Pular para o conteúdo
Início » Seminário debate impactos da mineração em Camamu

Seminário debate impactos da mineração em Camamu

Comunidades Tradicionais da Bahia se Reúnem em Seminário para Debater Impactos da Mineração
Evento, acontecerá nos próximos dias 4 e 5, e discutirá desafios enfrentados por pescadores, marisqueiras e quilombolas com exploração predatória

Pescadores, marisqueiras e quilombolas vão se reunir, nos próximos dias 4 e 5 de setembro, para debater os impactos da mineração na cidade de Camamu, no Baixo-sul do Estado. O objetivo é denunciar e discutir soluções para um cenário preocupante de exploração desordenada, que resulta em degradação ambiental, conflitos violentos, restrições ao direito de ir e vir, o que dificulta diretamente na pesca e na mariscarem, atividades essenciais para a subsistência das comunidades tradicionais da Bahia.

O Seminário “A Mineração – Impactos e Desafios para o Território do Baixo Sul” será realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, sendo promovido por diversas organizações, como o Conselho Pastoral dos Pescadores Bahia-Sergipe (CPP BA-SE), KOINONIA, SASOP, Comissão Pastoral da Terra (CPT-BA) e FASE. Segundo as entidades, o evento foi organizado “como uma resposta à invasão desordenada de empresas, empresários e grileiros do setor de mineração nas comunidades de Pedra Rasa, Barroso, Tapuia, Maraú, Pratigi/Matapera, Ilha do Tanque, Barcelos e Cajazeiras”.

De acordo com o CPP Bahia-Sergipe, a proposta do encontro é informar as comunidades e promover ações conjuntas. Ao final dos debates, os participantes irão redigir uma moção ou carta de intenções, que será divulgada e entregues aos representantes do poder público presentes.

Programação

Durante o evento, serão realizadas mesas de debates que abordarão temas como “Estudo Sobre Mineração no Sul e Baixo Sul”, “Qual o Papel do Poder Público?” e “Casos e Impactos”. A programação inclui ainda a apresentação de exposições técnicas e casos reais, que servirão de base para a elaboração de propostas de ação. Na quarta-feira (4), o evento será das 8h às 18 horas. Já no dia seguinte, quinta (5), será das 8h às 12 horas.

Leia também:

Jogador uruguaio Juan Izquierdo morre, aos 27 anos, em São Paulo 

Projeto ‘Meu Recôncavo’ fortalece turismo sustentável em Bom Jesus dos Pobres

Divulgação