Uma ação com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama está oferecendo 140 mamografias gratuitas para mulheres em situação de vulnerabilidade social em Salvador. O atendimento será feito mediante agendamento prévio, que pode ser realizado no site, e as vagas estão abertas para cadastramento até serem completamente preenchidas. Os exames são ofertados pela Dasa, através do Laboratório Imagem, em parceria com a ONG Américas Amigas.
Para participar, as mulheres precisam atender a critérios médicos e sociais. Devem ter mais de 40 anos ou histórico de câncer de mama em parente de primeiro grau diagnosticado antes dos 50 anos, ou câncer de mama bilateral, ou câncer de ovário em qualquer idade. A paciente não pode ter prótese mamária estética. Prioridade também será dada às mulheres que apresentarem nódulos ou caroços na mama ou axila.
No aspecto social, serão priorizadas mulheres inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), ou seja, beneficiárias de auxílios governamentais federal, estadual ou municipal.
Estimativa de casos
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que o câncer de mama, excluindo os tumores de pele não melanoma, é o mais frequente entre as mulheres em todas as regiões do Brasil. Para o triênio 2023-2025, estimam-se 73.610 novos casos anuais, correspondendo a uma taxa de incidência de 41,89 casos por 100 mil mulheres. No Nordeste, são esperados 15.690 novos casos, sendo 4.230 na Bahia e 1.340 em Salvador.
Leia também:
Óculos de realidade virtual auxiliam reabilitação infantil em hospital na Bahia
Hospital Aristides Maltez fortalece tratamento oncológico com novo equipamento