Enem registra aumento de 27% nas inscrições confirmadas em 2024
Na Bahia, exame contou com 376.352 inscritos, ficando em 3° lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, neste domingo (3), um crescimento de 27% nas inscrições confirmadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, em comparação com 2022. A declaração foi feita na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Comparado com 2022, no segundo ano do governo do presidente Lula, houve aproximadamente 27% a mais de alunos com inscrições confirmadas para o Enem 2024”, afirmou Santana.
Ele celebrou o aumento de alunos do 3º ano do Ensino Médio inscritos para o exame, destacando também que, ao contrário do ano passado, neste ano oito dos nove estados do Nordeste alcançaram 100% de inscrições de estudantes da rede pública.
O ministro ainda mencionou o impacto do programa Pé de Meia, que oferece incentivo financeiro para estudantes beneficiários do Cadastro Único e matriculados no Ensino Médio, visando apoiar sua permanência escolar e estimular a participação no Enem. “Consideramos que esse crescimento é fruto do efeito do programa Pé de Meia, um estímulo financeiro para os alunos que fizerem a prova”, explicou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também esteve, no fim da manhã deste domingo, no Inep para acompanhar a sala de monitoramento do Enem 2024, que é responsável por monitorar ocorrências durante a aplicação da prova, incluindo o acesso à página do participante e o funcionamento das salas de aula. A visita contou com a presença dos ministros Camilo Santana, Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Nísia Trindade (Saúde), Flávio Roman (AGU), além do presidente do Inep, Manuel Palacios, e da primeira-dama, Janja da Silva.
A edição de 2024 do Enem teve 4,325 milhões de inscrições confirmadas, sendo que 1,6 milhão são concluintes do Ensino Médio. As provas estão sendo aplicadas em 1.753 municípios, em mais de 10 mil locais de prova e cerca de 140 mil salas, com o apoio de mais de 300 mil colaboradores.
Segundo o Inep, 60,59% dos inscritos confirmados são mulheres e 39,41% homens. Além disso, 2,750 milhões de inscrições são isentas de taxa, enquanto 1,575 milhão são pagantes. São Paulo e Rio de Janeiro registraram o maior número de inscritos, com 194.968 e 142.141 inscrições, respectivamente.
No primeiro dia de exame, os candidatos responderam a 45 questões de linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira – inglês ou espanhol) e 45 de ciências humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), além da redação. No próximo domingo, será a vez das provas de ciências da natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática, com 45 questões em cada área.
Bahia
Na Bahia, o Enem 2024 contou com 376.352 inscritos, posicionando o estado em terceiro lugar no ranking nacional de inscrições, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Dentre esses candidatos, mais de 113 mil são estudantes da rede estadual, um aumento de 38% em comparação ao ano passado.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Reconhecimento facial da SSP localiza 700° foragido em 2025 na Bahia
Teto de escola desaba em Itaparica e deixa 17 feridos, entre eles 13 crianças
Estudantes da Bahia debatem protagonismo e comunicação no ‘Voz da Rede’
Últimas Notícias

Reconhecimento facial da SSP localiza 700° foragido em 2025 na Bahia

Teto de escola desaba em Itaparica e deixa 17 feridos, entre eles 13 crianças

Kleber Rosa cobra Jerônimo por uso de câmeras em PMs e critica política de segurança na Bahia: ‘Tragédia anunciada’
Para Rosa, morte de Ana Luíza evidencia urgência de uma reformulação no modelo de enfrentamento da violência

Roberto Carlos recebe título de cidadão soteropolitano na Câmara e diz que vai ampliar atuação em Salvador
Deputado estadual recebeu honraria das mãos do filho, vereador Randerson Leal (Podemos)

Jantar do Bem celebra 60 anos do Martagão Gesteira com Banda Mel, chefs premiados e arte de Vik Muniz
Evento beneficente acontece em 22 de maio, com show acústico da Banda Mel e renda revertida para o Hospital Martagão Gesteira

Gleisi chama de ‘absurdo’ apoio de aliados do governo à anistia dos presos pelo 8 de Janeiro
Ministra reforçou que não se trata de retaliação por parte do governo, mas de uma tentativa de esclarecer gravidade política e institucional da proposta

BBB 25: paredão desta terça entre Guilherme, Joselma e Renata decide quem entra no top 5
17ª paredão foi formado no último domingo (13), após a eliminação do baiano Vinícius

Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna no PT
Petista recebeu 41 votos dos 52 deputados estaduais presentes. Também foram registrados dois votos nulos e nove votos em branco

Jaques Wagner descarta acordo e diz ser contra anistia do 8 de Janeiro ‘em qualquer hipótese’
Proposta teve requerimento de urgência protocolado na Câmara dos Deputados

Pedro Tavares elogia ações rápidas de Valderico e Débora em Ilhéus e Lauro: ‘exemplo de nova política’
Deputado do União Brasil destaca mudança de postura, obras em andamento e ações para reorganizar cidades baianas

Se houver, ao vencedor, as batatas. Claro, as que sobrarem
Neste artigo, Gerson Brasil analisa os impactos da guerra tarifária global no consumo, nas desigualdades sociais e na resistência ao modelo assistencialista

Prefeitura anuncia hospital 100% público com mais de 100 leitos em Feira de Santana
Unidade terá leitos de UTI, cirurgia eletiva e ambulatório