Governo reforça segurança no Réveillon de Salvador com investimento de R$ 1,2 milhão e esquema especial
Festival da Virada 2025 contará com policiamento reforçado, tecnologia de ponta e integração entre forças de segurança
O Festival da Virada 2025, iniciado na sexta-feira (27), em Salvador, ocorre na Arena Canto da Cidade, na Boca do Rio, com um esquema de segurança ampliado. O Governo do Estado investiu R$ 1,2 milhão para a mobilização de mais de 1.600 profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), garantindo a segurança durante os cinco dias de evento.
Esquema especial de segurança
A organização da festa inclui patrulhamento intensivo, monitoramento tecnológico e ações integradas de várias instituições. A novidade deste ano é a ampliação dos portais de abordagem com baias adicionais, proporcionando maior agilidade no controle de acessos e reduzindo filas.
Tecnologia a serviço da segurança
O evento conta com câmeras equipadas com reconhecimento facial e leitura de placas veiculares para monitorar as áreas internas e externas da Arena. Essas tecnologias são integradas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que reúne profissionais de 19 instituições estaduais e municipais, garantindo respostas rápidas a ocorrências.
Polícia Militar em ação
A Polícia Militar intensificou o policiamento na área externa da festa, com patrulhas a pé, motorizadas, a cavalo e em bicicletas. As equipes estão posicionadas em pontos estratégicos e nos portais de abordagem. Além disso, ventarolas com orientações de prevenção à violência são distribuídas na entrada do evento.
“Aquele sucesso que são os portais de abordagem continua sendo mantido, agora com um número maior de baias. Este ano, com a redução do número de acessos, foi mantido apenas o acesso sul, já que o acesso norte foi retirado. Essa mudança visa proporcionar mais tranquilidade para o público, reduzindo a formação de filas. Além disso, contamos com as tropas especializadas para garantir a segurança e agilidade no processo”, destacou o tenente-coronel Roberto Araújo.
Polícia Civil intensifica operações
Para agilizar o atendimento ao público e investigar ocorrências, foi instalada uma Delegacia Especial na área do evento. A Polícia Civil também reforçou as operações na 9ª Delegacia Territorial (DT) da Boca do Rio, ampliando a presença na região.
De acordo com o delegado Arthur Guimarães, a Delegacia Especial registrará ocorrências e atenderá grupos vulneráveis, como mulheres vítimas de violência, crianças e adolescentes.
“A Delegacia Especial estará realizando o registro de ocorrências e lavrando os procedimentos relacionados aos incidentes no entorno do circuito. Mas não é só isso, também contamos com uma equipe do SERVVIR, dedicada ao atendimento de grupos vulneráveis, como mulheres vítimas de violência doméstica, crianças, adolescentes, além de pessoas afetadas por racismo ou crimes de ódio. Temos uma equipe especializada composta por psicólogos, assistentes sociais e profissionais para encaminhamento à rede de acolhimento. Além disso, contamos com equipes veladas e ostensivas circulando pelo circuito, identificando indivíduos em atitudes suspeitas ou que estejam descumprindo ordens policiais” explicou o delegado.
Corpo de Bombeiros garante prevenção e resposta rápida
O Corpo de Bombeiros mobilizou 64 profissionais para atuar preventivamente dentro da Arena, orientando o público e inspecionando estruturas provisórias e materiais de ambulantes. Uma viatura de combate a incêndios está disponível no local para intervenções imediatas.
“Iniciamos hoje com os ajustes necessários, mas desde ontem que já estávamos aqui vistoriando, e o evento está liberado. Está pronto para que a população possa vir e curtir esses cinco dias. Nós estaremos aqui, das 17h até às sete da manhã, todos os dias. Temos um caminhão de combate a incêndio, que está aqui na área interna da arena. E é um trabalho que nós temos a tranquilidade para atuar”, afirmou o major André Moreira.
Suporte técnico do Departamento de Polícia Técnica (DPT)
O DPT está presente com um posto avançado dentro do evento e outra equipe de prontidão na sede da instituição. Peritos criminais, médicos legistas e técnicos atuarão em exames de constatação de drogas, lesões corporais e identificação civil.
“O trabalho do DPT funciona de forma integrada com a Polícia Civil, garantindo agilidade na liberação dos exames periciais. É uma operação conjunta. Quando há apreensões ou casos envolvendo pessoas em brigas ou outras ocorrências, a Polícia Civil encaminha os envolvidos para a realização do exame pericial diretamente no nosso posto, acelerando todo o processo”, destacou Ana Cecília Bandeira, diretora-geral do DPT.
Segurança reforçada com tecnologia de ponta e patrulhamento estratégico marca o Festival da Virada 2025 em Salvador
O esquema de segurança do Festival da Virada 2025 conta com um amplo reforço das forças de segurança, tecnologia avançada e uma estrutura de suporte voltada para a proteção dos participantes. A operação inclui monitoramento por câmeras com reconhecimento facial e de placas veiculares, além de patrulhas e portais de abordagem, garantindo organização e eficiência para receber milhares de pessoas com segurança durante a virada do ano.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Famosos curtem Réveillon em Baixio, na Bahia; confira quem passou por lá
Atleta baiana Núbia Oliveira brilha na São Silvestre 2024 com terceiro lugar
Coral Vivo revela impacto do El Niño nos recifes de corais do Brasil
Últimas Notícias
Lula apresenta melhora significativa após cirurgias no cérebro, aponta boletim médico
Presidente realiza exames em Brasília, mostra evolução no quadro e segue em recuperação após coagulo causado por queda em casa
Lula altera novo decreto sobre armas e atualiza regras para aquisição e uso no Brasil
Normas incluem critérios para atiradores de alto rendimento, controle em entidades de tiro e restrições em períodos eleitorais.
Psiquiatra de Liam Payne diz que houve negligência com saúde do cantor antes de sua morte
Especialista declarou que artista precisava de tratamento mais intensivo semanas antes do falecimento
Famosos curtem Réveillon em Baixio, na Bahia; confira quem passou por lá
Evento em Baixio reúne celebridades, shows de artistas renomados e experiências exclusivas para celebrar a chegada de 2025
STF autoriza uso de emendas para saúde e estabelece prazo para identificação de autores
Decisão visa cumprimento do piso constitucional e reforça planejamento e transparência nos gastos públicos.
Saiba quem é a turista baiana morta ao entrar por engano em comunidade do Rio de Janeiro
Motorista também foi atingido, mas sobreviveu
RG digital para pets: cadastro nacional de cães e gatos começa em janeiro de 2025
Iniciativa promete avançar no combate aos maus-tratos e facilitar identificação de animais em todo Brasil
Petrobras avança na conciliação de interesses do governo e investidores, diz Magda Chambriard
Presidente da estatal destaca governança, modernização e avanços estratégicos
Lula nomeia Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central e novos diretores
Decreto foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira
Atleta baiana Núbia Oliveira brilha na São Silvestre 2024 com terceiro lugar
Jovem de Campo Formoso é destaque em uma das mais tradicionais corridas de rua do mundo