Turismo gera mais de 2 mil empregos formais na Bahia em fevereiro, aponta Ministério do Trabalho

Número representa 10,3% do total de 20,1 mil vagas formais criadas no estado no período


Redação
Redação 15/04/2025 08:00 • Cidades
Turismo gera mais de 2 mil empregos formais na Bahia em fevereiro, aponta Ministério do Trabalho - Tatiana Azeviche/Setur-BA

O setor de turismo foi responsável por 2.072 novos postos de trabalho com carteira assinada na Bahia em fevereiro deste ano, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. O número representa 10,3% do total de 20,1 mil vagas formais criadas no estado no período.

No recorte do setor de serviços, o turismo respondeu por 18% das admissões. O desempenho marca a recuperação de um segmento que havia sido impactado pela crise sanitária iniciada em 2020.

Desde janeiro de 2021, a Bahia criou 39 mil postos de trabalho formais ligados à indústria de viagens, revertendo a perda de 19 mil vagas registrada em 2020. O crescimento tem sido impulsionado por ações direcionadas ao fortalecimento da atividade turística. O Governo do Estado tem atuado com foco em infraestrutura, qualificação da mão de obra e promoção dos destinos.

De acordo com o titular da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Maurício Bacelar, o resultado é fruto do esforço do Governo do Estado, que tem o turismo como uma das prioridades para a geração de emprego e renda.

“São investimentos em promoção dos destinos, na qualificação e capacitação profissional e empresarial, em infraestrutura e diversificação da oferta de experiências. Essas ações colocaram a Bahia na liderança do turismo nacional”, afirmou.

Capacitação e força de trabalho

A expansão do turismo também tem mobilizado instituições voltadas à formação profissional. A atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi destacada como parte do processo de capacitação dos trabalhadores que atuam nas atividades do setor.

Conforme o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), Kelsor Fernandes, os dados animam todo o “setor produtivo”. “Principalmente, o Sistema Comércio, que, através do Senac, contribuiu na capacitação da força de trabalho utilizada em atividades turísticas”, declarou.

A criação de novos empregos também está vinculada aos investimentos feitos pela iniciativa privada em diferentes regiões do estado. Segundo representantes do setor, o ambiente favorável criado pelo poder público tem incentivado a abertura de negócios e fortalecido o mercado local.

Já o presidente da União Geral do Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, enfatizou que o crescimento na geração de empregos formais no turismo se dá pelos investimentos públicos e privados no setor.

Não é surpresa que o Governo da Bahia tem feito o melhor para transformar nossas belas cidades em polos turísticos favoráveis aos investimentos sustentáveis, fortalecendo a economia e gerando mais renda para a população baiana”, avaliou.

Crescimento da demanda nas zonas turísticas

Para profissionais recém-integrados ao setor, o atual cenário representa um campo de oportunidades. Com maior estrutura nas zonas turísticas e abertura de novos mercados, empresas do setor têm ampliado suas operações e equipes.

O trabalho que o governo vem desenvolvendo só agrega, com os novos mercados que estão sendo abertos nas 13 zonas turísticas do estado. A cada dia, os destinos estão mais aparelhados, para que a gente ofereça um serviço de excelência ao visitante”, afirmou o novo diretor de Emissivo da Operadora Itaparica Tour, Marcos Almeida.

Brasil volta a exigir visto para turistas de três países

O Brasil passou a exigir, a partir da última quinta-feira (10), visto de entrada para cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos. A medida, anunciada ainda em 2023, está em vigor conforme decreto presidencial e segue o princípio da reciprocidade, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A decisão foi tomada pelo governo brasileiro em resposta ao fato de que esses três países continuam exigindo visto de cidadãos brasileiros. De acordo com o MRE, “o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita”, o que justificou o restabelecimento da exigência para norte-americanos, canadenses e australianos.

Segundo o Itamaraty, o Brasil continua em negociações com os três países na tentativa de estabelecer acordos de isenção mútua de vistos, mas ainda sem previsão de conclusão. O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou o tema nas redes sociais.

Seguimos em tratativas para que os Estados Unidos isentem os brasileiros da exigência do visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, afirmou.

Enquanto não há acordo firmado, os viajantes desses países precisam se adequar às novas regras para entrar no Brasil, independentemente da forma de entrada: aérea, marítima ou terrestre.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia -
Cultura 25/04/2025 às 22:30

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia

Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios


Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares -
Saúde 25/04/2025 às 22:00

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares

Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional


Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000 -
Esporte 25/04/2025 às 21:40

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000

Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro


Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano -
Internacional 25/04/2025 às 21:20

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano

Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes


Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista -
Política 25/04/2025 às 21:10

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista

Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas


Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio -
Cidades 25/04/2025 às 20:29

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio

Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025


ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’ -
Política 25/04/2025 às 20:02

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’

Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras


Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma -
Internacional 25/04/2025 às 19:43

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma

Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos


‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão -
Política 25/04/2025 às 19:21

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão

Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado


Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh -
Cidades 25/04/2025 às 19:02

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh

Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas