Bruno Reis reforça laços culturais entre Salvador e Benin em visita oficial ao país africano
Em viagem pelo Benin, no continente africano, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), participou, na sexta-feira (10), de eventos culturais e reuniões diplomáticas ao lado do presidente do país, Patrice Talon, e do embaixador beninense no Brasil, Boniface Vignon. No encontro, o prefeito presenteou o mandatário com um livro sobre o movimento Salvador Capital […]
Em viagem pelo Benin, no continente africano, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), participou, na sexta-feira (10), de eventos culturais e reuniões diplomáticas ao lado do presidente do país, Patrice Talon, e do embaixador beninense no Brasil, Boniface Vignon. No encontro, o prefeito presenteou o mandatário com um livro sobre o movimento Salvador Capital Afro, que busca fortalecer as conexões da cidade com suas raízes africanas.
Em seguida, o chefe do Executivo municipal soteropolitano retornou à histórica cidade de Ouidah, onde estão acontecendo as celebrações do festival Vodun Days, evento dedicado à espiritualidade, música, cultura e arte Vodum. Durante o evento, o prefeito assistiu à apresentação do Balé Folclórico da Bahia (BFB), considerado um dos maiores balés folclóricos do mundo, que conta com apoio institucional da Prefeitura de Salvador desde 2023.
Conexão com a ancestralidade
O território do Benin foi a principal origem de onde partiam os navios negreiros levando pessoas escravizadas ao Brasil, sobretudo para a Bahia.
“Chegar aqui é também voltar um pouco no tempo e entender a história. Podemos conhecer melhor as nossas raízes e as nossas origens e, assim, entender melhor muitas das ações e enfrentamentos que devemos ter no nosso dia a dia em Salvador. A vinda a Ouidah e ao Benin como um todo é para compreender ainda mais essas relações passadas, que nos permitem hoje, no presente, tomar decisões melhores para que a gente faça uma gestão ainda melhor da nossa cidade”, declarou o prefeito Bruno Reis.
Ele destacou ainda que a missão internacional busca firmar parcerias nos campos do turismo, reparação histórica e intercâmbio cultural, reforçando o papel de Salvador como a capital afro do Brasil.
Cultura e espiritualidade
Como parte das atividades do Vodun Days, Bruno Reis presenciou uma cerimônia de Vodun Egungun, culto tradicional que homenageia o espírito de pessoas importantes já falecidas. Essa prática, de matriz africana, é uma das bases do Candomblé brasileiro.
“É uma alegria poder participar de mais um dia do Vodun Days. Nós temos, também, alguns eventos tradicionais como este em nossa cidade. Ao chegar aqui, a gente sente uma energia que é a mesma energia do nosso povo lá em Salvador, com as mesmas características dos nossos eventos”, contou Reis.
Além do prefeito, a comitiva soteropolitana contou com os secretários municipais Cacá Leão (Governo), Isaura Genoveva (Reparação), Giovanna Victer (Fazenda), Renata Vidal (Comunicação) e o subsecretário de Cultura, Walter Pinto.
Margareth Menezes no Benin
Além do prefeito de Salvador, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, também viajou para o país da África Ocidental, juntamente com seu comitê, para realizar a implementação dos acordos culturais entre os países, como forma de ampliar a cooperação nos campos das artes, do audiovisual e do patrimônio cultural.
“A África está no coração do Brasil, e hoje posso dizer que o Benin ocupa esse espaço de forma ainda mais importante. O Festival das Culturas Ancestrais conecta o nosso passado ao presente, promovendo o futuro da nossa ancestralidade comum”, contou a ministra.
Além de Margareth Menezes, a delegação brasileira foi composta pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga; pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass; pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge; e por representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, da Igualdade Racial, do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Feira de Santana inicia matrículas para novos alunos da rede municipal
Com bolsas de até R$ 2.100, governo federal lança programa ‘Mais Professores’
Meta diz que fim da checagem de fatos, por enquanto, se aplica apenas aos EUA
Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador
Primeira parada náutica LGBTQIAPN+ do Brasil será realizada em Salvador
Últimas Notícias
Feira de Santana inicia matrículas para novos alunos da rede municipal
Com bolsas de até R$ 2.100, governo federal lança programa ‘Mais Professores’
Gracyanne elogia Belo durante conversa no BBB25: ‘Também amo’
A modelo também compartilhou com os colegas de confinamento que Belo foi a pessoa responsável por ensiná-la a expressar sentimentos
Ivete Sangalo anuncia data de lançamento do EP gravado no Farol da Barra
'O Verão Bateu em Minha Porta' chega às plataformas digitais nesta quarta-feira (15), trazendo a energia única de Ivete e um feat com a ministra da Cultura
Presidente da Central do Outdoor Bahia traça meta para 2025: ‘Pensar inovação dentro do nosso produto’
Vinícius Linhares também ressaltou que o desafio será 'melhorar', além da realização de workshops, a participação em eventos e estabelecer parcerias
Débora Regis garante salários de janeiro dos professores em Lauro e alfineta Moema: ‘Não vou dar calote’
Prefeita reiterou que a educação será um eixo prioritário de sua administração
BBB25: Aline Patriarca é a primeira pipoca a ultrapassar 500 mil seguidores
Atualmente, a participante mais seguida do reality é Gracyanne Barbosa, com mais de 11,9 milhões de seguidores
De férias em Salvador, Caetano Veloso prestigia show de Mãeana no Rio Vermelho
Público foi surpreendido pela presença de Caetano Veloso em noite especial no Rio Vermelho
Meta diz que fim da checagem de fatos, por enquanto, se aplica apenas aos EUA
Segundo o documento enviado pela empresa, a medida será testada e aprimorada no país antes de qualquer expansão
Espaços no Pelourinho geram preocupação com segurança em eventos: Largo da Tieta recebe intervenções, Praça das Artes não
Portal M! conversou com autoridades e produtores responsáveis pela fiscalização e realização dos eventos nos espaços
Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador
Projeto transforma espaços comunitários e templos de matriz africana, reforçando cidadania e inclusão social na capital baiana
Ivete e Daniela participam da temporada de verão do Sem Censura na Bahia; saiba como participar
Programa icônico da TV Brasil terá transmissões ao vivo com convidados especiais e plateia no Cineteatro 2 de Julho