header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Júnior Magalhães detalha ações no combate à fome durante entrega do novo restaurante popular

Júnior Magalhães detalha ações no combate à fome durante entrega do novo restaurante popular

Unidade foi entregue nesta segunda-feira (1º), no bairro de São Cristóvão

O secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, falou, na manhã desta segunda-feira (1º), sobre a importância dos restaurantes populares na capital baiana durante mais uma nova entrega do equipamento, desta vez no bairro de São Cristóvão.

“Este é mais um restaurante Vida Nova, com o conceito não apenas de fornecer comida de qualidade, saudável, em quantidade suficiente, mas também combatendo a fome e a insegurança alimentar. É uma unidade que além do fornecimento das refeições, servirá como capacitação e qualificação profissional para a população. Com o acompanhamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a ideia é que as famílias venham até o restaurante, recebam a alimentação, e possa também ser acompanhada pelos nossos serviços assistenciais”, detalhou o secretário em entrevista ao Portal M!.

“O papel da equipe é fazer a intermediação e articulação, porque também a gente vai aprendendo que um dos papéis importantes da ciência social é o papel de articulação. Ou seja, a pobreza é multidimensional, ela não é apenas monetária, não é apenas insegurança alimentar, ela também tem as fases de educação, saúde, qualificação profissional, água e eletricidade”, frisou Júnior Magalhães.

O secretário da Sempre enfatizou, que as implantações dos restaurantes populares são realizadas em locais com maior índice de insegurança alimentar, com base dos números Ministério do Desenvolvimento Social.

“O critério de escolha do local também passa por uma análise técnica, pelos índices de insegurança alimentar que nós fomos estudar através do Cadastro Único. Identificamos um número grande de famílias de pobreza, hoje, pelos dados do Ministério do Desenvolvimento Social, o critério de pobreza é quem tem renda per capita de R$0,00 a R$ 208 mensal. Muitas dessas famílias a única refeição tem digna que faz é nos nossos restaurantes, ou então não faz nenhuma.”

Na ocasião, o secretário anunciou ainda a inauguração de três novos restaurantes populares na capital baiana.

“Teremos ainda a unidade Mares, que vamos inaugurar esta semana ainda, a unidade em Valéria e a unidade em Pernambués, e assim fecharemos dez restaurantes populares em dez regiões da cidade. Sei que não é o suficiente, nós teremos quase 5 mil refeições por dia, mas entendemos de que serão 5 mil pessoas que terão alimentação digna, que eu acho que é algo que nos deixa muito emocionados de poder está à frente desse trabalho, muito mais do que isso, é poder também possibilitar e ter uma discussão sobre superação e emancipação da pobreza”, pontuou o gestor da Sempre.

Equipe M!
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política