Polícia Civil prende criminoso da alta cúpula do Jogo do Bicho do Rio de Janeiro e Bahia

Homem, conhecido como ‘Baiano’, estava foragido havia 3 anos e foi localizado em um condomínio de luxo na Praia do Forte


Vixe d-flex me-2
Otávio Queiroz 12/03/2025 09:32 Cidades
Polícia Civil prende criminoso da alta cúpula do Jogo do Bicho do Rio de Janeiro e Bahia - Divulgação/PC-BA

Após cerca de 2 meses de investigações em uma operação conjunta, policiais civis da Bahia e do Rio de Janeiro prenderam, nesta última terça-feira (11), um dos líderes do esquema do Jogo do Bicho que atuava nos dois estados. O homem, conhecido como “Baiano”, estava foragido havia 3 anos e foi localizado em um condomínio de luxo na Praia do Forte, no Litoral-norte da Bahia.

Operação Calígula e os esquemas de jogo ilegal

A prisão foi resultado de ações de inteligência que levaram os investigadores até a casa do criminoso no condomínio fechado. Segundo as autoridades, ele se escondia no local para evitar a captura e foi detido sem oferecer resistência. O suspeito era um dos alvos da Operação Calígula, deflagrada em 2022 pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) para desmantelar uma vasta rede de jogos de azar controlada por figuras conhecidas do crime organizado.

De acordo com a Polícia Civil, a prisão de “Baiano” representa um avanço significativo no combate ao Jogo do Bicho e à exploração ilegal de jogos de azar na Bahia. Ele foi encaminhado para a delegacia e permanece à disposição da Justiça.

A Operação Calígula foi deflagrada em maio de 2022 e revelou um esquema criminoso liderado pelo bicheiro Rogério Andrade e pelo policial militar reformado Ronnie Lessa, este último réu confesso pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A investigação do MP-RJ revelou que a rede de jogos ilegais era protegida por policiais corruptos e se expandia por diversos estados do país.

Na ocasião, a operação teve mais de 30 denunciados e resultou na prisão de 14 pessoas, entre elas os delegados Marcos Cipriano e Adriana Belém. Rogério Andrade e seu filho Gustavo Andrade chegaram a figurar na lista de criminosos mais procurados da Interpol. As investigações apontaram que o esquema utilizava práticas como corrupção ativa, lavagem de dinheiro, extorsão e até mesmo homicídios para manter o domínio territorial e expandir suas operações.

Segundo o MP-RJ, Gustavo Andrade, conhecido como “Príncipe Regente”, era o braço-direito do pai e figura central na administração dos negócios ilegais. A organização criminosa teria aberto casas de apostas e bingos clandestinos pelo menos desde 2018, utilizando a violência como instrumento de controle sobre o mercado ilegal.

Repercussão da prisão e desdobramentos

A prisão de “Baiano” é vista como um desdobramento relevante da Operação Calígula e pode contribuir para novas investigações sobre a estrutura e os membros remanescentes da rede criminosa. Segundo o diretor do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), Thomas Galdino, o combate ao Jogo do Bicho e a outras atividades ilícitas relacionadas ao crime organizado continuam sendo prioridade das forças de segurança. A expectativa é que a prisão de “Baiano” leve a novas diligências e possíveis desdobramentos, enfraquecendo ainda mais a estrutura criminosa operante no Estado.

A Polícia Civil não descarta a possibilidade de novas prisões nos próximos dias, reforçando o compromisso em combater o crime organizado e enfraquecer as atividades ilegais que movimentam milhões de reais no país. O caso segue em investigação e deve ter novos desdobramentos em breve.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Revelação sobre Gracyanne deixa Diego Hypolito devastado no BBB25: ‘Me sentindo um idiota’ -
BBB 25 14/03/2025 às 20:59

Revelação sobre Gracyanne deixa Diego Hypolito devastado no BBB25: ‘Me sentindo um idiota’

Após dinâmica da 'Vitrine do Seu Fifi', Renata revelou que familiares do ex-ginasta pediram que Diego e Daniele se afastassem da influenciadora


Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026 -
Política 14/03/2025 às 20:37

Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026

Senador enfatizou que a manutenção da aliança está 'praticamente' certa


Após polêmica com frei Gilson, deputado propõe criminalização de ataques contra religiosos -
Política 14/03/2025 às 19:59

Após polêmica com frei Gilson, deputado propõe criminalização de ataques contra religiosos

Projeto surge em resposta a críticas direcionadas ao sacerdote católico que tem ganhado visibilidade nas redes sociais


PSOL vai ao STF para questionar mudanças nas emendas e aponta risco de retrocesso -
Política 14/03/2025 às 19:28

PSOL vai ao STF para questionar mudanças nas emendas e aponta risco de retrocesso

Texto aprovado estabelece que as emendas de comissão serão analisadas pelos colegiados a partir das indicações dos líderes partidários


Lula reforça frota do Samu com 789 ambulâncias e amplia serviço em 21 estados -
Saúde 14/03/2025 às 19:01

Lula reforça frota do Samu com 789 ambulâncias e amplia serviço em 21 estados

Conforme o petista, objetivo é ampliar o serviço até 2026, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)


STF nega pedido da defesa e mantém prisão de Braga Netto por interferência nas investigações -
Política 14/03/2025 às 18:29

STF nega pedido da defesa e mantém prisão de Braga Netto por interferência nas investigações

Ex-ministro da Casa Civil no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Braga Netto está em prisão preventiva desde dezembro de 2024


Salvador firma empréstimo de R$ 730 milhões para financiar Teleférico do Subúrbio e projetos de mobilidade -
Cidades 14/03/2025 às 17:58

Salvador firma empréstimo de R$ 730 milhões para financiar Teleférico do Subúrbio e projetos de mobilidade

Valor será destinado ao Programa Salvador Inclusiva, que inclui ações voltadas à mobilidade urbana, qualificação profissional e inovação tecnológica


Ivana Bastos reforça compromisso com gestão participativa na AL-BA e destaca início com ‘pé direito’ -
Política 14/03/2025 às 17:29

Ivana Bastos reforça compromisso com gestão participativa na AL-BA e destaca início com ‘pé direito’

Parlamentar destacou a importância de um trabalho conjunto e de proximidade com todos os setores do Legislativo baiano


Presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes é sequestrado no Rio Vermelho -
Política 14/03/2025 às 17:06

Presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes é sequestrado no Rio Vermelho

Sequestro ocorreu por volta das 12h38, quando os criminosos anunciaram um assalto e, em seguida, levaram o dirigente político


Paulo Gonet é homenageado na AL-BA com título de Cidadão Baiano e relembra ancestral que lutou pela Independência -
Política 14/03/2025 às 16:29

Paulo Gonet é homenageado na AL-BA com título de Cidadão Baiano e relembra ancestral que lutou pela Independência

Reconhecimento foi proposto pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD)