Pular para o conteúdo
Início » Após recusa de Elon Musk, X é bloqueado no Brasil e sai do ar

Após recusa de Elon Musk, X é bloqueado no Brasil e sai do ar

X Twitter
Bilionário criticou a decisão, acusando o ministro de destruir a liberdade de expressão por "motivos políticos"

Após Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), recusar-se a nomear um representante legal no Brasil, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da plataforma no país.

Usuários começaram a relatar falhas no acesso à rede social a partir da meia-noite deste sábado (31). Clientes da Claro e da Vivo indicaram dificuldades tanto na versão para desktop quanto para celular.

A plataforma Downdetector registrou um aumento significativo nas notificações de falhas logo após a decisão, com um pico de 903 relatos às 0h02. Embora os registros tenham diminuído durante a madrugada, voltaram a crescer por volta das 6h da manhã.

Moraes afirmou que a suspensão permanecerá até que a empresa cumpra a decisão judicial, nomeando um representante e pagando multas que já ultrapassam R$ 18 milhões.

Além disso, a decisão inclui a aplicação de multa diária de R$ 50 mil aos usuários que tentarem acessar a plataforma por meio de VPNs. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já começou a notificar os provedores de internet sobre a decisão, com a expectativa de que o bloqueio seja implementado em breve.

O bilionário Elon Musk criticou a decisão, acusando o ministro de destruir a liberdade de expressão por “motivos políticos”. Ele se manifestou na própria plataforma X, que ainda estava parcialmente acessível no país, afirmando que a “liberdade de expressão é o alicerce da democracia”.

Ministros do STF discutem levar a decisão monocrática de Moraes ao plenário da Corte, em uma sessão extraordinária, para que seja referendada. A suspensão do X ocorre a pouco mais de um mês das eleições municipais no Brasil.

Leia também:

Anatel começa a notificar operadoras sobre bloqueio do X após ordem do STF

Muita Informação se une a cinco veículos de imprensa para sabatinar candidatos a prefeito de Salvador

Mesmo após fim do prazo de Moraes, rede social X continua em operação no Brasil

Kelly Sikkema / Unsplash