Terror no campo: denúncias revelam assassinato de indígena e invasões de fazendas na Bahia
Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na AL-BA, denuncia cenário alarmante de violência no Extremo-sul do Estado

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), denunciou, nesta última quinta-feira (13), um cenário alarmante de violência no Extremo-sul do Estado. Segundo relatos de produtores rurais da região de Itamaraju, milícias armadas estariam utilizando indígenas para invadir fazendas, roubar safras de café e vender equipamentos das propriedades.
Violência
A situação se agrava com o período de colheita do café, momento em que a produção atinge alto valor comercial. Atualmente, um saco de café pode chegar a custar R$ 2 mil no mercado, tornando-se alvo de ações criminosas.
De acordo com o Sindicato Rural do Extremo-sul, um indígena foi assassinado durante confrontos entre grupos rivais, e duas pessoas estão desaparecidas. Apesar de sucessivos chamados à Polícia Militar, a violência persiste, deixando trabalhadores e produtores em estado de alerta.
Tiago Correia esteve na região para ouvir os relatos dos agricultores e cobrou ações imediatas das autoridades estaduais e federais.
“É inadmissível que trabalhadores e suas famílias estejam sendo vítimas de grupos armados que se aproveitam da situação para promover saques e violência. O governo precisa agir com urgência para garantir a segurança no campo. Até mesmo assentados da reforma agrária estão sendo expulsos de suas propriedades”, declarou o parlamentar.
Além das denúncias de invasões e violência, vídeos circulam nas redes sociais mostrando funcionários de fazendas sendo ameaçados. Há ainda relatos de agressões físicas e psicológicas contra os produtores rurais da região.
Tiago Correia critica ensino na Bahia
Além das denúncias sobre a violência no campo, Tiago Correia também se manifestou sobre a educação na Bahia. Apesar de votar favoravelmente à criação do programa Bahia Alfabetizada, ele destacou falhas na política educacional do Estado.
O programa, proposto pelo Poder Executivo, foi aprovado na quarta-feira (12) após requerimento para dispensar formalidades regimentais. A iniciativa busca combater o analfabetismo entre jovens e adultos, mas, segundo Correia, a Bahia permanece com os piores índices do país na área educacional.
“Os números demonstram que, em 20 anos de governo do PT, as tentativas de alfabetização não deram resultados. A Bahia segue liderando o ranking do maior número de adultos não alfabetizados do Brasil, o que comprova o fracasso das políticas adotadas até agora”, afirmou o deputado.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em 2022, a Bahia registrou 1.420.947 pessoas com 15 anos ou mais sem saber ler e escrever, consolidando-se como o Estado com maior número de analfabetos do país.
Correia também comparou o Bahia Alfabetizada ao antigo programa Todos pela Alfabetização (Topa), alegando que as propostas são semelhantes e que os resultados anteriores não foram satisfatórios.
“É preciso fazer uma reflexão sobre a qualidade do ensino no nosso Estado. Além de ter o maior número de analfabetos adultos do Brasil, a Bahia também ocupa o posto de segunda pior educação do país, ficando atrás apenas do Maranhão”, criticou.
A referência do parlamentar foi baseada em um levantamento do Instituto Semesp, que analisou a taxa de jovens entre 18 e 24 anos matriculados no ensino superior no Brasil.
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia
Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares
Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000
Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano
Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’
Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma
Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão
Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh
Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas