Jerônimo Rodrigues destaca força da agricultura familiar na Bahia Origem Week
Evento no Centro de Convenções de Salvador reuniu mais de 30 mil visitantes ao longo de quatro dias e movimentou cerca de R$ 15 milhões em negócios

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou, neste último domingo (6), do encerramento da Bahia Origem Week, no Centro de Convenções de Salvador. O evento se consolidou como uma das maiores vitrines de produtos da agricultura familiar e da produção regional do Estado, reunindo mais de 30 mil visitantes ao longo de quatro dias e movimentando cerca de R$ 15 milhões em negócios.
Durante a visita, Jerônimo ressaltou o papel estratégico da agricultura familiar baiana na geração de emprego, renda e na valorização da identidade local. “Isso aqui é uma exposição de uma inteligência muito forte que estava guardada esse tempo inteiro. A Bahia não tem que ficar atrás de nenhum outro estado ou país quando se trata da qualidade dos seus produtos”, afirmou.
Confiança, identidade e selo de origem
O governador também enfatizou a importância da confiança do consumidor nos produtos baianos e o papel do selo Bahia Origem nesse processo de valorização produtiva.
“Quando você pega um produto numa prateleira, você confia. Aqui tem garantia. Aqui tem origem”, reforçou Jerônimo, ao comentar sobre a credibilidade dos produtos no mercado.
Agricultura familiar como prioridade
Acompanhado de secretários e representantes de cooperativas, Jerônimo percorreu os estandes da feira, com destaque para o Empório da Agricultura Familiar. O espaço, apoiado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), reuniu dezenas de cooperativas e associações com foco em sustentabilidade e identidade territorial.
“Fiz questão de voltar, mesmo sendo o último dia e vendo prateleiras vazias. Fiquei feliz com isso, porque mostra que venderam tudo”, celebrou o governador, destacando o sucesso de vendas dos expositores.
Segundo Jeandro Ribeiro, presidente da CAR, cerca de 80% dos expositores presentes no evento são da agricultura familiar. Ele ressaltou que o fortalecimento do setor é resultado de políticas públicas direcionadas a quem mais precisa. O dirigente também mencionou ações de assistência técnica, financiamento, inspeção sanitária e apoio à comercialização como eixos centrais da atuação governamental.
“Quem coloca alimento na mesa dos baianos e baianas é a agricultura familiar. Esses produtos são fruto de políticas públicas que chegaram onde precisavam chegar: na zona rural”, disse.
Expositores comemoram visibilidade
Entre os produtores que participaram da feira, João Campos, presidente da Associação Queijo Baiano, celebrou a oportunidade de expor produtos artesanais a um novo público. Considerada a maior do Brasil no segmento, já colhe os frutos da visibilidade proporcionada pela Bahia Origem Week.
“Isso conecta o campo com a cidade. Sem o apoio do Estado, a gente não estaria aqui. Estar nesse evento muda o nosso mercado e aumenta a demanda”, afirmou.
Turismo e economia regional caminham juntos
Além da agricultura familiar, a feira também apresentou uma forte conexão com o turismo baiano. A Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA) marcou presença com estande próprio, promovendo as 13 zonas turísticas da Bahia e seus produtos associados, como vinhos, chocolates e cachaças artesanais.
Para o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, o evento reforça a identidade da Bahia e mostra como o turismo pode impulsionar o desenvolvimento regional. “A Setur trabalha para integrar o turismo com a produção local. O turista quer consumir o que é nosso, com origem e qualidade. Essa é uma forma de valorizar a Bahia e gerar emprego e renda nos territórios”, declarou.
Presença de órgãos estaduais reforça apoio institucional
Diversos órgãos estaduais também marcaram presença na feira, entre eles a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que levou informações sobre segurança alimentar e ações de promoção sanitária. A articulação entre governo e produtores mostrou como a Bahia vem apostando na valorização da sua produção interna como caminho de desenvolvimento sustentável.
Evento fortalece identidade e gera oportunidades
A Bahia Origem Week reafirmou seu papel como espaço de negócios, mas também de afirmação cultural e territorial. Ao reunir produtores, representantes de governo e o público em geral, a feira ajudou a consolidar a agricultura familiar como motor da economia local.
“Meu desejo é ver produtos da Bahia nas gôndolas de supermercados do Brasil e do mundo”, concluiu o governador Jerônimo Rodrigues, destacando o potencial transformador da produção regional.
Mais Lidas
Negócios
Exportações brasileiras têm alívio com isenção parcial de tarifa dos EUA
Últimas Notícias

Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino

Após reprovação da Zalika, Saúde fecha contrato com Pfizer para 57 milhões de doses contra covid-19
Primeira remessa está prevista para ser entregue entre abril e maio, com lote inicial de 8,5 milhões de doses

Davi Brito vira réu por ameaça com arma e violência psicológica contra ex; entenda o caso
Relacionamento aconteceu entre os meses de junho e julho de 2024, após término do ex-BBB baiano com Mani Rego

Parece fácil, mas não é…
Neste artigo, Márcio Marinho defende que comunicação eficaz e escuta empática são pilares para uma política transformadora na Bahia

Denúncia grave: Otávio Mesquita vira alvo de inquérito por estupro após relato de ex-assistente
Segundo advogado de Juliana Oliveira, novas provas serão juntadas ao processo

Metade dos brasileiros acredita que as políticas comerciais de Trump afetam negativamente a economia
Pesquisa entrevistou 2 mil pessoas em todas regiões do país

Vai perder o título? Mais de 5 milhões de eleitores têm até 19 de maio para regularizar situação
Orientação vale para aqueles que não votaram, não justificaram ausência e não pagaram multa nas últimas três eleições consecutivas

Resumo BBB 25 de sexta-feira (18/4): Vitória Strada, João Pedro e Renata disputam paredão decisivo para chegar à final
Eliminação acontece no domingo (20) e definirá quem disputará grande final com Guilherme

Sábado de Aleluia: o significado surpreendente que vai além da malhação de Judas
Padre Edson Medeiros analisa a importância espiritual do Sábado Santo e propõe novo olhar sobre a queima de Judas

Tribuna da Bahia encabeça movimento com Santuários do Bonfim e Santa Dulce para implantação do ‘Caminho da Fé’
Iniciativa busca estabelecer rota entre dois dos maiores pontos de devoção da capital baiana

Sábado de Aleluia reúne fiéis em vigília solene na Catedral Basílica
Semana Santa: celebrações no Centro Histórico mobilizam devotos em cerimônias marcadas por simbolismo e devoção