Falta de vacinas atinge 65,8% dos municípios brasileiros, revela pesquisa
Escassez de imunizantes essenciais, como contra varicela e Covid-19, prejudica saúde pública e aumenta riscos de doenças
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que cerca de 65,8% dos municípios brasileiros enfrentam a falta de pelo menos um imunizante. O levantamento foi realizado em 2.895 cidades de todo o país e mostrou que a escassez atinge vacinas essenciais, como a contra varicela (catapora). A informação é do Metrópoles.
O levantamento foi realizado entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro e destacou que o desabastecimento de imunizantes é um problema frequente e persistente, afetando principalmente vacinas infantis. A vacina contra a varicela foi a mais ausente, com 52,4% dos municípios informando a falta do imunizante.
Além disso, 25,4% das cidades destacaram a ausência da vacina contra Covid-19 para adultos. A CNM revelou também que o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pela compra e distribuição das vacinas, mas a falta de eficiência na logística tem sido um obstáculo para garantir a imunização em todo o território nacional.
A pesquisa da CNM destacou ainda que o desabastecimento de vacinas traz sérios riscos à saúde pública, pois a falta de imunizantes pode contribuir para o aumento da morbimortalidade infantil por doenças imunopreveníveis, como sarampo e coqueluche. O levantamento apontou também que o Governo Federal deveria agir imediatamente em busca de aumentar a cobertura vacinal.
Ministério da Saúde deixa faltar vacinas em 11 estados
Em novembro, o Ministério da Saúde já havia deixado faltar vacinas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.
Segundo o apurado na época, os imunizantes que mais estavam em falta foram os contra a Covid-19, meningite, pneumonia, HPV, sarampo, caxumba e rubéola, entre outros.
Já os estados do Acre, Maranhão e Rio de Janeiro relataram que, ao longo de 2024, vários imunizantes faltaram e que o Ministério da Saúde demorou a repor as doses, mas que, no momento, o abastecimento já foi normalizado. Enquanto isso, Bahia, Ceará e Espírito Santo negaram o desabastecimento de vacinas, e os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe não divulgaram sua situação vacinal.
Descarte de imunizantes
Em outro levantamento, divulgado nesta sexta-feira (27), apontou uma contradição que vem ocorrendo no estado do Rio Grande do Sul. Isso porque 40% das cidades gaúchas enfrentam desabastecimento de vacinas, entretanto, o estado descartou R$ 7,8 milhões em imunizantes com validade vencida ao longo de 2024. A pesquisa é do Grupo de Investigação (GDI) da RBS.
Os dados apresentados revelaram ainda que o estado descartou cerca de R$ 32 milhões em vacinas, representando quase 1,5 milhão de doses, somente nos últimos três anos e nove meses. Somente no caso das vacinas da Covid-19, foram descartadas 220 mil doses este ano.
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul apontou várias causas para o descarte das vacinas, incluindo o envio de doses com validade próxima ao vencimento e a desatualização dos imunizantes devido às novas cepas do coronavírus.
Tatiana Castilhos, responsável pela Central de Armazenamento e Distribuição dos Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do estado, destacou ainda que “informações falsas sobre vacinas” têm causado insegurança na população e contribuído para a baixa procura pelos imunizantes. “Se lá na ponta, nas unidades de saúde, a procura pelas vacinas é baixa, a nossa demanda aqui também por distribuição acaba sendo afetada”, declarou.
Mais Lidas
Como proteger seus pets durante fogos de artifício nas festas de fim de ano
Saúde
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Estados e municípios têm até sexta-feira para reativar obras paradas do SUS
Como proteger saúde no período de chuvas: dicas essenciais para evitar doenças
Passageiros com medicamentos especiais enfrentam desafios nas férias de verão
Janeiro Branco: saúde mental da população em situação de rua preocupa
Ministério da Saúde reforça alerta para dengue em estados com alta incidência
Índice de bebês prematuros no Brasil é superior à média global
Últimas Notícias
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Inscrições para o Fies 2025 começam em 4 de fevereiro
Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro impulsiona vendas do livro ‘Ainda Estou Aqui’
Após o Globo de Ouro, a média diária de vendas do livro cresceu mais de 9 vezes
Fake news sobre taxação do Pix alcançou 87% dos brasileiros, aponta pesquisa Quaest
Vídeo viral e crise nas redes sociais influenciaram decisão do governo sobre revogar norma da Receita Federal
Reforma tributária isenta itens da cesta básica de tributos; veja a lista completa
Medida promove mudanças no preço de alimentos e bebidas, definindo itens com alíquota zero, alíquota reduzida e produtos que serão sobretaxados
Anitta destaca relação com a Bahia, diz que Carnaval em Salvador ‘abriu’ sua mente e se declara: ‘Axé mudou minha vida’
Cantora também comentou sobre a participação no novo álbum do BaianaSystem e afirmou ser 'muito fã' do grupo: 'Mais que música, é uma filosofia'
Maike e Gabriel vencem a Prova do Anjo e garantem imunização no BBB 25
Dupla escolheu Diego e Daniele Hypolito para o Castigo do Monstro e tem o poder imunizar uma dupla neste domingo (19)
Luiz Caetano promete ‘mobilização social’ em seu governo durante Lavagem de Abrantes
Prefeito destaca ações para saúde, educação e infraestrutura, com promessa de governar ouvindo a população
Alinne Rosa reúne ex-cantoras do Cheiro de Amor em show histórico em Salvador
Ensaio do Bloco O Vale, no Largo de Tieta, contou com Carla Visi, Vina Calmon e Raquel Tombesi em apresentação emocionante
Bolsonaro se diz ‘chateado’ e ‘abalado’ por não ir à posse de Trump nos Estados Unidos
Ex-presidente destaca perseguição política e busca apoio de Trump para reverter decisões do TSE
Ensaio ‘Psi Raiz’: Márcio Victor promete reviver melhor do pagode baiano em Salvador
Evento acontece neste sábado, a partir das 19h, no Convento Santa Clara do Desterro, no bairro de Nazaré
Ônibus deixam de circular no Arenoso após morte de três homens em confronto com a PM
Polícia Civil recebeu denúncia de indivíduos armados na região e ação ocasionou a troca de tiros