Feira de Santana inicia matrículas para novos alunos da rede municipal
Cerimônia de abertura ocorreu na Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro Capuchinhos

As matrículas para o ano letivo de 2025 na rede pública municipal de Feira de Santana iniciaram nesta terça-feira (14). As inscrições, que vão até o dia 20 de janeiro, podem ser feitas das 8h às 17h nas 210 unidades escolares da cidade. A cerimônia de abertura ocorreu na Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro Capuchinhos, com presença do prefeito José Ronaldo (União Brasil) e do vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto (PSDB).
A Escola Municipal Monteiro Lobato ampliou sua oferta com mais de 200 novas vagas, contribuindo para o crescimento da rede pública municipal. Com isso, o total de vagas disponíveis para o próximo ano letivo supera 1.000, representando um aumento expressivo em comparação às cerca de 800 vagas ofertadas em 2024.
Conforme o prefeito José Ronaldo, a rede está pronta para receber até 58 mil alunos em 2025, representando um crescimento de 6% em relação ao número de matriculados no ano anterior.
Expansão das escolas de tempo integral
Feira de Santana conta atualmente com 37 escolas funcionando em tempo integral, e o prefeito José Ronaldo anunciou planos para aumentar a oferta de vagas nessa modalidade. O objetivo é alcançar 1.400 vagas para alunos em tempo integral, o que reflete um esforço contínuo da administração municipal para expandir a qualidade do ensino.
Já o secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou que, até o momento, mais de 43 mil matrículas já foram realizadas. Ele garantiu que todas as providências estão sendo tomadas para que, nenhuma criança em idade escolar, fique fora da sala de aula.
“Há uma procura muito grande em determinadas escolas e nem sempre é possível atender o desejo da família naquela unidade escolar, mas ainda assim podemos encaminhar para a escola mais próxima de sua residência. Temos vagas para todos os alunos e a orientação para aqueles que não encontrarem vagas é procurar a Secretaria de Educação para fazer o encaminhamento. Nossa missão é ter a capacidade de inserir todos os alunos em sala de aula”, afirma.
Primeiro dia tranquilo
Segundo a prefeitura, o primeiro dia de matrículas ocorreu de forma “tranquila”. A Escola Municipal Monteiro Lobato registrou a presença de diversos pais, que já buscavam garantir a matrícula de seus filhos.
O secretário Pablo Roberto também visitou várias unidades escolares para acompanhar o andamento do processo de matrícula. Na Escola Municipal Professor Ildes Ferreira de Oliveira, localizada no bairro Asa Branca, a diretora Edilene Albino relatou que muitos pais chegaram nas primeiras horas da manhã para garantir a matrícula, com maior procura pelas turmas do 1º ano.
A escola tem vagas disponíveis para o 1º, 4º e 5º anos, sendo que as duas últimas séries são oferecidas em tempo integral. Para os casos de documentação incompleta, a escola oferece um prazo adicional para que os pais completem os requisitos. O início do ano letivo está previsto para o dia 6 de fevereiro, quando as aulas terão início oficialmente.
Confirmação de matrículas e novos alunos
O período de confirmação de matrícula para os alunos da rede municipal foi realizado entre 2 e 16 de dezembro do ano passado. Agora, o foco está na matrícula dos novos alunos, com a expectativa de atender a todos, com mais vagas e estrutura melhorada. Com o aumento de vagas e o esforço da Prefeitura, o município reforça seu compromisso em garantir a educação de qualidade para toda a população.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Inmet emite alerta para chuvas intensas em 23 cidades da Bahia
Governo avalia antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas
Subúrbio 360 abre 30 vagas para aulas gratuitas de vôlei em Salvador
Últimas Notícias

Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma
Na avaliação do ex-presidente, STF agiu com 'casuísmo' ao tomar decisão

Jerônimo sanciona reajuste de professores da rede estadual e garante piso acima do nacional; pagamento inicia em maio
Texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 18 de março

Moraes diz que narrativa de que condenados são ‘velhinhas com a bíblia na mão’ é ‘mentirosa’
Ministro refutou tese levantada por Bolsonaro e aliados, que tentam contestar competência da Primeira Turma do STF para julgar caso

OAB cobra explicações ao STF após detenção de advogado por gritos durante julgamento de Bolsonaro
Desembargador aposentado foi detido pela Polícia Judicial do STF por desacato após discutir com seguranças

Irmãos Hypolito criticam gêmeos no BBB 25 e Diego emociona ao falar de Gracyanne: ‘Eu a amo’
Em conversa com Daniele Hypolito, o ginasta revela sentimentos sobre ex-sister e analisa a dinâmica do jogo

Após rejeitar recursos da defesa, STF decide nesta quarta se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
PGR aponta ex-presidente e sete aliados como 'núcleo crucial' da trama golpista

Moura Dubeux registra lucro de R$ 251 milhões em 2024, expande atuação e projeta novos investimentos
Segundo a empresa, os números refletem a estratégia de diversificação de produtos e expansão geográfica

Advogado de ex-assessor de Bolsonaro causa tumulto no STF e é detido por desacato
Confusão começou quando advogados e deputados que não se credenciaram para acompanhar sessão tentaram acessar espaço do julgamento

Empresas de patinetes elétricos devem fornecer capacetes aos usuários, sugere projeto de lei
Para Hassan, exigência do fornecimento e uso do acessório de segurança, visa proteção da integridade física dos usuários dos patinetes

Governador nega exclusão de indígenas para tratar conflitos agrários no Extremo-Sul da Bahia
Segundo Jerônimo, novo encontro será marcado ainda nesta semana com movimentos indígenas e sem terra