Salvador emite mais de 9 mil carteiras para pessoas com transtorno do espectro autista
Iniciativa visa garantir mais dignidade e inclusão para pessoas com TEA, facilitando acesso a serviços e direitos

Mais de 9 mil documentos foram emitidos pela Prefeitura de Salvador desde o lançamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em junho de 2023. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), busca garantir dignidade e inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo um meio de acesso facilitado a serviços públicos e privados.
A criação da carteira é um avanço para a implementação dos direitos das pessoas com autismo, em conformidade com a Lei Romeo Mion (13.977/2020). O documento é gratuito, válido em todo o Brasil e tem como objetivo facilitar a identificação de pessoas com autismo, especialmente aquelas que não possuem características visíveis do transtorno.
Acesso e inclusão
De acordo com o secretário municipal Júnior Magalhães, a CIPTEA foi criada para atender a uma demanda crescente por políticas públicas mais inclusivas e pela conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Segundo ele, com a emissão da carteira, os cidadãos com autismo, que frequentemente enfrentam barreiras invisíveis no dia-a-dia devido à falta de visibilidade do transtorno, conseguem ser reconhecidos de forma mais fácil e sem constrangimentos.
“A cada dia temos mais certeza de que a CIPTEA chegou como um avanço significativo para garantir os direitos e a dignidade das pessoas com autismo”, afirmou Magalhães.
A medida também contribui para que os serviços sejam adaptados para atender melhor às suas necessidades, como, por exemplo, o direito ao transporte público preferencial, o acesso a vagas de estacionamento adequadas, além da priorização no atendimento em diversos setores, incluindo saúde e educação.
Relatos de família
A implantação da CIPTEA tem feito uma grande diferença na vida das famílias de pessoas com TEA. Ana Maria dos Santos, avó de Abraão, um menino diagnosticado com autismo, relatou como o documento tem mudado a dinâmica no transporte público.
“Antes, as pessoas ignoravam a gente nos transportes, os motoristas cobravam passagem. Agora, com a carteira, ficou mais fácil a identificação e as pessoas entendem que Abraão é um menino especial”, relatou Ana Maria.
Cauane Lima, mãe de Maria Clara, também mencionou os benefícios trazidos pela CIPTEA. Ela contou que, antes do documento, a falta de compreensão sobre as necessidades de sua filha no transporte público era um desafio, mas agora, com o acesso à carteira, as pessoas demonstram mais empatia. “As pessoas têm mais empatia agora”, afirmou Cauane.
Solicitação da carteira
A CIPTEA pode ser solicitada presencialmente na sede da Sempre, no Comércio (Rua Miguel Calmon, 28), ou de forma online, através do portal Salvador Digital. A plataforma oferece a comodidade de receber a carteira, que tem validade de 5 anos, diretamente no endereço do solicitante. Para a emissão da carteira, os interessados devem apresentar documentos como:
- RG
- CPF
- foto 3×4
- comprovante de residência
- laudo médico que ateste o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista
Com a expansão do programa e o aumento das emissões de carteiras, Salvador se afirma como um exemplo de cidade que promove a inclusão e garante direitos fundamentais a pessoas com autismo, assegurando um ambiente mais acessível, consciente e respeitoso.
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ

Fraude bilionária no INSS: governo age para recuperar R$ 6,3 bilhões desviados de aposentados
Operação Sem Desconto revela esquema nacional, provoca demissão do presidente do INSS e suspensão de convênios com entidades
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica
Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador

EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité
Lançamento acontece nesta sexta-feira (25) em todas plataformas digitais