e do turismo na Bahia
Evento reúne ceramistas, atrações culturais e público estimado em 90 mil visitantes até este domingo (20)

Após reprovação da Zalika, Saúde fecha contrato com Pfizer para 57 milhões de doses contra covid-19
Primeira remessa está prevista para ser entregue entre abril e maio, com lote inicial de 8,5 milhões de doses

Davi Brito vira réu por ameaça com arma e violência psicológica contra ex; entenda o caso
Relacionamento aconteceu entre os meses de junho e julho de 2024, após término do ex-BBB baiano com Mani Rego

Parece fácil, mas não é…
Neste artigo, Márcio Marinho defende que comunicação eficaz e escuta empática são pilares para uma política transformadora na Bahia