Paulo Gonet é homenageado na AL-BA com título de Cidadão Baiano e relembra ancestral que lutou pela Independência
Reconhecimento foi proposto pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD)

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, recebeu, nesta sexta-feira (14), o título de Cidadão Baiano na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em entrevista após receber a homenagem, o PGR destacou o “orgulho” e a “alegria” em ser agraciado com a honraria, e relembrou chegada de ancestral à Salvador para lutar pela Independência do Brasil. O reconhecimento foi proposto pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD).
“É um enorme motivo de orgulho, de alegria, de satisfação, de felicidade ser contado entre os seus conterrâneos. Não sei se ouviram o meu pronunciamento, mas eu tenho um ancestral, o primeiro Gonet no Brasil, chegou aqui em Salvador para lutar pela independência do país. Então, para mim é um motivo de enorme satisfação, felicidade e de gratidão. Axé!”, disse.
Quem é Paulo Gonet?
Nascido no Rio de Janeiro, Gonet se formou em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1982, mesmo ano em que trabalhou no Supremo Tribunal Federal como assessor do ministro Francisco Rezek, professor no período da graduação.
Em 1987, foi aprovado em primeiro lugar nos concursos públicos para os cargos de promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e procurador da República. Se tornou procurador da República e foi promovido à subprocuradoria-geral em 2012.Fundou em 1998, com Gilmar Mendes e Inocêncio Mártires Coelho, o Instituto Brasiliense de Direito Público — hoje Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) — em Brasília, permanecendo como sócio até 2017.
Também foi sócio do escritório Sergio Bermudes, onde atuou com Guiomar Feitosa Mendes, esposa do ministro Gilmar Mendes, entre outros advogados. Por ter ingressado no MPF antes da promulgação da Constituição de 1988, tem permissão para advogar, apesar de ter pedido a suspensão do registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Desde que ascendeu a subprocurador-geral da República, Gonet atuou em temas relacionados aos direitos fundamentais, jurisprudência do STF, controle de constitucionalidade, inconstitucionalidade, efeitos e problemas constitucionais em geral. Em outubro de 2019 passou a integrar o colegiado da PGR que trata de assuntos relacionados às áreas da educação, saúde, moradia, mobilidade urbana, previdência e assistência social, aos conflitos fundiários e na fiscalização dos atos administrativos em geral.
Dias Toffoli chora ao receber título de Cidadão Baiano na AL-BA
Além de Gonet, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, também foi homenageado nesta sexta-feira (14) com o título de Cidadão Baiano. A honraria foi concedida por iniciativa do deputado estadual Niltinho (PP) e celebrou a contribuição de Toffoli ao país, especialmente no campo jurídico.
Ao falar sobre a importância da homenagem, o ministro mencionou o Hino ao 2 de Julho, e demonstrou felicidade pelo título recebido.
“É tanta emoção. É como eu disse, e o hino da Bahia diz, o sol do dia 2 brilha mais do que o primeiro. E o primeiro sol da Bahia foi a descoberta no dia 1º de novembro, no dia de todos os santos dessa Bahia tão linda e que é o berço da nação brasileira. E o meu primeiro sol foi quando eu nasci em Marília, e esse segundo sol, que na Bahia é o 2 de julho, que é a fundação da independência do Brasil, agora é o meu segundo sol também ser cidadão baiano”, declarou o ministro visivelmente emocionado.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador

EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité
Lançamento acontece nesta sexta-feira (25) em todas plataformas digitais

Consórcio Nordeste: Decisão polêmica do TCU encerra investigação sobre respiradores na gestão de Rui Costa
Contrato com empresa de produtos à base de maconha já foi usado inúmeras vezes pela oposição para criticar ex-governador

Vitória tropeça de novo na Sul-Americana e vê classificação cada vez mais distante
Com tropeço em casa, Rubro-Negro segue com dois pontos e ocupa última colocação do Grupo B