Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador
GCM realizará patrulhamento preventivo, protegerá os equipamentos públicos e controlará o acesso do público em conjunto com outras secretarias
O Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, Marcelo Silva, destacou nesta quinta-feira (26), o preparo da Guarda para o Festival Virada Salvador. Ao Portal M!, Marcelo ressaltou que a preparação foi “bem anterior” ao evento, que terá início nesta sexta-feira (27).
“As nossas instruções sobre patrulhamento e outras questões por relato à atividade, de acolhimento de pessoas, de atendimento de pessoas mais vulneráveis. Todo esse contexto é trazido durante cursos ao longo do ano, para que no finalzinho do ano, quando a gente comece o nosso verão, e aí a nossa Virada de Salvador e outras festas, já estejamos com isso atualizado”, explicou.
GCM fará destruição de pulseirinha de identificação para crianças
Para o Festival, a GCM mobilizará um efetivo diário de 500 agentes, totalizando cerca de 2,5 mil servidores durante o evento. A GCM realizará patrulhamento preventivo, protegerá os equipamentos públicos e controlará o acesso do público em conjunto com outras secretarias.
“Aqui nós teremos 500 pessoas trabalhando ao longo desses dias, faremos a parte de segurança propriamente dita, que todo mundo lembra, da patrulha com os homens fardados, mas também a parte da prevenção. Para crianças, fazendo a identificação com as pulseirinhas, para o camarote de acessibilidade, que também é algo que a gente dá segurança, que é muito sensível, ajudar nesse traslado dessas pessoas dentro da festa”, pontuou.
Guarda terá base para documentos perdidos
Além da distribuição de pulseiras de identificação para crianças e adolescentes, a Guarda estabelecerá uma base para catalogação e devolução de documentos perdidos e prestará apoio operacional em postos de saúde e áreas de recreação destinadas aos filhos de ambulantes. A Guarda ainda atuará em integração com o sistema de monitoramento por câmeras instaladas na arena, garantindo maior agilidade na resposta a eventuais incidentes.
“Além da fiscalização dos drones, que é algo importante para que não haja nenhum acidente, são diversas facetas que nós estamos aqui, assim como apoio a outros órgãos, SPMJ, Transalvador, SEMOB e vários outros que estão trabalhando e precisam também da segurança da Guarda Municipal para realização do seu trabalho”, pontuou.
Outro serviço feito pela Guarda é o apoio ao acolhimento dos filhos dos ambulantes que trabalham no Festival. “Tem um colega nosso que cuida da recreação, passa o dia com as crianças, junto com o pessoal da SPMJ. Nós temos também o vídeo monitoramento, que acontece na nossa base com um pequeno espelhamento, que é uma ação da Guarda também, que a gente faz de maneira remota. Nós fazemos também o monitoramento da área de atuação das nossas patrulhas através do drone, que é algo que a gente usa já há alguns anos. Então, a gente tenta inserir ao máximo a tecnologia para também economizar com o nosso efetivo, no que diz respeito ao seu tempo de permanência no terreno, seu deslocamento, para que eles tenham um melhor resultado com o desgaste necessário para todos”, finalizou.
Arena contará com dois módulos de saúde
Já para o campo da saúde, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alexandre Reis, ressaltou que haverão dois módulos de saúde na arena. Um deles funcionará 24 horas, com cinco leitos de observação e estabilização, enquanto um outro operará das 17h às 7h, com 20 leitos, sendo 19 de observação e um de estabilização.
“Sendo o primeiro aqui próximo ao palco principal, com 20 leitos. E desses 20 leitos, um sendo de estabilização, a famosa sala vermelha, e o segundo perto do palco brisa, com 5 leitos também com uma sala vermelha, um posto da Vigilância Sanitária que vai trazer ações de educativas e fiscalizações sanitárias, e a nossa estrutura, os dois hospitais municipais, bem como a UPA que a gente tem aqui na Boca do Rio, também estão reforçadas para que qualquer eventualidade esteja pronta para receber nossos turistas e nossos trabalhadores também”, afirmou.
Ambos os módulos contarão com equipes multidisciplinares completas, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos. O Samu oferecerá suporte com ambulâncias para remoções de casos mais graves, enquanto o Pronto Atendimento Alfredo Bureau (no Marback) servirá como unidade de retaguarda.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador
Últimas Notícias
MPT revela tráfico internacional em resgate de trabalhadores chineses na obra da BYD em Camaçari
Denúncia foi confirmada na quinta-feira, após uma audiência virtual envolvendo representantes das empresas responsáveis e órgãos públicos
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Porta M! analisa as profecias que mais repercutiram e faz um balanço de erros e acertos
Bruno Reis detalha escolha de atrações para Festival Virada: ‘A gente procura contemplar todos os estilos musicais’
Prefeito de Salvador também explicou que grade de shows só pode ser fechada após sua reeleição, no dia 6 de outubro
Titular da SPMJ detalha funcionamento do app ‘Nina’ que receberá denúncias de assédio no Festival Virada Salvador
Através da ferramenta, vítimas poderão ter acesso mais rápido e ágil aos órgãos competentes, e também via WhatsApp
Novos kits praia são instalados em Salvador para incentivar descarte correto de resíduos
Foram colocados 40 novas lixeiras com coleta seletiva entre praias de Jaguaribe e Stella Maris
Estudo aponta crise de saúde mental na adolescência
Estudo global aponta aumento alarmante de casos de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais entre jovens
Dívida Pública Federal supera R$ 7,2 trilhões em novembro
Número representa um crescimento de 1,85% em relação a outubro, quando o valor era de R$ 7,073 trilhões
Moraes dá 48 horas para Exército explicar visitas a militares investigados por plano golpista
Conforme o ministro, visitas envolvem parentes e advogados do general da reserva Mario Fernandes e dos tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo e Hélio Ferreira Lima
Thathi agita Révellion de Salvador com show inédito ‘Aquele Rock Axé’
Cantora baiana homenageia 40 anos do Axé Music e promete um show inesquecível na Arena Canto da Cidade
Prefeitura de Salvador abre seleção com 100 vagas para rede municipal de ensino
Processo seletivo tem como objetivo a contratação de profissionais para funções temporárias de professor substituto e coordenador pedagógico