Primeira parada náutica LGBTQIAPN+ do Brasil será realizada em Salvador
Celebração da diversidade em alto-mar promete agitar Baía de Todos-os-Santos no próximo mês de fevereiro

Salvador será palco de um evento inédito que promete não apenas celebrar a diversidade, mas também tornar-se um marco na história da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil. A capital baiana receberá, no próximo dia 9 de fevereiro, a primeira Parada Náutica LGBTQIAPN+ do país, o Gaymar Por Elas, um evento que promete agitar a Baía de Todos-os-Santos, com barcos enfeitados, música e muita celebração.
Celebração da diversidade no mar
Com saída a partir da orla da Ribeira, o Gaymar Por Elas será realizado em alto-mar e contará com uma concentração aberta ao público geral, localizada em frente ao casarão N.º 301. Durante o evento, os participantes poderão embarcar em diversas embarcações ornamentadas e curtir um clima festivo com DJs, criando uma experiência única. O evento inclui uma pausa estratégica para admirar o pôr-do-sol de Humaitá.
As vendas de ingressos para as embarcações estarão disponíveis em breve, permitindo que os interessados garantam seu lugar na parada náutica.
Diversidade e inclusão como bandeira
A realização do evento é fruto de uma parceria entre o Instituto Por Elas, uma organização dedicada à promoção dos direitos da mulher e da comunidade LGBTQIAPN+, e a produtora cultural Graziela Monte Serrat, liderança LGBTQIAPN+ e moradora da Ribeira. A ideia do evento surgiu a partir de uma conversa com os pescadores da região, buscando trazer inclusão para a comunidade local.
“A ideia do evento surgiu de uma conversa, da convivência com os pescadores, tentando trazer inclusão para a comunidade. Como moradora do bairro, sempre quis ver nossa comunidade ocupando espaços sendo quem somos. Queremos que todas as pessoas sintam que esse mar também é seu“, declarou Graziela.
O evento, que tem como apoio a Associação de Pescadores da Ribeira, também visa gerar renda para a região da Península de Itapagipe, proporcionando visibilidade à cultura local, ao mesmo tempo que fortalece a luta por direitos e inclusão para a comunidade LGBTQIAPN+.
Importância histórica e simbólica do evento
Para Rizzia Fróes, presidente do Instituto Por Elas, o Gaymar Por Elas vai além de uma festa. Ele simboliza um avanço para a cidade de Salvador na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+.
“Queremos mostrar que Salvador não apenas abraça a diversidade, mas também inova ao criar espaços seguros e festivos para celebrar o orgulho LGBTQIAPN+ em todas as formas. E nada mais simbólico do que ocupar a Baía de Todos-os-Santos, um dos maiores cartões-postais da cidade, com um evento que navega nas águas do respeito, da liberdade e do amor”, afirmou Rizzia.
Programação e informações sobre evento
O Gaymar Por Elas será realizado no dia 9 de fevereiro de 2025, com concentração na orla da Ribeira e uma saída de barcos todos enfeitados para uma celebração sem precedentes no mar. As vendas de ingressos para as embarcações começam em breve, então os interessados devem ficar atentos às atualizações nas redes sociais do evento.
Para mais informações sobre a programação e os ingressos, os organizadores incentivam os participantes a seguir o evento no Instagram: @gaymarporelas.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
Seis torcedores são detidos com coquetéis molotov antes de Ba-Vi no Barradão
Últimas Notícias

Golpe de Estado? Julgamento de Bolsonaro no STF abre série de ações contra cinco núcleos
Julgamento do Núcleo 1, que inclui ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades, inicia nesta terça-feira (25)

Taxistas de Salvador têm até 17 de abril para transferir alvará; veja como fazer
Após essa data, procedimento não será mais permitido, seja em casos de transferência entre vivos (inter vivos) ou por falecimento do autorizatário (causa mortis)

Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador