Acelen lança projeto para capacitar trabalhadores sobre segurança no mar
Iniciativa, em parceria com o Conselho Comunitário Consultivo da cidade, já beneficiou cerca de 50 pescadores, marisqueiras e outros trabalhadores
A Acelen, refinaria responsável pela operação da unidade de Madre de Deus, lançou o projeto Mar Seguro, uma ação que visa capacitar trabalhadores do mar sobre segurança e técnicas de sobrevivência. A iniciativa, em parceria com o Conselho Comunitário Consultivo (CCC) da cidade, já beneficiou cerca de 50 pescadores, marisqueiras e outros trabalhadores locais.
O curso, com duração total de 116 horas/aula, será ministrado duas vezes por semana e abordará temas essenciais, como gerenciamento de crises, segurança pessoal, proteção de passageiros e carga, além de práticas de sobrevivência no mar. A formação teórica será complementada por oficinas práticas e estudos de caso, garantindo uma preparação completa para os participantes. A aula inaugural aconteceu no último dia 28, no polo da Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni), em Madre de Deus.
Compromisso com a Comunidade e a Segurança no Trabalho
De acordo com João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen, o Projeto Mar Seguro reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras e a melhoria das condições de trabalho no mar. “Além de promover o aperfeiçoamento técnico, a iniciativa prioriza a segurança e o bem-estar dos trabalhadores, o que é fundamental para a sustentabilidade da economia local”, destacou Raful.
O projeto é uma ação prioritária definida pelo Conselho Comunitário Consultivo de Madre de Deus, que foi criado pela Acelen para estabelecer um canal de diálogo constante entre a refinaria e as comunidades locais. Através dessa parceria, a Acelen garante que as necessidades e demandas das populações de Madre de Deus, São Francisco do Conde e Candeias sejam ouvidas e atendidas, com foco na inclusão social e no desenvolvimento econômico sustentável.
Fortalecimento da economia local e sustentabilidade
Ao final do curso, que será concluído em março de 2025, os participantes estarão mais capacitados para realizar suas atividades de forma segura e eficiente, o que contribui diretamente para a valorização do trabalho no mar e o fortalecimento da economia local. A certificação concedida ao término da capacitação será um diferencial importante para os profissionais da área, que terão a possibilidade de atuar com mais segurança e consciência ambiental.
O projeto Mar Seguro é um exemplo de como iniciativas de responsabilidade social podem transformar a realidade das comunidades e garantir o bem-estar coletivo, preservando, ao mesmo tempo, o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento sustentável. “A composição dos CCCs reflete a diversidade e a pluralidade das regiões, com a participação de representantes do poder público, além das comunidades, coletivos sociais e organizações da sociedade civil”, finalizou Raful.
Mais Lidas
Cidades
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Últimas Notícias
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus
Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Alok e grandes encontros são destaques desta edição que acontece neste sábado e domingo