Claudia Leitte rebate acusações de racismo após mudar letra de música: ‘Tenho muito orgulho’
Claudia Leitte rebate críticas por troca de nomes em música e afirma tratar o tema com seriedade

A cantora Claudia Leitte se manifestou, neste domingo (29), sobre as críticas que vem recebendo desde que trocou o nome de Iemanjá por Yeshua em uma de suas músicas. Segundo a cantora, ela tem muito orgulho de seu trabalho que traz a ancestralidade afro. A artista está sendo investigada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) após uma denúncia de racismo devido à troca dos nomes.
“Tenho muito orgulho da minha música. Muito orgulho de ver gente feliz, de promover felicidade para o outro. É um trabalho muito leve. E eu acho que tudo isso não tem a ver com o que eu faço”, comentou a cantora sobre as críticas que vem recebendo. Ele conversou com a imprensa durante o Festival Virada 2025, em Salvador.
Claudia destacou ainda que todas as críticas a levam para um “lugar distante daquilo que nasci para fazer”.
“Procuro olhar para isso [as críticas] com amor. Amor é outro fruto inegociável. Eu falei de sororidade, de respeito, de integridade para fazer qualquer coisa na vida, mas amor é para abrir qualquer porta. E parece utópico, parece aquela coisa ‘Ai, é clichê falar isso’, mas é que a gente precisa falar disso, precisa falar de amor como uma ferramenta, como um movimento social, como algo que pode transformar nossa opinião”, declarou a cantora.
Claudia Leitte se manifesta sobre investigação do MP
Ainda na coletiva de imprensa, Claudia Leitte afirmou que se trata de um assunto muito sério e que as pessoas estão tratando de um jeito muito superficial. “Eu acho que esse assunto é um assunto muito sério. Daqui do meu lugar de privilégios, racismo é uma pauta para ser discutida com muita seriedade, não de forma tão superficial”, declarou a cantora.
Claudia continuou a declaração ressaltando a necessidade de se respeitar as pessoas e criticando o tribunal da internet. “Eu prezo muito pelo respeito, pela solidariedade, pela integridade. A gente não pode negociar esses valores de jeito nenhum, nem colocar isso dessa maneira, jogado ao tribunal da internet. É isso”, concluiu Claudia sobre o assunto.
A cantora está sendo investigada pelo MP devido a uma denúncia de racismo durante uma apresentação no Candyall Guetho Square, em que trocou o trecho “Saudando a rainha Iemanjá”, da música “Caranguejo”, por “Eu canto meu Rei Yeshua”, referindo-se a Jesus em hebraico.
A atitude recebeu críticas de diversas personalidades, como a professora e vencedora do Prêmio Jabuti, Bárbara Carine. “É realmente revoltante o racismo religioso, eu diria até um terrorismo religioso, que essas pessoas instaram na nossa cultura. É extremamente revoltante o lucro com a demonização dessa cultura, porque é uma pessoa que vive do axé”, escreveu a intelectual.
Por outro lado, o cantor Carlinhos Brown, amigo de Claudia, defendeu a cantora das acusações de intolerância religiosa, afirmando: “O Guetho é uma casa laica. Todas as pessoas têm direito a ter suas manifestações. (…) [A atitude de Claudia] É uma coisa que eu não queria estar falando porque é polêmica, e eu tenho uma espiritualidade muito acentuada. Mas eu posso te garantir que Claudia Leitte não é uma pessoa racista”, declarou o cantor.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Coluna Ohh!
Últimas Notícias

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa
Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’
Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice

Nem todo mundo comemora: descubra o que a Páscoa significa (ou não) para outras religiões
Data cristã mais importante do calendário também é marcada por simbolismos pagãos e tradições judaicas milenares

Resumo BBB 25 de sábado (19/4): Finalistas definem melhores e piores momentos e avaliam trajetórias no reality
Participantes foram surpreendidos com presença de figuras conhecidas da televisão brasileira

Gleisi alerta para risco no projeto do imposto de renda e faz apelo por pressão popular
Governo teme manobras no IR e aposta em apoio da população para manter taxação dos ricos

Verdadeira origem do ovo de Páscoa: de símbolo de fertilidade a tradição cristã
Símbolo de fertilidade e renascimento atravessou milênios e culturas, chegando ao chocolate moderno

Líder do PL se opõe a projeto alternativo que reduz penas para envolvidos no 8 de Janeiro
Segundo Sóstenes Cavalcante, estratégia da legenda continua sendo pressionar pela votação do projeto original da anistia

Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Missa solene, ritos centenários e programação intensa marcam encerramento da Semana Santa no Centro Histórico