Paulo Azi revela que mais de 11 mil projetos aguardam análise na CCJ e defende equilíbrio nos debates
Parlamentar planeja priorizar propostas que atendam às demandas da sociedade brasileira

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, deputado federal Paulo Azi, revelou, nesta segunda-feira (24), que mais de 11 mil projetos aguardam análise no colegiado. Em entrevista à rádio Metrópole, Azi destacou a necessidade de equilibrar debates com resultados práticos. A CCJ é vista como o principal grupo da Casa legislativa.
“É uma comissão que tem mais de 11 mil projetos, eu acho que tem muita coisa boa ali. Tem muito projeto que pode trazer benefícios à população, que é o maior objetivo. O debate é salutar, as discussões são bem-vindas, mas no final das contas o que a população quer saber é o que foi produzido, o que foi feito ali para melhorar a vida das pessoas. E é com esse norte que a gente pretende conduzir os trabalhos da CCJ”, disse Azi.
O parlamentar planeja priorizar propostas que atendam às demandas da sociedade brasileira, mantendo espaço para discussões, mas buscando soluções concretas.
“O embate ideológico é impressionante. Inclusive, claro que, em um colegiado como aquele, a gente entende que o debate ideológico é natural que ocorra. Mas ao mesmo tempo a gente entende que ele não pode extrapolar os limites, primeiro do respeito e segundo para que a comissão não fique engessada”, afirmou.
Foco em destravar pautas represadas
Nos últimos dois anos, segundo Azi, a CCJ concentrou-se em temas ligados a grupos específicos, deixando outras propostas sem andamento.
“Isso impediu que a comissão pudesse avançar em outros projetos, que praticamente não tiveram a oportunidade de serem pautados e de tramitarem no colegiado”, informou o deputado.
Azi recua sobre projetos anti-STF
Na última semana, Azi afirmou que não considera o momento oportuno pautar propostas que restringem os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado indicou, em entrevista ao jornal O Globo, que o distanciamento entre o Congresso e o Judiciário “não é bom para o País“, e pontuou que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), busca um entendimento com a Corte.
“Houve um afastamento (com o Judiciário) e isso não é bom para o país. O presidente Hugo tem feito um movimento de busca, de entendimento, de diálogo. A gente não pode, nesse momento, caminhar no sentido contrário a isso. Prefiro aguardar um pouco para ver como é que vai evoluir (a relação com o STF). Não é um bom momento para as pautas (de limitação dos ministros da Corte)”, disse.
A CCJ tem sob sua análise um projeto que impede ministros do STF de suspenderem leis aprovadas pelo Congresso por meio de decisões monocráticas. O texto foi aprovado pelo Senado em dezembro de 2023, mas ainda não avançou na Câmara.
Paulo Azi é eleito presidente da CCJ
O deputado Paulo Azi foi eleito presidente da CCJ na última quarta-feira (19). A comissão é considerada a mais importante da Casa porque define se o projeto está ou não dentro da lei para tramitar. No Senado, o mesmo colegiado será comandado pelo presidente estadual do PSD-BA, senador Otto Alencar.
Ainda na Câmara dos Deputados, Daniel Almeida (PCdoB-BA) assumiu a Comissão de Defesa do Consumidor, enquanto Bacelar (PV-BA) ficará à frente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Já Léo Prates (PDT-BA) comandará a Comissão de Trabalho.
Mais Lidas
Política
Wilson Cardoso pede intervenção federal para combater seca na Bahia
Últimas Notícias

Toffoli vota contra recursos e mantém condenações de quatro réus por tragédia da Boate Kiss
Posição anterior do Superior Tribunal de Justiça havia anulado as sentenças

AGU recorre de decisão que obriga governo a indenizar Bolsonaro e Michelle por fala sobre móveis do Alvorada
Em janeiro de 2023, presidente sugeriu que o casal havia levado móveis do Palácio

Imposto de Renda: veja quem precisa declarar em 2025 e quantos já enviaram documento
Até às 17h desta sexta-feira (4), foram entregues 8,2 milhões de declarações. Volume representa 17,75% do total previsto para este ano

Governo da Bahia lança projeto para qualificar mototaxistas e oferece crédito para moto 0 km
Iniciativa alcançará 75 municípios da Bahia ao longo de três anos, com previsão de 6.500 vagas para cursos de Especialização e Atualização

Jorge Araújo decide disputar vaga na Câmara Federal em 2026 e defende federação PP e União Brasil
Ao Portal M!, o vereador também comentou sobre os desafios enfrentados no Legislativo municipal e a forma como tem conduzido seu mandato

STF antecipa julgamento do núcleo 2 da trama golpista para os dias 22 e 23 de abril
Entre denunciados estão ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, e o ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins

Zanin rejeita recursos e mantém deputados do PL como réus por suspeita de desvio de emendas
Julgamento ocorre no plenário virtual e deve seguir até a próxima sexta-feira (11)

‘O Brasil é dos brasileiros’: Governo Lula lança campanha de R$ 50 milhões para mostrar ações e recuperar popularidade
Lançamento ocorre em meio a queda nos índices de aprovação da gestão petista

Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica é concluída com recorde histórico de 200 metros de profundidade no Brasil
Próximo passo será conclusão do projeto estrutural e início da instalação dos canteiros de obras

Já contou até dez hoje? O poder do autocontrole
Neste artigo, Gabriela Velame explica como contar até dez pode evitar decisões impulsivas e trazer mais equilíbrio emocional